Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Apresentação Saúde
Leonor Alves Da Silva
Created on October 8, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Toca
Rubéola
Leonor Alves da Silva, Nº11, 9ºD
RuBéola
A rubéola é uma doença transmissível, causada pelo vírus da rubéola, sendo caracterizada por erupções (manchas) vermelhas na pele. É uma infeção viral contagiosa que se transmite de pessoa para pessoa quando alguém infetado com a doença espirra, tosse ou fala, por exemplo, sendo mais comum de acontecer durante a infância.
ÍndIce
- Origem da doença e agente causador da doença
- Caracterização do agente causador de doença
- Gravidade da doença
- Sintomas
- Tratamento
Agente causador da doença
Origem da doença
Biológica
+45k
É o vírus da rubéola (género Rubivirus, o Rubella vírus).
+85k
Caracterização do agente causador de doença
A rubéola é causada por um vírus. Os vírus são organismos acelulares, ou seja, não têm célula, nem estrutura celular. Diferente dos seres vivos como as bactérias (que são procariontes), as plantas ou os animais (que são eucariontes). Assim, a rubéola, por ser provocada por um vírus, não pode ser classificada quanto ao tipo de célula. Ao contrário dos organismos vivos, os vírus são compostos apenas por material genético envolto numa capsídeo proteico.Assim, a classificação da rubéola quanto ao número de células é que é provocada por um agente acelular.
GRavidade da Doença
Apesar da rubéola manifestar-se, geralmente, como uma infeção leve, em alguns casos, muito raros, podem apresentar complicações como a artrite (mais comum nas mulheres adultas), a baixa de plaquetas no sangue e infeções cerebrais.Quando a rubéola ocorre em mulheres grávidas, especialmente no primeiro trimestre, pode causar graves complicações para o feto. Esta condição pode levar a problemas cardíacos, perda de audição, problemas de visão, deficiência intelectual, baixo peso ao nascer e aborto espontâneo.
Sintomas
Os sintomas da infeção costumam aparecer 12 a 21 dias após o contacto com o vírus, sendo os principais :
- febre baixa
- dor de cabeça
- mal-estar
- conjuntivite ligeira
- inflamação
- corrimento nasal
- dor nas articulações
- tosse
A maior parte dos casos apresenta erupções na pele, caracterizadas pelo aspeto rosa-pálido e textura lisa e regular. Habitualmente, a distribuição é rápida (24 a 48 horas), iniciando-se na face, passando para o pescoço, tronco e extremidades e, geralmente, desaparecem pelo 3.º dia.Antes das erupções da pele, podem ainda aparecer gânglios palpáveis e dolorosos na zona posterior da cabeça e nuca.
Não existe um tratamento específico para esta doença, então habitualmente são recomendados os cuidados de suporte, como a toma de medicamentos para alívio de sintomas, a hidratação com líquidos orais e o isolamento dos doentes, para evitar a transmissão da doença.