Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Mapa de conceitos

Liliana Martins

Created on October 9, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Next

  • Passe o cursor do rato sobre a imagem para identificar os elementos interativos.
  • Carregue nos elementos interativos para que estes possam "mostrar" mais informações:
  • Se precisar de ajuda para encontrar os elementos interativos carregue neste símbolo no canto superior da página e os elementos interativos ficam em destaque.

Instruções de navegação:

Bibliografia

Método, objetivo e epistemologia

Método, objetivo e epistemologia

Método, objetivo e epistemologia

Questão de partida

Considerações Adicionais

Seleção dos Métodos

Escolha de paradigma

Abordagens

Epistemológicos

Paradigmas investigação científica

Antropológicos

Ontológicos

Epistemológica

Filosófica

Fenomenológico-Interpretativo

Fundamentação

Pressupostos

Sócio-Crítico

Hipotético-Dedutivo

Liliana Raquel Machado Martins

Mapa de Conceitos

Novas abordagens metodológicas para a investigação, podem integrar elementos de diferentes paradigmas, reconhecendo as suas potencialidades e limitações. A combinação de métodos quantitativos e qualitativos, guiada por uma racionalidade complexa, permite uma investigação mais rica e abrangente. A escolha de um paradigma ou a combinação de diferentes paradigmas, deve ser cuidadosamente justificada pelo investigador, tendo em conta a natureza da pergunta, o contexto e os objetivos da investigação.

Abordagem abrangente e complexa

Sócio-Crítico

Os paradigmas de investigação fornecem uma fundamentação filosófica, incluindo visões da realidade, pessoa, sociedade, cultura, sujeito, objeto e ação.

Segundo Pivovarova et al (2020) - a necessidade de ultrapassar as "guerras de paradigmas" que têm marcado a investigação, permitirá aos investigadores desenvolver uma compreensão mais profunda e realista dos fenómenos educativos. Devem:

  • aproveitar os avanços tecnológicos, utilizando tecnologias, aprendizagem online em escala e grandes conjuntos de dados para reunir informações mais abrangentes;
  • a integração de métodos quantitativos e qualitativos, bem como o desenvolvimento de novas abordagens metodológicas que combinam ideias de diferentes campos, a integração de métodos e teorias de diversas disciplina, como ciências espaciais, análise de redes sociais etc., para fornecer novas perspectivas.

Bibliografia

Amado, J. (2014). A investigação em Educação e seus paradigmas. In João Amado (coord), Manual de investigação Qualitativa (2ª edição), pp.21-72. Pivovarova, M., Powers J. & Fischman, G. (2020). Moving Beyond the Paradigm Wars: Emergent Approaches for Education Research. Review of Research in Education March, 44, pp. vii–xvi DOI: 10.3102/0091732X20909400

Conjunto de conceitos e proposições interrelacionados que orientam o pensamento e a investigação.

Paradigma

  • têm uma dimensão coletiva;
  • fornecem uma orientação teórica;
  • é uma tradição que fornece um quadro comum;

Oferecem uma fundamentação sólida, assente em conceitos específicos de verdade e ciência, que orientam a escolha de teorias, estratégias metodológicas e técnicas utilizadas numa investigação.

Fenomenológico-Interpretativo
Hipotético-Dedutivo

É fundamental salientar que não é uma lista exaustiva de etapas. O processo de investigação pode variar em função da natureza da pesquisa e da abordagem do investigador.