Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
alentejo
Maria Martins
Created on October 9, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Beatriz Gonçalves e Lia Cardoso
Regiões Agrárias
Alentejo
Projetos inovadores
Conclusão
Espaço florestal- silvicultura
- montado
- áreas (florestais e protegidas)
Espaço agrícola- características naturais
- sistemas de cultura
- morfologia agrária
- principais produtos
- população
- SAU
- formas de exploração
- agricultura biológica
Introdução
Plano de trabalho
Alentejo
Introdução
Espaço Agrícola
recursos hidricos
solos
clima
+ Info
+ Info
+ Info
+ Info
relevo
Caracteristicas Naturais
Pousio em Alcácer do Sal
Campo de trigo no Alentejo
O sistema de cultura do Alentejo por norma é extensivo, com monocultura de sequeiro (cerealicultura), com longos pousios (afollheamento descontínuo) e exploração de montado.No entanto, o sistema intensivo está em constante crescimento com a rega da barragem do Alqueva (rizicultura).
Sistema de cultura
RiziculturaMonte de São Bento
Monte de São Bento
A morfologia agrária do Alentejo, é dominada por grandes latifúndios com sistemas extensivos de cultivo, como o montado, coexistindo com áreas de agricultura intensiva nas zonas irrigadas.A paisagem é marcada pela vastidão com poucos elementos que dividiam fisicamente as propriedades, mantendo um carácter aberto.
Morfologia Agrária
Produtos DOP/IGP
Pecuária
Culturas Agrícolas
+ Info
+ Info
+ Info
+ Info
+ Info
Principais Produtos
No Alentejo, apesar da extensa área territorial, no que toca à população é uma região relativamente pobre. Para além da pouca população que tem, uma parte significativa dela é envelhecida.
Alentejo
Info
Info
Info
Info
População
População Agrícola: Grau de Instrução
População agrícola: Índice de Envelhecimento
Povoamento
Densidade Populacional
A SAU representa, cerca de, 77,4% da superfície total das explorações agrícolas.É constituída pelas terras aráveis, culturas permanentes, pastagens permanentes e hortas familiares. No Alentejo de 2009 para 2019, houve um acréscimo de, cerca de, 188 mil hectares.
Info
Info
Superfície Agrícola Utilizada
formas de exploração 1999-2005
Agricultura moderna
No Alentejo predomina a exploração por conta própria, apesar da exploração por arrendamento estar a aumentar cada vez mais. Em relação ao resto do país é no Alentejo que a exploração por arrendamento é mais significativa, abrangendo mais de 6000 explorações, pela falta de meios financeiros para uma agricultura moderna (por conta própria) e pela dimensão dos campos agrícolas (é necessária a utilização de máquinas porque os campos são demasiado grandes para a prática de uma agricultura tradicional)
Formas de exploração
Ainda que, no Alentejo, a agricultura biológica não seja uma parte muito representativa da produção agrícola, é a segunda Região Agrária, ficando atrás de Trás-os-Montes, com mais explorações certificadas para a agricultura biológica (21,3%)
Agricultura Biológica
Info
Info
Espaço Florestal
Área Protegida
Área Florestal
Silvicultura
+info
+ Info
+ Info
+ Info
Montado
Floresta
Iniciativa pioneira sobre água, biodiversidade e paisagem
Projeto Europeu vai usar plantas para recuperar terrenos contaminados no Alentejo
Projetos Inovadores
Em resumo, o Alentejo é uma região marcada pela sua vasta beleza natural, riqueza cultural e tradições agrícolas. A região mantém um papel importante na economia de Portugal, com destaque para a produção de cortiça, vinho e azeite. O respeito pelas tradições e a inovação sustentável faz do Alentejo uma área única, que continua a atrair turistas e a preservar a sua identidade cultural.
Conclusão
https://www.acos.pt/files/20210401145737753recenseamento-agricola-2019-2021.pdfhttps://www.icnf.pt/api/file/doc/e29665f44667654b https://www.icnf.pt/florestas/regimeflorestal/matasnacionais https://ensina.rtp.pt/explicador/floresta-portuguesa/ https://www.drapalentejo.gov.pt/montado https://montadodesobroecortica.pt/o-montado/a-cortica/ https://www.rtp.pt/noticias/pais/sobreiro-alentejano-bicentenario-candidato-a-arvore-europeia-do-ano_a1059462 https://tradicional.dgadr.gov.pt/pt/ https://www.icnf.pt/conservacao/rnapareasprotegidas/parquesnaturais/pnvaledoguadiana https://www.mapasnasaladeaula.org/mapas-do-projeto/portugal/continente/%C3%A1reas-protegidas-pt-cont https://www.roteirodoalqueva.com/barragem-do-alqueva https://www.rtp.pt/noticias/pais/colza-enche-campos-alentejanos_v932346 https://www.germisem.com/produto/colza/ https://www.agroportal.pt/?s=alentejo https://www.euroaaa.eu/site/alentejo https://ensina.rtp.pt/artigo/bolotas-do-chao-para-a-mesa/ https://florestas.pt/conhecer/azinheira-o-carvalho-com-a-bolota-mais-doce/ https://florestas.pt/conhecer/zimbros-um-grupo-de-especies-rusticas-a-preservar-em-portugal/
Webgrafia
MapasAula digital (Manual Perfil.pt 10º/11º) Google Maps Google Earth na Sala de Aula Google Gráficos informação do recenceamento, gráficos feitos na plataforma digital genially Aula digital (Manual Perfil.pt 10º/11º) Imagens Google Fotografias tiradas por nós
Mapas, Gráficos e Imagens
Pequeno quiz para testar a tenção da turma à nossa apresentação!
Quizz
- Escola Básica e Secundária Michel Giacometti
- Professora Mª Helena Fonseca
- Geografia A
- 11ºF
- 2024/25
Esperamos que tenham gostado
Muito obrigada!
Gráfico Termopluviométrico do Alentejo Litoral
Gráfico Termopluviométrico do Alentejo Interior
Clima
O clima do Alentejo é tipicamente mediterâneo,com verões muito quentes e secos, e invernos suaves e pouco chuvosos, o que influencia o estilo de vida económico, sobretudo na agricultura, pelo elevado risco de seca.
- olival
- vinha
- sobreiro
- azinheira
- pinheiro
- pastagens permanentes
Azinheira
Vinha em Estremoz
Permanentes
entres outras, as principais culturas agrícolas permanentes são:
Terras Aráveis e Hortas Familiares
Dos quase 4milhões de ha da SAU, as Terras Aráveis representam cerca de 26,2%. No Alentejo, as Terras Aráveis ocupam 49,1% e as Hortas Familiares ocupam 6,5%
Barragenm do Alqueva
Recursos Hídricos
Os recursos hídricos do Alentejo são limitados e dependem fortemente das rias e das barragens especialmente o sistema do Alqueva que é fundamental para a irrigação e a agricultura na região. A gestão adequada desses recursos é vital devido à frequência de secas
O grau de instrução dos dirigentes de sociedade é mais elevado, tendo 79,6% com nível de escolaridade superior ao 9ºano. Em termos de formação agrícola, apenas 22,9% tem apenas prática
Dirigente Sociedade Agrícola
Produtor Singular
O grau de instrução dos produtores singulares, tendo apenas 30% da população com mais que o 9ºano. Em termos de formação agrícola temos 61,4% com apenas prática e 5,4 % com formação completa.
Campo de Girrasóis no Alentejo
Plantação de trigo no alentejo
Temporárias
entres outras, as principais culturas agrícolas temporárias são:
- trigo
- aveia
- cevada
- culturas industriais (tomate, girassol, colza)
Gado Bovino
Há vários tipos de gado no Alentejo
Pecuária:
- Bovino (mais importante e com maior nº na atualidade)
- Ovino (mas não tanto)
- Suíno (já foi a maior produção de gado da região)
Herdade de São Bento
PNVG
Mapa com parque natural
Parque Natural do Vale do Guadiana
O PNVG, situa-se no vale médio do rio, estende-se por 69665,94ha, abrangendo os concelhos de Mértola e Serpa, num pedaço do rio, da zona a montante do Pulo do Lobo até à foz da Ribeira de Vascão.Possui um evidente interesse pela flora, fauna, geomorfologia, paisagem e história e cultura. As várias unidades paisagísticas estão divididas em três grandes estruturas geomorfológicas.
Os dirigentes de sociedades agrícolas, têm um envelhecimento menor, tendo mais população na faixa etária dos 45-65 anos (48,9%) e uma idade média de 51 anos (em 2019, tendo aumentado 1 ano desde 2009). Contudo têm mais população masculina, (86,6%)
Dirigente Sociedade Agrícola
Produtor Singular
A população agrícola, para além de envelhecida (51,4% com 65 anos ou mais) tendo uma idade média de 64 anos, que se manteve de 2009 para 2019, mas que de 1999 para 2009 aumentou 4 anos (60 anos em 1999), é também maioritariamente masculina (72,4%).
Povoamento concentrado Vale de Guiso
Povoamento concentrado Vimieiro
Povoamento
No Alentejo, pela grande existência de campos de cultivo e áreas de montado, o povoamento tende a ser concentrado, ou seja, por norma as pessoas vivem todas concentradas nas suas aldeias e são cercadas por latifúndios, agrícolas ou florestais.
Mapa Topográfico de Portugal
Planície Alentejana
Relevo
O relevo no Alentejo é denominado por planicíes extensas e colinas suaves, com algumas serras isoladas e vales férteis o que torna uma das regiões agricolas mais produtivas de Portugal.
ITI- água e ecossistemas da paisagem
Instrumento Territorial Integrado
O "ITI-Algarve e Alentejo", une estas duas regiões numa cooperação que visa a promoção de estratégias para a gestão sustentável dos recursos hídricos e ecossistemas da paisagem. O ITI, tem um plano de ação, que resultou da colaboração de um conjunto de atividades e associações que atuam no território, apresentando 14 projetos que incidem sobre a gestão e proteção dos recursos hídricos.
Culturas e Pastagens Permanentes
As pastagens permanentes ocupam mais de metade da SAU no território nacional. No Alentejo, as pastagens permanentes ocupam 63,9% e as culturas permanentes 37,6%
Mel do Alentejo
Queijo de Évora
Carne de Porco Alentejano (Porco Preto)
Azeite do Alentejo Interior
Produtos DOP
Denominação de Origem Protegida
São produtos agrícolas e alimentares, produzidos com ingredientes típicos da região.São transformados e preparados com métodos tradicionais.
SAU produção biológica
Explorações biológicas
explorações biológicas
Maçã de Portalegre
Paio de Beja
Chouriço Grosso de Estremoz e Borba
Borrego do Baixo Alentejo
Produtos IGP
Indicação Geográfica Protegida
Produtos agrícolas e alimentares apenas ligados a uma determinada região. Pelo menos uma das fases de produção (transformação ou preparação), é feita na área identificada.
Porco Preto no montado
Montado de Azinho
Montado Alentejano
O montado é uma das paisagens mais emblemáticas de Portugal. São florestas com Carvalhos (Sobreiro e Azinheira) e Castanheiros, e é em torno destas espécies que se desenvolve este ecossistema, seminatural com muita diversidade.A produção pecuária é muito importante, com o aproveitamento das raças autóctones, como o Porco Preto, para exploração à escala regional.
mapa com unidades geomorfológicas portuguesas
campo agrícola alentejano
Os solos do alentejo apesar da sua diversidade, são geralmente de fertilidade baixa a moderada, devido à intensidade e superintensidade da plantação de certas culturas, com algumas exceções nos arcos de solos aluviais e calcários. A agricultura na região depende muito de técnicas de manejo do solo e irrigação para melhorar a produtividade.
Solos
projeto
IASIS
Projeto IASIS
Nova FCT
Desenvolvido em vários países, o projeto pretende reabilitar solos degradados, aumentar a área agrícola europeia e produzir biomassa. Recuperar terrenos danificados através de plantas é o objetivo do novo projeto Europeu.O projeto envolve 18 parceiros de 7 países, e, a solução será testada em locais-piloto (Grécia, Polónia, França, Bélgica, Itália, Portugal) Este projeto trará bastantes benefícios a longo prazo.
produção de azinheira e suas características
A azinheira também é um tipo de carvalho. Cresce tanto em forma de arbusto como em forma de uma grande árvore (até 20m). Dá bolotas que são utilizadas para a alimentação no montado, e, das três variedades, é a mais doce.
Quercus Rodundifolia (Azinheira)
O sobreiro é um tipo de carvalho com características particulares. Pode atingir os 20m de altura e foi instituída "Árvore Nacional de Portugal".Esta árvore dá bolotas e cortiça.
produção de sobreiro e suas características
Quercus Suber (Sobreiro)
remoção de cortiça
pastegens permanentes
culturas temporárias
culturas permanentes
Culturas e Pastagens
Mapa da densidade populacional
Densidade Populacional
A região do Alentejo, apesar da sua extensa área (27 000 km2), é uma região com relativamente poucos habitantes, tendo cerca de 500 000, o que provoca uma baixa densidade populacional, de aproximadamente 19hab/km2. Esta baixa densidade populacional está relacionada com o êxodo rural, a litoralização e o alto nível de envelhecimento tanto no topo como na base da pirâmide.
AFS, ICNF
Mapa AFS, ICNF
A AFS tem aproximadamente 9500hectares, mas está arborizada numa superfície de 5800hectares. Tem 4 espécies predominantes , Pinheiro-Bravo, Pinheiro Manso, Sobreiro e Eucalipto. Tem ainda algumas infraestruturas, como, viveiros florestais inativos, aterros sanitários, antenas de telecomunicações, etc... Os principais produtos comercializados são Material Lenhoso, Cortiça, Resina e Pinhas e tem ainda espécies com grande valor de conservação.