Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Report Human Resources

francisco paiva

Created on October 8, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Epistemologia

Francisco Paiva - nº4 - 11ªCSE

Tipos de conhecimento

+ Info

+ Info

+ Info

Conhecimentos

Conhecimento Tradicional, Condições

+ Info

+ Info

+ Info

Condições obrigatorias para o conhecimento tradicional

Conhecimento proposicional

  • Postriori:
So pode ser adquirido através da expriencia. ex: Lisboa é a maior cidade portuguesa
  • Priori:
É adquirido sem necessitar da expriencia e simplesmente pensando. ex: 5+5=10

Conhecimento postriori e priori

Cetisimo Radical

Outro argumento que o defende é o Argumento dos enganos sensoriais, baseia-se no facto de, sermos enganados pelos sentidos. ex: uma palhina dentro de agua parece que esta cortada a meio.

Justificado

Justificado

Justificado

Ceticismo radical consiste na tese que o conhecimento não é possivel e que não passa de uma ilusão. Argumento: - Se as nossas crenças estão justificadas, então não temos conhecimento. - As nossas crenças nao estão justificadas. -Logo, não temos conhecimento. O argumento e valido, mas na segunda premissa existem argumentos sobre o valor de verdade. Um dos argumentos que defende o ceticismo radical é o argumento da regressão infinita da justificação: Crença A ---> Crença B ---> Crença C ---> Crença D

Ceticismo Radical

exercicios

1- A)conhecimento pratico B)conhecimento por contacto C)conhecimento proposicional D)conhecimento pratico E)conhecimento pratico F)conhecimento prposicional G)conhecimento contacto 2- Quando o sujeito tem auto conhecimento 3- A) É conhecimento pois respeita as 3 condições necessárias do conhecimento tradicional.A justificação esta presente em varios estudos cientificos confiaveis. A crença é esta presente no acredita e por fim o valor de verdade desta proposicão e verdade. B) Não constitui pois, desrespeita a justificação, por isso não constitui conhecimento. C) Não constitui pois, o valor de verdade é falso, por isso não constitui conhecimento. 4- Não é porque é preciso ver a maria para poder conhecer se e verdade.

Pág 20 - Suloções

5- É pois não e preciso de nenhuma experiencia para determinar que uma esfera não tem aresta, ou seja vem do pensamento do sujeito. 6- Não pode ser pois no ceticismo radical exige que não haja conhecimento, mas a relegião é o conhecimento. 7- Este levanta o problema do argumento da regressão infinita da justificação. 8- engano visual: confundir o tamanho de objetos que parecem ter o mesmo tamanho e confundir a cor de um objeto devido a uma luz azul, amarela, vermelha... 9- O ceticismo radical e criticado por ser contraditorio, uma vez que para podermos concluir que o conhecimento não é possivel é preciso existir conhecimento.

Pág 20 - Suloções