Quiz de saúde mental Ispa
ISPA - Instituto Universitário
Created on October 8, 2024
More creations to inspire you
Transcript
start
SaúdeMental
Mobile Game
Vamos falar de
De acordo com a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), o impacto da saúde mental é amplamente subvalorizado, e as políticas públicas e sociais continuam a falhar na resposta eficaz a esta realidade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca também que, a nível global, muitos países enfrentam dificuldades em proporcionar cuidados adequados de saúde mental, sendo que aproximadamente 75% das pessoas com doenças mentais em países de baixo e médio rendimento não recebem qualquer tipo de tratamento.
desafio da saúde mental
Descobre agora ao fazer o nosso quiz de saúde mental! 🚀 Responde às perguntas e conhece melhor o teu bem-estar psicológico.
Saúde Mental
1/5
Saúde Mental
A condição mais comum no mundo atualmente é a depressão. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que cerca de 280 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão, tornando-se uma das principais causas de incapacidade.
A depressão, apesar de ser tão prevalente, muitas vezes é desvalorizada e cercada de estigmas. Um dos fatores que contribui para isso é o desconhecimento em torno das doenças mentais, que muitas vezes são vistas como menos graves do que as doenças físicas. Este preconceito contribui para a falta de tratamento adequado.
Saúde Mental
2/5
Saúde Mental
O medo é uma resposta emocional natural a ameaças. Ele surge como uma reação instintiva a situações de perigo ou de potencial dano, sendo parte dos mecanismos de sobrevivência dos seres humanos e de muitos animais.
O medo torna-se problemático apenas quando está desproporcional à ameaça ou quando ocorre em situações que não apresentam risco real. Nesses casos, ele pode estar relacionado a perturbações da ansiedade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), perturbações da ansiedade afetam cerca de 264 milhões de pessoas no mundo, tornando o medo patológico uma condição de saúde mental bastante prevalente.
Saúde Mental
3/5
Saúde Mental
O choro intenso é, predominantemente, uma resposta emocional associada à tristeza, mas pode surgir em diversas situações emocionais intensas, como frustração, alegria ou raiva. Chorar é uma forma de expressar emoções profundas e, na maioria das vezes, é uma reação natural que ajuda a aliviar o stress emocional.
Embora o choro possa ser um sintoma de depressão em alguns casos, não é sempre um indicador de depressão. Na depressão, o choro é frequentemente acompanhado de sentimentos persistentes de vazio, desesperança e incapacidade de encontrar prazer em atividades diárias. Por isso, é importante diferenciar entre choro ocasional e frequente (que pode ser desencadeado por situações quotidianas ou por crises emocionais) e choro patológico, que pode estar associado a perturbações psicológicas.
Saúde Mental
4/5
Saúde Mental
A principal diferença entre um psicólogo clínico e um psiquiatra é que o psicólogo clínico faz intervenção psicológica e não prescreve medicação.
O psicólogo clínico utiliza técnicas como a psicoterapia (também conhecida como terapia da fala), com o objetivo de ajudar os pacientes a lidarem com questões emocionais, comportamentais ou cognitivas. Eles trabalham com uma abordagem terapêutica para promover mudanças no comportamento, pensamento e emoções dos pacientes. Por outro lado, o psiquiatra é um médico especializado em saúde mental, habilitado a prescrever medicação.
Saúde Mental
5/5
Saúde Mental
O comportamento saudável com associação cientificamente demonstrada com o bem-estar é fazer exercício físico. Inúmeros estudos mostram que a prática regular de atividade física tem um impacto positivo na saúde mental e no bem-estar geral.
Inúmeros estudos mostram que a prática regular de atividade física tem um impacto positivo na saúde mental e no bem-estar geral. O exercício físico estimula a produção de endorfinas, que são neurotransmissores responsáveis por melhorar o humor e reduzir o stress e a ansiedade. Além disso, a atividade física regular ajuda a melhorar a qualidade do sono, aumenta a autoestima e promove uma sensação de realização pessoal.
Embora comer fruta seja também parte de uma alimentação equilibrada e saudável, com benefícios para a saúde física, incluindo a prevenção de doenças crónicas, o impacto direto no bem-estar psicológico não é tão amplamente documentado quanto o exercício físico. Tomar banho pode ser relaxante e contribuir para uma sensação de frescura e bem-estar imediato, mas não tem o mesmo nível de impacto a longo prazo sobre a saúde mental como o exercício físico tem.
A tua jornada para uma melhor saúde mental não termina aqui. Queremos ouvir as tuas estratégias que te ajudam a manter o bem-estar! 🧠💙Partilha nos comentários do Instagram (@ispamedia) e inspira outros a fazer o mesmo. 🙌✨
Quiz completo!
🎉