Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Quiz de saúde mental Ispa
ISPA - Instituto Universitário
Created on October 8, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Mobile Use Simulation
View
Marketing Strategy Test
View
College Survival Test
View
Learning Style Test
View
Discover Your Professional Path
View
Cybersecurity Simulation
View
Feedback and Leadership Simulation
Transcript
Mobile Game
Vamos falar de
SaúdeMental
start
De acordo com a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), o impacto da saúde mental é amplamente subvalorizado, e as políticas públicas e sociais continuam a falhar na resposta eficaz a esta realidade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca também que, a nível global, muitos países enfrentam dificuldades em proporcionar cuidados adequados de saúde mental, sendo que aproximadamente 75% das pessoas com doenças mentais em países de baixo e médio rendimento não recebem qualquer tipo de tratamento.
desafio da saúde mental
Descobre agora ao fazer o nosso quiz de saúde mental! 🚀 Responde às perguntas e conhece melhor o teu bem-estar psicológico.
Saúde Mental
1/5
Saúde Mental
A condição mais comum no mundo atualmente é a depressão. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que cerca de 280 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão, tornando-se uma das principais causas de incapacidade.
A depressão, apesar de ser tão prevalente, muitas vezes é desvalorizada e cercada de estigmas. Um dos fatores que contribui para isso é o desconhecimento em torno das doenças mentais, que muitas vezes são vistas como menos graves do que as doenças físicas. Este preconceito contribui para a falta de tratamento adequado.
Saúde Mental
2/5
Saúde Mental
O medo é uma resposta emocional natural a ameaças. Ele surge como uma reação instintiva a situações de perigo ou de potencial dano, sendo parte dos mecanismos de sobrevivência dos seres humanos e de muitos animais.
O medo torna-se problemático apenas quando está desproporcional à ameaça ou quando ocorre em situações que não apresentam risco real. Nesses casos, ele pode estar relacionado a perturbações da ansiedade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), perturbações da ansiedade afetam cerca de 264 milhões de pessoas no mundo, tornando o medo patológico uma condição de saúde mental bastante prevalente.
Saúde Mental
3/5
Saúde Mental
O choro intenso é, predominantemente, uma resposta emocional associada à tristeza, mas pode surgir em diversas situações emocionais intensas, como frustração, alegria ou raiva. Chorar é uma forma de expressar emoções profundas e, na maioria das vezes, é uma reação natural que ajuda a aliviar o stress emocional.
Embora o choro possa ser um sintoma de depressão em alguns casos, não é sempre um indicador de depressão. Na depressão, o choro é frequentemente acompanhado de sentimentos persistentes de vazio, desesperança e incapacidade de encontrar prazer em atividades diárias. Por isso, é importante diferenciar entre choro ocasional e frequente (que pode ser desencadeado por situações quotidianas ou por crises emocionais) e choro patológico, que pode estar associado a perturbações psicológicas.
Saúde Mental
4/5
Saúde Mental
A principal diferença entre um psicólogo clínico e um psiquiatra é que o psicólogo clínico faz intervenção psicológica e não prescreve medicação.
O psicólogo clínico utiliza técnicas como a psicoterapia (também conhecida como terapia da fala), com o objetivo de ajudar os pacientes a lidarem com questões emocionais, comportamentais ou cognitivas. Eles trabalham com uma abordagem terapêutica para promover mudanças no comportamento, pensamento e emoções dos pacientes. Por outro lado, o psiquiatra é um médico especializado em saúde mental, habilitado a prescrever medicação.
Saúde Mental
5/5
Saúde Mental
O comportamento saudável com associação cientificamente demonstrada com o bem-estar é fazer exercício físico. Inúmeros estudos mostram que a prática regular de atividade física tem um impacto positivo na saúde mental e no bem-estar geral.
Inúmeros estudos mostram que a prática regular de atividade física tem um impacto positivo na saúde mental e no bem-estar geral. O exercício físico estimula a produção de endorfinas, que são neurotransmissores responsáveis por melhorar o humor e reduzir o stress e a ansiedade. Além disso, a atividade física regular ajuda a melhorar a qualidade do sono, aumenta a autoestima e promove uma sensação de realização pessoal.
Embora comer fruta seja também parte de uma alimentação equilibrada e saudável, com benefícios para a saúde física, incluindo a prevenção de doenças crónicas, o impacto direto no bem-estar psicológico não é tão amplamente documentado quanto o exercício físico. Tomar banho pode ser relaxante e contribuir para uma sensação de frescura e bem-estar imediato, mas não tem o mesmo nível de impacto a longo prazo sobre a saúde mental como o exercício físico tem.
Quiz completo!
🎉
A tua jornada para uma melhor saúde mental não termina aqui. Queremos ouvir as tuas estratégias que te ajudam a manter o bem-estar! 🧠💙 Partilha nos comentários do Instagram (@ispamedia) e inspira outros a fazer o mesmo. 🙌✨