Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Sequência didática ensino primário II

Carlos Rafael Resendes Silva

Created on October 8, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Romen

start

  • Realizado por:
  • Carlos Silva N.º4 2ºPRG
  • Xavier Lopes N.º 14 2ºTIS
  • Stephany N.º 14 2ºPRG
  • Maria N.º 6 2ºTIS

Trabalho de Ai ( Cidadania Europeia )

Webgrafia

Conclusão

Desafios e limitações

Direitos e deveres dos cidadãos

Conceitos principais

Introdução à cidadania europeia

Expansão da CEE , transformção e impacto

Objetivos e instituições

Criação da CEE

Contexto histórico

Introdução à CEE

Introdução

Indice

Este trabalho foi solicitado pela professora Alice no âmbito da disciplina de Ai.

Introdução

O objetivo principal era a promoção da integração económica entre os seus membros, com ênfase na criação de um mercado comum.

Consistiu num marco histórico para a cooperação económica entre os países europeus, alicerçando o caminho para o desenvolvimento da atual União Europeia (UE).

A Comunidade Económica Europeia (CEE) foi criada em 1957, através do Tratado de Roma.

CEE

  • Após a devastação provocada pela Segunda Guerra Mundial, os países europeus enfrentavam desafios económicos e sociais profundos.
  • A crescente necessidade de estabilidade e paz levou à criação de várias organizações internacionais que procuravam fomentar a cooperação. A Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), criada em 1951, foi um primeiro passo importante. Com o sucesso da CECA, foi então proposto um mercado mais amplo que englobasse não apenas os sectores do carvão e do aço, mas a economia em geral.

Contexto histórico

Características:Um mercado comum;Livre circulação;Cooperação económica;

Criação da cee

O Tratado de Roma foi assinado a 25 de março de 1957 por seis países fundadores: Bélgica, França, Alemanha Ocidental, Itália, Luxemburgo e Países Baixos.

Question 1/5

Parlamento Europeu

Tribunal de Justiça

Comissão Europeia

Promover o desenvolvimento das atividades económicas entre os países membros. Aumentar a estabilidade e a convergência económica, prevenindo desigualdades regionais e promovendo a solidariedade. Elevar o nível de vida dos cidadãos europeus. Fortalecer a coesão entre os Estados-membros, através de uma política comum.

Objetivos/instituições

Impacto da CEE : Crescimento económico Poder de negociação Estabilidade política

Novo tratado: Em 1992, com a assinatura do Tratado de Maastricht, a CEE foi transformada na União Europeia (UE).

Evolução da cee

Novos constituintes: 1973: Entrada do Reino Unido, Irlanda e Dinamarca. 1981: Adesão da Grécia. 1986: Adesão de Portugal e Espanha. Estes alargamentos foram cruciais para consolidar a CEE como um projeto pan-europeu

Introdução da cidadinia europeia

A ideia de uma cidadania europeia emergiu da crescente integração política e económica na Europa, iniciada com a criação da Comunidade Económica Europeia (CEE) em 1957. À medida que os Estados-membros aprofundavam a cooperação, tornou-se evidente a necessidade de fortalecer o vínculo entre os cidadãos e as instituições europeias. O Tratado de Maastricht, assinado em 1992, foi um ponto de viragem ao introduzir, pela primeira vez, o conceito de cidadania europeia, formalizando direitos adicionais aos já conferidos pela cidadania nacional.

A cidadania europeia é conferida automaticamente a todas as pessoas que possuam a nacionalidade de um Estado-membro da União Europeia. Esta cidadania oferece direitos e deveres específicos no contexto europeu, sem prejudicar os direitos inerentes à cidadania nacional. O objetivo principal da cidadania europeia é permitir aos cidadãos usufruir de oportunidades e exercer direitos no território dos 27 Estados-membros da UE.

Principais conceitos da UE

DIreito à proteção Diplomática e Consular

Direito à Iniciativa Cidadã Europeia

Direito de Petição ao Parlamento Europeu e ao Provedor de Justiça Europeu

DIreito de Participação Política

Direito de livre Circulção e Residência

Diretos do cidadão europeu

Participar ativamente na vida democrática da UE, especialmente através do voto nas eleições para o Parlamento Europeu.

Contribuir para a promoção dos valores da União, como o respeito pelos direitos humanos, a democracia e o Estado de Direito.

Respeitar a legislação do país onde residem ou trabalham

DEveres do cidadão europeu

Desigualdade económica: A liberdade de circulação pode ser limitada na prática por desigualdades económicas entre os Estados-membros, o que dificulta a exerção efetiva de alguns direitos, nomeadamente o de residir ou trabalhar noutros países.

Desigualdade de direitos: Nem todos os cidadãos europeus estão igualmente capacitados para exercer plenamente os seus direitos, especialmente no que diz respeito à participação política.  Brexit: A saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit) exemplificou uma situação em que cidadãos europeus perderam o direito à cidadania europeia, levantando questões sobre o impacto da perda destes direitos. 

Desafios e Limitações da Cidadania Europeia

A cidadania europeia representa um passo importante na construção de uma Europa unida. Ao proporcionar direitos significativos, como o de livre circulação, participação política e proteção diplomática, a cidadania europeia aproxima os cidadãos das instituições, promovendo uma identidade europeia partilhada. Ambos os temas, a cidadania europeia e o caso de Emmett Till, são expressões de lutas contínuas pela igualdade de direitos e pela justiça social. A cidadania europeia foca na criação de um espaço onde todos os cidadãos possam desfrutar dos mesmos direitos e liberdades, sem discriminação, enquanto Justiça para Emmett Till nos lembra das dolorosas batalhas históricas contra a opressão racial

COnclusão

https://eurocid.mne.gov.pt/cidadania-europeia/cidadania-europeia-atraves-da-construcao-europeia. https://pjp-eu.coe.int/documents/42128013/47261383/Chapter1.pdf/f592d526-7008-4112-8a54-608ff3ef7771 https://eurocid.mne.gov.pt/cidadania-europeia/cidadania-e-cidadania-europeia https://eurocid.mne.gov.pt/artigos/direitos-e-deveres-dos-cidadaos-europeus https://eurocid.mne.gov.pt/cidadania-europeia https://pt.wikipedia.org/wiki/Cidadania_da_Uni%C3%A3o_Europeia https://www.ffms.pt/pt-pt/direitos-e-deveres/o-que-significa-cidadania-europeia-e-como-se-adquire

WEBGRAFIA

Obrigado pela antenção!

wrong answer...

wrong answer...