Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Obra-prima interativa

cupreto

Created on October 9, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

PETER PAUL RUBENS

Trabalho feito por Bento Souza e Wilker Baesa

BIOGRAFIA/OBRAS.

Quem foi Peter Paul Rubens? E qual foi a sua influência no estilo Barroco

Peter Paul Rubens nascido em 1557 foi um importante pintor flamengo, um dos maiores representantes do Barroco na Europa do século XVII. Mesmo tendo produzido diversos retratos, foi com a composição religiosa, a paisagens e o dinamismo das cenas mitológicas que Rubens expressou os mais altos valores do Renascimento. faleceu em 1640.

Quais foram suas principais obras?

A e ELEVAÇÃO DA CRUZ

A Elevação da Cruz (também chamada de O Levante da Cruz) é o nome de duas pinturas, um tríptico muito grande em óleo sobre painel e um óleo sobre papel muito menor. Ambas as peças foram pintadas pelo artista flamengo Peter Paul Rubens em Antuérpia, Bélgica, a original em 1610 e a última em 1638. O original é um retábulo alado, com a parte externa das asas articuladas também pintada. Estes podem ser dobrados sobre o painel central, dando uma "visão aberta" e uma "visão fechada”

As três graças

As Três Graças – 1639, um dos últimos trabalhos de Peter Paul Rubens (1577-1640), ilustra a grande capacidade do artista em manipular as cores primárias para obter os tons da pele humana – com realce para o azul -, aqui utilizado numa proporção que cria uma aparente semelhança entre os tons da pele humana e os do céu.

O Massacre dos Inocentes

Trata-se da cena bíblica conhecida como "O Massacre dos Inocentes". Quando o Rei romano Herodes o Grande, nos tempos do nascimento de Jesus, ordenou a morte de todos os meninos judeus recém-nascidos para garantir a eliminação do novo rei, o messias, sobre o qual tinha sido advertido. Face a este evento, o pai adotivo de Jesus, José, levou Maria e o menino e fugiram para o Egito.

O julgamento de Páris

O julgamento de Páris é um evento e conto da mitologia grega onde encontra-se a origem para a Guerra de Troia. Segundo as narrativas gráficas e orais, Éris, deusa da discórdia, teria ficado irritada ao não ser convidada à uma festa no Olimpo. A deusa, então, enviou ao evento uma maçã de ouro, na qual se podia ler a inscrição "pertencente a mais bela".

O julgamento de Páris

As deusas Hera, Atena e Afrodite, responderam, então, ao desafio de Éris, se jogando sobre a maçã. Zeus, incapaz de escolher uma vencedora, atribuiu tal honra a Páris, príncipe de Troia, um mortal cujos dotes já estavam comprovados. Lidando com a causa, cada uma das deusas tentou atribuir um suborno a Páris, o que resultou em seu “julgamento”. .

Bibliográfia https://pt.wikipedia.org/wiki/Peter_Paul_Rubens https://pt.wikipedia.org/wiki/Julgamento_de_P%C3%A1ris https://pt.wikipedia.org/wiki/Massacre_dos_Inocentes_(Rubens)