Regiões Agrárias
Alentejo
Beatriz Gonçalves e Lia Cardoso
Plano de trabalho
Introdução
Espaço agrícola- características naturais
- sistemas de cultura
- morfologia agrária
- principais produtos
- população
- SAU
- formas de exploração
Espaço florestal- silvicultura
- montado
- áreas (florestais e protegidas)
Projetos inovadores
Conclusão
Introdução
Alentejo
Espaço Agrícola
Caracteristicas Naturais
clima
solos
recursos hidricos
relevo
+ Info
+ Info
+ Info
+ Info
Sistema de cultura
O sistema de cultura do Alentejo por norma é extensivo, com monocultura de sequeiro (cerealicultura), com longos pousios (afollheamento descontínuo) e exploração de montado.No entanto, o sistema intensivo está em constante crescimento com a rega da barragem do Alqueva (rizicultura).
RiziculturaMonte de São Bento
Pousio em Alcácer do Sal
Campo de trigo no Alentejo
Morfologia Agrária
A morfologia agrária do Alentejo, é dominada por grandes latifúndios com sistemas extensivos de cultivo, como o montado, coexistindo com áreas de agricultura intensiva nas zonas irrigadas.A paisagem é marcada pela vastidão com poucos elementos que dividiam fisicamente as propriedades, mantendo um carácter aberto.
Monte de São Bento
Principais Produtos
Produtos DOP/IGP
Pecuária
Culturas Agrícolas
+ Info
+ Info
+ Info
+ Info
+ Info
População
Densidade Populacional
Alentejo
Info
Povoamento
No Alentejo, apesar da extensa área territorial, no que toca à população é uma região relativamente pobre. Para além da pouca população que tem, uma parte significativa dela é envelhecida.
Info
População agrícola: Índice de Envelhecimento
Info
População Agrícola: Grau de Instrução
Info
Superfície Agrícola Utilizada
A SAU representa, cerca de, 77,4% da superfície total das explorações agrícolas.É constituída pelas terras aráveis, culturas permanentes, pastagens permanentes e hortas familiares. No Alentejo de 2009 para 2019, houve um acréscimo de, cerca de, 188 mil hectares.
Info
Info
Formas de exploração
No Alentejo predomina a exploração por conta própria, apesar da exploração por arrendamento estar a aumentar cada vez mais. Em relação ao resto do país é no Alentejo que a exploração por arrendamento é mais significativa, abrangendo mais de 6000 explorações, pela falta de meios financeiros para uma agricultura moderna (por conta própria) e pela dimensão dos campos agrícolas (é necessária a utilização de máquinas porque os campos são demasiado grandes para a prática de uma agricultura tradicional)
Agricultura moderna
formas de exploração 1999-2005
Agricultura Biológica
Ainda que, no Alentejo, a agricultura biológica não seja uma parte muito representativa da produção agrícola, é a segunda Região Agrária, ficando atrás de Trás-os-Montes, com mais explorações certificadas para a agricultura biológica (21,3%)
Info
Info
Espaço Florestal
Floresta
Silvicultura
Área Florestal
Área Protegida
Montado
+ Info
+ Info
+info
+ Info
Projetos Inovadores
Projeto Europeu vai usar plantas para recuperar terrenos contaminados no Alentejo
Iniciativa pioneira sobre água, biodiversidade e paisagem
Conclusão
Em resumo, o Alentejo é uma região marcada pela sua vasta beleza natural, riqueza cultural e tradições agrícolas. A região mantém um papel importante na economia de Portugal, com destaque para a produção de cortiça, vinho e azeite. O respeito pelas tradições e a inovação sustentável faz do Alentejo uma área única, que continua a atrair turistas e a preservar a sua identidade cultural.
Webgrafia
https://www.acos.pt/files/20210401145737753recenseamento-agricola-2019-2021.pdfhttps://www.icnf.pt/api/file/doc/e29665f44667654b https://www.icnf.pt/florestas/regimeflorestal/matasnacionais https://ensina.rtp.pt/explicador/floresta-portuguesa/ https://www.drapalentejo.gov.pt/montado https://montadodesobroecortica.pt/o-montado/a-cortica/ https://www.rtp.pt/noticias/pais/sobreiro-alentejano-bicentenario-candidato-a-arvore-europeia-do-ano_a1059462 https://tradicional.dgadr.gov.pt/pt/
https://www.icnf.pt/conservacao/rnapareasprotegidas/parquesnaturais/pnvaledoguadiana https://www.mapasnasaladeaula.org/mapas-do-projeto/portugal/continente/%C3%A1reas-protegidas-pt-cont
https://www.roteirodoalqueva.com/barragem-do-alqueva
https://www.rtp.pt/noticias/pais/colza-enche-campos-alentejanos_v932346
https://www.germisem.com/produto/colza/
https://www.agroportal.pt/?s=alentejo https://www.euroaaa.eu/site/alentejo https://ensina.rtp.pt/artigo/bolotas-do-chao-para-a-mesa/
https://florestas.pt/conhecer/azinheira-o-carvalho-com-a-bolota-mais-doce/
https://florestas.pt/conhecer/zimbros-um-grupo-de-especies-rusticas-a-preservar-em-portugal/
Mapas, Gráficos e Imagens
MapasAula digital (Manual Perfil.pt 10º/11º) Google Maps Google Earth na Sala de Aula Google Gráficos informação do recenceamento, gráficos feitos na plataforma digital genially Aula digital (Manual Perfil.pt 10º/11º) Imagens Google Fotografias tiradas por nós
Quizz
Pequeno quiz para testar a tenção da turma à nossa apresentação!
Muito obrigada!
- Escola Básica e Secundária Michel Giacometti
- Professora Mª Helena Fonseca
- Geografia A
- 11ºF
- 2024/25
Esperamos que tenham gostado
Clima
O clima do Alentejo é tipicamente mediterâneo,com verões muito quentes e secos, e invernos suaves e pouco chuvosos, o que influencia o estilo de vida económico, sobretudo na agricultura, pelo elevado risco de seca.
Gráfico Termopluviométrico do Alentejo Interior
Gráfico Termopluviométrico do Alentejo Litoral
Permanentes
entres outras, as principais culturas agrícolas permanentes são:
- olival
- vinha
- sobreiro
- azinheira
- pinheiro
- pastagens permanentes
Vinha em Estremoz
Azinheira
Terras Aráveis e Hortas Familiares
Dos quase 4milhões de ha da SAU, as Terras Aráveis representam cerca de 26,2%. No Alentejo, as Terras Aráveis ocupam 49,1% e as Hortas Familiares ocupam 6,5%
Recursos Hídricos
Os recursos hídricos do Alentejo são limitados e dependem fortemente das rias e das barragens especialmente o sistema do Alqueva que é fundamental para a irrigação e a agricultura na região. A gestão adequada desses recursos é vital devido à frequência de secas
Barragenm do Alqueva
Dirigente Sociedade Agrícola
Produtor Singular
O grau de instrução dos produtores singulares, tendo apenas 30% da população com mais que o 9ºano. Em termos de formação agrícola temos 61,4% com apenas prática e 5,4 % com formação completa.
O grau de instrução dos dirigentes de sociedade é mais elevado, tendo 79,6% com nível de escolaridade superior ao 9ºano. Em termos de formação agrícola, apenas 22,9% tem apenas prática
Temporárias
entres outras, as principais culturas agrícolas temporárias são:
- trigo
- aveia
- cevada
- culturas industriais (tomate, girassol, colza)
Plantação de trigo no alentejo
Campo de Girrasóis no Alentejo
Pecuária:
Há vários tipos de gado no Alentejo
- Bovino (mais importante e com maior nº na atualidade)
- Ovino (mas não tanto)
- Suíno (já foi a maior produção de gado da região)
Gado Bovino
Herdade de São Bento
Parque Natural do Vale do Guadiana
O PNVG, situa-se no vale médio do rio, estende-se por 69665,94ha, abrangendo os concelhos de Mértola e Serpa, num pedaço do rio, da zona a montante do Pulo do Lobo até à foz da Ribeira de Vascão.Possui um evidente interesse pela flora, fauna, geomorfologia, paisagem e história e cultura. As várias unidades paisagísticas estão divididas em três grandes estruturas geomorfológicas.
Mapa com parque natural
PNVG
Dirigente Sociedade Agrícola
Produtor Singular
A população agrícola, para além de envelhecida (51,4% com 65 anos ou mais) tendo uma idade média de 64 anos, que se manteve de 2009 para 2019, mas que de 1999 para 2009 aumentou 4 anos (60 anos em 1999), é também maioritariamente masculina (72,4%).
Os dirigentes de sociedades agrícolas, têm um envelhecimento menor, tendo mais população na faixa etária dos 45-65 anos (48,9%) e uma idade média de 51 anos (em 2019, tendo aumentado 1 ano desde 2009). Contudo têm mais população masculina, (86,6%)
Povoamento
No Alentejo, pela grande existência de campos de cultivo e áreas de montado, o povoamento tende a ser concentrado, ou seja, por norma as pessoas vivem todas concentradas nas suas aldeias e são cercadas por latifúndios, agrícolas ou florestais.
Povoamento concentrado Vimieiro
Povoamento concentrado Vale de Guiso
Relevo
O relevo no Alentejo é denominado por planicíes extensas e colinas suaves, com algumas serras isoladas e vales férteis o que torna uma das regiões agricolas mais produtivas de Portugal.
Mapa Topográfico de Portugal
Planície Alentejana
ITI- água e ecossistemas da paisagem
Instrumento Territorial Integrado
O "ITI-Algarve e Alentejo", une estas duas regiões numa cooperação que visa a promoção de estratégias para a gestão sustentável dos recursos hídricos e ecossistemas da paisagem. O ITI, tem um plano de ação, que resultou da colaboração de um conjunto de atividades e associações que atuam no território, apresentando 14 projetos que incidem sobre a gestão e proteção dos recursos hídricos.
Culturas e Pastagens Permanentes
As pastagens permanentes ocupam mais de metade da SAU no território nacional. No Alentejo, as pastagens permanentes ocupam 63,9% e as culturas permanentes 37,6%
Produtos DOP
Denominação de Origem Protegida
São produtos agrícolas e alimentares, produzidos com ingredientes típicos da região.São transformados e preparados com métodos tradicionais.
Mel do Alentejo
Azeite do Alentejo Interior
Carne de Porco Alentejano (Porco Preto)
Queijo de Évora
Explorações biológicas
explorações biológicas
SAU produção biológica
Produtos IGP
Indicação Geográfica Protegida
Produtos agrícolas e alimentares apenas ligados a uma determinada região. Pelo menos uma das fases de produção (transformação ou preparação), é feita na área identificada.
Maçã de Portalegre
Borrego do Baixo Alentejo
Chouriço Grosso de Estremoz e Borba
Paio de Beja
Montado Alentejano
O montado é uma das paisagens mais emblemáticas de Portugal. São florestas com Carvalhos (Sobreiro e Azinheira) e Castanheiros, e é em torno destas espécies que se desenvolve este ecossistema, seminatural com muita diversidade.A produção pecuária é muito importante, com o aproveitamento das raças autóctones, como o Porco Preto, para exploração à escala regional.
Montado de Azinho
Porco Preto no montado
Solos
Os solos do alentejo apesar da sua diversidade, são geralmente de fertilidade baixa a moderada, devido à intensidade e superintensidade da plantação de certas culturas, com algumas exceções nos arcos de solos aluviais e calcários. A agricultura na região depende muito de técnicas de manejo do solo e irrigação para melhorar a produtividade.
mapa com unidades geomorfológicas portuguesas
campo agrícola alentejano
Projeto IASIS
Nova FCT
Desenvolvido em vários países, o projeto pretende reabilitar solos degradados, aumentar a área agrícola europeia e produzir biomassa. Recuperar terrenos danificados através de plantas é o objetivo do novo projeto Europeu.O projeto envolve 18 parceiros de 7 países, e, a solução será testada em locais-piloto (Grécia, Polónia, França, Bélgica, Itália, Portugal) Este projeto trará bastantes benefícios a longo prazo.
IASIS
projeto
Quercus Rodundifolia (Azinheira)
Quercus Suber (Sobreiro)
O sobreiro é um tipo de carvalho com características particulares. Pode atingir os 20m de altura e foi instituída "Árvore Nacional de Portugal".Esta árvore dá bolotas e cortiça.
A azinheira também é um tipo de carvalho. Cresce tanto em forma de arbusto como em forma de uma grande árvore (até 20m). Dá bolotas que são utilizadas para a alimentação no montado, e, das três variedades, é a mais doce.
remoção de cortiça
produção de azinheira e suas características
produção de sobreiro e suas características
Culturas e Pastagens
pastegens permanentes
culturas permanentes
culturas temporárias
Densidade Populacional
A região do Alentejo, apesar da sua extensa área (27 000 km2), é uma região com relativamente poucos habitantes, tendo cerca de 500 000, o que provoca uma baixa densidade populacional, de aproximadamente 19hab/km2. Esta baixa densidade populacional está relacionada com o êxodo rural, a litoralização e o alto nível de envelhecimento tanto no topo como na base da pirâmide.
Mapa da densidade populacional
Área Florestal de Sines
A AFS tem aproximadamente 9500hectares, mas está arborizada numa superfície de 5800hectares. Tem 4 espécies predominantes , Pinheiro-Bravo, Pinheiro Manso, Sobreiro e Eucalipto. Tem ainda algumas infraestruturas, como, viveiros florestais inativos, aterros sanitários, antenas de telecomunicações, etc... Os principais produtos comercializados são Material Lenhoso, Cortiça, Resina e Pinhas e tem ainda espécies com grande valor de conservação.
Mapa AFS, ICNF
AFS, ICNF
alentejo
Maria Martins
Created on October 9, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Interactive Onboarding Guide
View
Corporate Christmas Presentation
View
Business Results Presentation
View
Meeting Plan Presentation
View
Customer Service Manual
View
Business vision deck
View
Economic Presentation
Explore all templates
Transcript
Regiões Agrárias
Alentejo
Beatriz Gonçalves e Lia Cardoso
Plano de trabalho
Introdução
Espaço agrícola- características naturais
- sistemas de cultura
- morfologia agrária
- principais produtos
- população
- SAU
- formas de exploração
- agricultura biológica
Espaço florestal- silvicultura
- montado
- áreas (florestais e protegidas)
Projetos inovadores
Conclusão
Introdução
Alentejo
Espaço Agrícola
Caracteristicas Naturais
clima
solos
recursos hidricos
relevo
+ Info
+ Info
+ Info
+ Info
Sistema de cultura
O sistema de cultura do Alentejo por norma é extensivo, com monocultura de sequeiro (cerealicultura), com longos pousios (afollheamento descontínuo) e exploração de montado.No entanto, o sistema intensivo está em constante crescimento com a rega da barragem do Alqueva (rizicultura).
RiziculturaMonte de São Bento
Pousio em Alcácer do Sal
Campo de trigo no Alentejo
Morfologia Agrária
A morfologia agrária do Alentejo, é dominada por grandes latifúndios com sistemas extensivos de cultivo, como o montado, coexistindo com áreas de agricultura intensiva nas zonas irrigadas.A paisagem é marcada pela vastidão com poucos elementos que dividiam fisicamente as propriedades, mantendo um carácter aberto.
Monte de São Bento
Principais Produtos
Produtos DOP/IGP
Pecuária
Culturas Agrícolas
+ Info
+ Info
+ Info
+ Info
+ Info
População
Densidade Populacional
Alentejo
Info
Povoamento
No Alentejo, apesar da extensa área territorial, no que toca à população é uma região relativamente pobre. Para além da pouca população que tem, uma parte significativa dela é envelhecida.
Info
População agrícola: Índice de Envelhecimento
Info
População Agrícola: Grau de Instrução
Info
Superfície Agrícola Utilizada
A SAU representa, cerca de, 77,4% da superfície total das explorações agrícolas.É constituída pelas terras aráveis, culturas permanentes, pastagens permanentes e hortas familiares. No Alentejo de 2009 para 2019, houve um acréscimo de, cerca de, 188 mil hectares.
Info
Info
Formas de exploração
No Alentejo predomina a exploração por conta própria, apesar da exploração por arrendamento estar a aumentar cada vez mais. Em relação ao resto do país é no Alentejo que a exploração por arrendamento é mais significativa, abrangendo mais de 6000 explorações, pela falta de meios financeiros para uma agricultura moderna (por conta própria) e pela dimensão dos campos agrícolas (é necessária a utilização de máquinas porque os campos são demasiado grandes para a prática de uma agricultura tradicional)
Agricultura moderna
formas de exploração 1999-2005
Agricultura Biológica
Ainda que, no Alentejo, a agricultura biológica não seja uma parte muito representativa da produção agrícola, é a segunda Região Agrária, ficando atrás de Trás-os-Montes, com mais explorações certificadas para a agricultura biológica (21,3%)
Info
Info
Espaço Florestal
Floresta
Silvicultura
Área Florestal
Área Protegida
Montado
+ Info
+ Info
+info
+ Info
Projetos Inovadores
Projeto Europeu vai usar plantas para recuperar terrenos contaminados no Alentejo
Iniciativa pioneira sobre água, biodiversidade e paisagem
Conclusão
Em resumo, o Alentejo é uma região marcada pela sua vasta beleza natural, riqueza cultural e tradições agrícolas. A região mantém um papel importante na economia de Portugal, com destaque para a produção de cortiça, vinho e azeite. O respeito pelas tradições e a inovação sustentável faz do Alentejo uma área única, que continua a atrair turistas e a preservar a sua identidade cultural.
Webgrafia
https://www.acos.pt/files/20210401145737753recenseamento-agricola-2019-2021.pdfhttps://www.icnf.pt/api/file/doc/e29665f44667654b https://www.icnf.pt/florestas/regimeflorestal/matasnacionais https://ensina.rtp.pt/explicador/floresta-portuguesa/ https://www.drapalentejo.gov.pt/montado https://montadodesobroecortica.pt/o-montado/a-cortica/ https://www.rtp.pt/noticias/pais/sobreiro-alentejano-bicentenario-candidato-a-arvore-europeia-do-ano_a1059462 https://tradicional.dgadr.gov.pt/pt/ https://www.icnf.pt/conservacao/rnapareasprotegidas/parquesnaturais/pnvaledoguadiana https://www.mapasnasaladeaula.org/mapas-do-projeto/portugal/continente/%C3%A1reas-protegidas-pt-cont https://www.roteirodoalqueva.com/barragem-do-alqueva https://www.rtp.pt/noticias/pais/colza-enche-campos-alentejanos_v932346 https://www.germisem.com/produto/colza/ https://www.agroportal.pt/?s=alentejo https://www.euroaaa.eu/site/alentejo https://ensina.rtp.pt/artigo/bolotas-do-chao-para-a-mesa/ https://florestas.pt/conhecer/azinheira-o-carvalho-com-a-bolota-mais-doce/ https://florestas.pt/conhecer/zimbros-um-grupo-de-especies-rusticas-a-preservar-em-portugal/
Mapas, Gráficos e Imagens
MapasAula digital (Manual Perfil.pt 10º/11º) Google Maps Google Earth na Sala de Aula Google Gráficos informação do recenceamento, gráficos feitos na plataforma digital genially Aula digital (Manual Perfil.pt 10º/11º) Imagens Google Fotografias tiradas por nós
Quizz
Pequeno quiz para testar a tenção da turma à nossa apresentação!
Muito obrigada!
Esperamos que tenham gostado
Clima
O clima do Alentejo é tipicamente mediterâneo,com verões muito quentes e secos, e invernos suaves e pouco chuvosos, o que influencia o estilo de vida económico, sobretudo na agricultura, pelo elevado risco de seca.
Gráfico Termopluviométrico do Alentejo Interior
Gráfico Termopluviométrico do Alentejo Litoral
Permanentes
entres outras, as principais culturas agrícolas permanentes são:
Vinha em Estremoz
Azinheira
Terras Aráveis e Hortas Familiares
Dos quase 4milhões de ha da SAU, as Terras Aráveis representam cerca de 26,2%. No Alentejo, as Terras Aráveis ocupam 49,1% e as Hortas Familiares ocupam 6,5%
Recursos Hídricos
Os recursos hídricos do Alentejo são limitados e dependem fortemente das rias e das barragens especialmente o sistema do Alqueva que é fundamental para a irrigação e a agricultura na região. A gestão adequada desses recursos é vital devido à frequência de secas
Barragenm do Alqueva
Dirigente Sociedade Agrícola
Produtor Singular
O grau de instrução dos produtores singulares, tendo apenas 30% da população com mais que o 9ºano. Em termos de formação agrícola temos 61,4% com apenas prática e 5,4 % com formação completa.
O grau de instrução dos dirigentes de sociedade é mais elevado, tendo 79,6% com nível de escolaridade superior ao 9ºano. Em termos de formação agrícola, apenas 22,9% tem apenas prática
Temporárias
entres outras, as principais culturas agrícolas temporárias são:
Plantação de trigo no alentejo
Campo de Girrasóis no Alentejo
Pecuária:
Há vários tipos de gado no Alentejo
Gado Bovino
Herdade de São Bento
Parque Natural do Vale do Guadiana
O PNVG, situa-se no vale médio do rio, estende-se por 69665,94ha, abrangendo os concelhos de Mértola e Serpa, num pedaço do rio, da zona a montante do Pulo do Lobo até à foz da Ribeira de Vascão.Possui um evidente interesse pela flora, fauna, geomorfologia, paisagem e história e cultura. As várias unidades paisagísticas estão divididas em três grandes estruturas geomorfológicas.
Mapa com parque natural
PNVG
Dirigente Sociedade Agrícola
Produtor Singular
A população agrícola, para além de envelhecida (51,4% com 65 anos ou mais) tendo uma idade média de 64 anos, que se manteve de 2009 para 2019, mas que de 1999 para 2009 aumentou 4 anos (60 anos em 1999), é também maioritariamente masculina (72,4%).
Os dirigentes de sociedades agrícolas, têm um envelhecimento menor, tendo mais população na faixa etária dos 45-65 anos (48,9%) e uma idade média de 51 anos (em 2019, tendo aumentado 1 ano desde 2009). Contudo têm mais população masculina, (86,6%)
Povoamento
No Alentejo, pela grande existência de campos de cultivo e áreas de montado, o povoamento tende a ser concentrado, ou seja, por norma as pessoas vivem todas concentradas nas suas aldeias e são cercadas por latifúndios, agrícolas ou florestais.
Povoamento concentrado Vimieiro
Povoamento concentrado Vale de Guiso
Relevo
O relevo no Alentejo é denominado por planicíes extensas e colinas suaves, com algumas serras isoladas e vales férteis o que torna uma das regiões agricolas mais produtivas de Portugal.
Mapa Topográfico de Portugal
Planície Alentejana
ITI- água e ecossistemas da paisagem
Instrumento Territorial Integrado
O "ITI-Algarve e Alentejo", une estas duas regiões numa cooperação que visa a promoção de estratégias para a gestão sustentável dos recursos hídricos e ecossistemas da paisagem. O ITI, tem um plano de ação, que resultou da colaboração de um conjunto de atividades e associações que atuam no território, apresentando 14 projetos que incidem sobre a gestão e proteção dos recursos hídricos.
Culturas e Pastagens Permanentes
As pastagens permanentes ocupam mais de metade da SAU no território nacional. No Alentejo, as pastagens permanentes ocupam 63,9% e as culturas permanentes 37,6%
Produtos DOP
Denominação de Origem Protegida
São produtos agrícolas e alimentares, produzidos com ingredientes típicos da região.São transformados e preparados com métodos tradicionais.
Mel do Alentejo
Azeite do Alentejo Interior
Carne de Porco Alentejano (Porco Preto)
Queijo de Évora
Explorações biológicas
explorações biológicas
SAU produção biológica
Produtos IGP
Indicação Geográfica Protegida
Produtos agrícolas e alimentares apenas ligados a uma determinada região. Pelo menos uma das fases de produção (transformação ou preparação), é feita na área identificada.
Maçã de Portalegre
Borrego do Baixo Alentejo
Chouriço Grosso de Estremoz e Borba
Paio de Beja
Montado Alentejano
O montado é uma das paisagens mais emblemáticas de Portugal. São florestas com Carvalhos (Sobreiro e Azinheira) e Castanheiros, e é em torno destas espécies que se desenvolve este ecossistema, seminatural com muita diversidade.A produção pecuária é muito importante, com o aproveitamento das raças autóctones, como o Porco Preto, para exploração à escala regional.
Montado de Azinho
Porco Preto no montado
Solos
Os solos do alentejo apesar da sua diversidade, são geralmente de fertilidade baixa a moderada, devido à intensidade e superintensidade da plantação de certas culturas, com algumas exceções nos arcos de solos aluviais e calcários. A agricultura na região depende muito de técnicas de manejo do solo e irrigação para melhorar a produtividade.
mapa com unidades geomorfológicas portuguesas
campo agrícola alentejano
Projeto IASIS
Nova FCT
Desenvolvido em vários países, o projeto pretende reabilitar solos degradados, aumentar a área agrícola europeia e produzir biomassa. Recuperar terrenos danificados através de plantas é o objetivo do novo projeto Europeu.O projeto envolve 18 parceiros de 7 países, e, a solução será testada em locais-piloto (Grécia, Polónia, França, Bélgica, Itália, Portugal) Este projeto trará bastantes benefícios a longo prazo.
IASIS
projeto
Quercus Rodundifolia (Azinheira)
Quercus Suber (Sobreiro)
O sobreiro é um tipo de carvalho com características particulares. Pode atingir os 20m de altura e foi instituída "Árvore Nacional de Portugal".Esta árvore dá bolotas e cortiça.
A azinheira também é um tipo de carvalho. Cresce tanto em forma de arbusto como em forma de uma grande árvore (até 20m). Dá bolotas que são utilizadas para a alimentação no montado, e, das três variedades, é a mais doce.
remoção de cortiça
produção de azinheira e suas características
produção de sobreiro e suas características
Culturas e Pastagens
pastegens permanentes
culturas permanentes
culturas temporárias
Densidade Populacional
A região do Alentejo, apesar da sua extensa área (27 000 km2), é uma região com relativamente poucos habitantes, tendo cerca de 500 000, o que provoca uma baixa densidade populacional, de aproximadamente 19hab/km2. Esta baixa densidade populacional está relacionada com o êxodo rural, a litoralização e o alto nível de envelhecimento tanto no topo como na base da pirâmide.
Mapa da densidade populacional
Área Florestal de Sines
A AFS tem aproximadamente 9500hectares, mas está arborizada numa superfície de 5800hectares. Tem 4 espécies predominantes , Pinheiro-Bravo, Pinheiro Manso, Sobreiro e Eucalipto. Tem ainda algumas infraestruturas, como, viveiros florestais inativos, aterros sanitários, antenas de telecomunicações, etc... Os principais produtos comercializados são Material Lenhoso, Cortiça, Resina e Pinhas e tem ainda espécies com grande valor de conservação.
Mapa AFS, ICNF
AFS, ICNF