Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Infografia Neurociência

Cérebro

Created on October 8, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Halloween Infographic

Halloween List 3D

Magic and Sorcery List

Journey Map

Versus Character

Akihabara Connectors Infographic Mobile

Mobile mockup infographic

Transcript

Escola Secundária Dra. Laura Ayres Ano letivo- 2024/25 Psicologia B- 12ºano

O cérebro

Fig.1

Ana Raquel, Diana Pimentel, Íris Justino e João Piedade 7 de novembro de 2024
4. Complexidade do ser humano e o seu inacabamento biológico- 23; 4.1 Plasticidade- 24 e 25; Conclusão- 26; Bibliografia- 27 e 28.
Introdução- 3; 1. Caso de estudo- 4; 1.1 Desenvolvimento- 5; 2. Características do sistema nervoso- 6, 7 e 8; 2.1. Os neurónios- 9 e 10; 2.2. A sinapse- 11, 12 e 13; 3. Localização e função do cérebro- 14, 15 e 16; 3.1. Divisões do cérebro- 17; 3.2. Hemisférios cerebrais e áreas pré-frontais- 18, 19, 20 e 21;

Introdução

Introdução

O cérebro, órgão central do sistema nervoso, coordena funções vitais, pensamento e emoções. Hipócrates foi um dos primeiros a associá-lo ao pensamento, mas o estudo moderno começou no século XVII com Descartes e a ideia de reflexos. No século XIX, Santiago Ramón y Cajal descobriu que os neurónios são células individuais que se comunicam, formando a base da neurociência. Camillo Golgi desenvolveu a técnica que permitiu visualizar os neurónios. Essas descobertas revelaram a organização do sistema nervoso e a comunicação entre células.

Fig.3

Caso de estudo

Caso de Charles Whitman

Charles Whitman nasceu em 24 de junho de 1941, em Lake Worth, Flórida, numa família disfuncional, com um pai abusivo. Ele teve uma infância marcada por uma disciplina rigorosa, participou em atividades como o escotismo, foi acólito e aprendeu a manusear armas de fogo. Aos 18 anos, em 1959, ingressou no Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, onde foi reconhecido como um excelente atirador. Na noite de 31 de julho, ele escreveu uma carta de suicídio e em seguida matou a mãe e a esposa, deixando uma nota escrita à mão a lamentar o que fez. No dia seguinte, foi até à Universidade do Texas matando 17 pessoas e ferindo 31 pessoas, sendo logo em seguida morto a tiro. Na carta de suicídio, suplicava para lhe fazerem uma autópsia quando morresse e solicitava que os seus orgãos fossem doados para pesquisas relativamente à saúde mental.

Caso de Charles Whitman

A amígdala é uma parte fundamental do sistema límbico, que regula as emoções. Estudos mostram que lesões ou disfunções na amígdala podem estar associadas a comportamentos agressivos e falta de controle emocional.

Até que ponto Whitman ainda tinha controle das suas ações, apesar do tumor? Será que ele estava totalmente consciente e responsável pelos seus atos?

Características do sistema nervoso

Sistema Nervoso Central É a parte responsável pelas ações, sentimentos e pensamentos de uma pessoa. É composto pelo cérebro e a medula espinhal, que comunicam entre si através dos neurónios.

Sistema Nervoso Periférico É composto pelos nervos dentro do corpo e é responsável pelas funções aferentes e eferentes. É formado, também por músculos e glândulas.

Fig.7

fIG.6

Sistema Nervoso Periférico

Sistema Nervoso Autónomo Garante o regulamento interno do corpo, controlando as funções involuntárias do mesmo, como por exemplo, o batimento cardíaco e a pressão arterial.

Sistema Nervoso Somático É responsável pelas interações entre o SNC e o meio exterior, através dos sensos e dos nervos motores.

Fig.8

Sistema Nervoso Autónomo

Sistema Nervoso Simpático Alerta o corpo quanto a situações perigosas e intensifica as funções do corpo. O batimento cardíaco acelera e os pulmões expandem.

Sistema Nervoso Parassimpático Acalma o corpo e reduz o consumo de energia, de modo a manter a homeostasia.

Fig.9

Características do sistema nervoso
Os neurónios

Neurónios sensoriais Recolhe informação dos sentidos e dos órgãos internos e encaminham-na para o sistema nervoso central. São responsáveis por sentir o calor e a sensação da pele.

Neurónios motores São responsáveis pela transmissão de informação do sistema nervoso central aos músculos, órgãos e glândulas. Por exemplo, andar ou despir o casaco.

Neurónios de conexão São responsáveis pela coexão entre os três tipos de neurónios referidos anterioromente, também são responsáveis pela interpretação dos dados recolhidos dos outros neurónios.

Fig.10

A composição dos neurónios

Corpo celular- é o centro metabólico que contém as estruturas necessárias para a sobrevivência do neurónio, incluindo o núcleo celular que carrega a informação genética. Dentrites- Estrutura ramificada do neurónio responsável pela comunicação entre neurónios vizinhos, enviando informação para o corpo celular. Podem estar cobertas por uma bainha de mielina interrompida por vários nódulos. Axónio- Responsável por dirigir os impulsos do corpo celular para outros neurónios, músculos e glândulas através de terminais.

Fig.11

Características do sistema nervoso
Comunicação elétrica

Durante a despolarização, ocorre uma mudança na carga elétrica da membrana celular, gerando um potencial de ação que pode ou não ocorrer. Este impulso elétrico viaja pelo axónio. Após o impulso, o neurónio recupera o balanço elétrico e retorna ao seu estado de repouso ou polarização. Voltando, em seguida, a repetir o seu ciclo.

Fig13

Características do sistema nervoso
A Sinapse
A Sinapse

De modo simples, as conexões entre neurónios são denominadas sinapses. Quando o impulso elétrico percorre o neurónio, ele desencadeia a libertação de neurotransmissores na fenda sináptica. Esses neurotransmissores vão, então, conectar-se a recetores específicos no neurónio seguinte, mas isso só acontece se sua estrutura for compatível com os recetores sinápticos, de forma semelhante ao modo como uma chave se ajusta a uma fechadura. A sinapse divide-se em duas partes: elétricas e químicas.

Fig.12

O funcionamento dos neurónios espelho

Os neurónios-espelho desempenham uma função fundamental no comportamento humano. Estes neurónios são ativados quando alguém vê outra pessoa a realizar uma ação motora e imagina o próprio corpo a fazer essa ação, como se estivesse a imitar o outro. Um exemplo da utilização dos neurónios-espelho é num contexto de aula de ginástica, onde o professor explica um movimento e o demonstra para exemplificar.

Fig.14

Fig.15

O Cérebro Humano: Centro de Controlo do Corpo

O cérebro humano é um órgão fascinante e complexo. É o centro de controlo do nosso corpo, responsável por todas as nossas ações e pensamentos. Vamos explorar as maravilhas deste órgão extraordinário e descobrir como ele funciona.

Fig.16

Localização e Função do Cérebro

O cérebro está situado no interior da caixa craniana, protegido por ossos e líquido cefalorraquidiano.
Localização
É o centro de controlo de todo o organismo, coordenando ações voluntárias e involuntárias.
Função principal
O cérebro é a parte mais importante do sistema nervoso, processando informações de todo o corpo
Sistema nervoso

Fig.17

LOCALIZAÇÃO E FUNÇÃO DO CÉREBRO
-O cérebro consome 1/5 da energia corporal;

Fig.19

-O cérebro inclui dois hemisférios, o direito e o esquerdo, cada um com quatros lobos;

Fig.20

Fig.23

-“…No ser humano adulto, o cérebro pesa cerca de 1450 gramas (quatro vezes mais pesado do que ao nascer) e é composto por cerca de 86 milhões de neurónios e cerca de 85 milhões de células da glia…” (LEONOR; RIBEIRO, 2024: 44)

Fig.21

Fig.22

As diferentes divisões do cérebro

O cérebro superior

O cérebro primitivo

O cérebro intermédio

Esta divisão contêm as estruturas mais básicas do cérebro, como o tronco cerebral que é responsável por os nossos pensamentos inconscientes quanto à sobrevivência, e o cerebelo, que é responsável pelo nosso equilibrio, coordenação e movimentos finos.
Esta segmentação do cérebro é responsável pelas nossas emoções, aprendizagem, comportamento e pela nossa atenção. Este é constituido pelas estruturas relacionadas com o sistema límbico e pela formação reticular.
Por último, esta ramificação do cérebro é responsável pelos nossos comportamentos e processos mentais complexos, e também está encarrege da transportação de informação entre os dois hemisférios cerebrais. Os orgãos que são responsáveis por esta divisão é o córtex cerebral e o corpo caloso.

Fig.24

Os hemisfério cerebrais

Ambos os hemisférios cerebrais constituem funções independendes que complementam um ao outro, realizando tarefas ou ações complementares de forma sistémica e integrada.

O hemisfério direito é responsável pela compreensão de padrões especiais e sons complexos, estando naturalmente relacionado com a música. Este é utilizado nas tarefas visuais e na comunicação não verbal, como a postura e a linguagem gestual.

Hemisfério esquerdo

O hemisfério esquerdo é maioritariamente responsável pelo pensamento abstrato e analítico, e pelo cálculo. Também é responsável pela compreensão linguistica, nomeadamente a escrita e a leitura.

Hemisfério direito

Áreas Funcionais do Córtex Cerebral

O córtex cerebral é uma estrutura complexa com diversas áreas funcionais. Estas áreas desempenham papéis cruciais nas funções cognitivas, sensoriais e motoras. Vamos explorar as principais regiões do córtex e suas especializações.

Fig.25

Áreas anatómicas

Lobo Parietal

Lobo Frontal

Lobo Occipital

Lobo Temporal

Áreas funcionais (primárias e associativas)

Córtex motor

Córtex associativo

Córtex somatossensorial

Córtex visual

Área de bronca

Área de Wernicke

Córtex auditivo

O caso de Charles Whitman

Relação com o homúnculo motor
Relação com o homúnculo Somatossensorial

O tumor próximo ao sistema límbico pode ter afetado a forma como Whitman percebia estímulos, tornando-os emocionalmente mais intensos e ameaçadores

Embora Whitman não apresentasse dificuldades motoras, o tumor próximo à amígdala poderia ter impulsionado respostas motoras agressivas e impulsivas.

Alterações cerebrais nessa região podem intensificar a agressividade e transformar estímulos neutros em ameaçadores

A amígdala hiperativada intensifica respostas de "luta ou fuga", ativando o córtex motor para ações rápidas e agressivas

Esse mecanismo reduz a intervenção do córtex pré-frontal (racional), aumentando a impulsividade e dificultando o controle emociona

Isso demonstra que alterações no cérebro afetam tanto a percepção sensorial quanto a percepção emocional

Fig.26

O inacabamento Biológico do ser humano

O inacabamento Biológico manifesta-se na grande quantidade de tempo em que o ser humano demora a conseguir realizar ações, em que destacam-se três aspetos:
  • A prematuridade humana, que é caracterizado como os bebés nascerem imcompletos e com poucas competências, como por exemplo, o cérebro.
  • O prolongamento da infância, em que reflete-se no tempo que demora a um bebé a desenvolver-se e a adquirir as suas capacidades, comparado com outras espécies.
  • A juvenilização, que é caracterizado como os tratos físicos que nós temos desde infância, como a tolerância à lactose ou à pouca pilosidade no nosso corpo, e os comportamentos juvenis, como brincar, a curiosidade, entre outros.

Fig.27

O inacabamento biológico do ser humano

Plasticidade

A neurociência mostrou que o cérebro humano é menos rígido do que se pensava. Embora o seu desenvolvimento seja geneticamente programado, é muito influenciado pelo ambiente. As experiências moldam a aprendizagem e o sistema neuronal modifica-se ao longo da vida. O estudo das lesões cerebrais e dos seus efeitos contribui para o avanço do conhecimento da função cerebral, tal como a análise da recuperação das mesmas contribui para o aumento progressivo desse conhecimento. Em alguns casos de lesões cerebrais, pode ocorrer uma recuperação, como por exemplo, uma pessoa que possua afasia de Broca pode recuperar a fluência do discurso.

A plasticidade é um mecanismo importante que, com a neurogénese, possibilita ao cérebro o reforço e a recuperação das suas estruturas e funções.

Fig.28

O inacabamento biológico do ser humano

Plasticidade

A plasticidade distingui-se entre:

  • Função de suplência ou função vicariante: processo de adaptação para compensar as funções que foram perdidas ou para maximizar aquelas que foram mantidas em caso de lesão cerebral.
  • Plasticidade desenvolvimental: processo que acontece ao longo do desenolvimento cerebral normal, desde o ínicio do processamento de informação sensorial até à idade adulta.

Quando há neurónios destruídos, existem duas formas de recuperar de uma lesão:

  • Formação de novas ligações: os axónios podem desenvolver ramos colaterais, originando assim uma reorganização dos circuitos neuronais locais.
  • Substituição da função: outras partes do cérebro assumem funções antes asseguradas pela área danificada.

Fig.29

Conclusão

Aderir com o código:93899700

Bibliografia

https://www.expandmedico.com.br/post/o-lado-esquerdo-do-cérebro-é-o-seu-lado-mais-desenvolvido https://blog.netscandigital.com/artigos/os-dois-lados-do-cerebro/ https://filosofiaepsicologianaesars.weebly.com/uploads/8/7/9/5/8795646/a_complexidade_e_o_inacabamento_humanos.pdf Fig.1- https://pt.pinterest.com/pin/249035054389184644/ Fig.2-https://s2-g1.glbimg.com/9fqFAkoLCFghtOrgeQ4w_46YKcE=/1200x/smart/filters:cover():strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/F/m/mCY1umQHSAMk4hb1dfTw/cerebro-2.jpg Fig.3-https://i.pinimg.com/enabled_lo/564x/be/52/54/be52548aefa3710355ef1db7e65b909a.jpg Fig.4/5- https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/73/Charles_Whitman_%281963%29.jpg/250px-Charles_Whitman_%281963%29.jpg Fig.6-https://i.pinimg.com/564x/60/f9/70/60f97038d08714bec445bbb582245416.jpg Fig.7-https://i.pinimg.com/564x/01/a2/f1/01a2f163da3571192f20be93b9a7e9a1.jpg Fig.8- https://i0.wp.com/blog.portaleducacao.com.br/wp-content/uploads/2021/03/418-Diviso%CC%83es-do-Sistema-Nervoso_-Soma%CC%81tico-e-Auto%CC%82nomo-.jpg Fig.9- https://static.significados.com.br/foto/sistema-nervoso-st.jpg Fig.10-https://i.pinimg.com/736x/76/86/83/7686838306276093d02f7a7a18bfcfb9.jpg Fig.11- https://metodosupera.com.br/wp-content/uploads/2014/09/como-funcionam-os-neuronios-exercicios-para-o-cerebro.jpg Fig.12-https://i.pinimg.com/564x/cf/81/95/cf81955b6bafba8578539cc9c3b32c1c.jpg Fig.13-https://cdrh-rst.fda.gov/sites/default/files/styles/card_large_image/public/2024-01/Neuro.jpg?h=43a1839e&itok=gU2A-Yg6 Fig.14- https://images.app.goo.gl/qWwjrRVK9DuQNn42A Fig.15-https://impulsiona.org.br/wp-content/uploads/2020/03/capamateria-edfisicaemcasa-1.png Fig.16-https://i.pinimg.com/564x/32/28/fc/3228fc28de075aa742808b772931cf9b.jpg Fig.17- https://pin.it/lP8mhyPx2 Fig.19- https://www.google.com/imgres?imgurl=https%3A%2F%2Fmedia.istockphoto.com%2Fid%2F533707554%2Fpt%2Ffoto%2Fesquerda-e-direita-do-c%C3%A9rebro-humano-anatomia.jpg%3Fs%3D170667a%26w%3D0%26k%3D20%26c%3D1EHOlykpjrUylg5X0CTPEYV_PE5i5889aM6xk5raApM%3D&tbnid=hByAc13rf-MnZM&vet=1&imgrefurl=https%3A%2F%2Fwww.istockphoto.com%2Fbr%2Ffoto%2Fesquerdo-e-direito-do-c%C3%A9rebro-humano-anatomia-gm533707554-94547755&docid=2VTLKW3rUmIs9M&w=393&h=437&hl=pt_PT&source=sh%2Fx%2Fim%2Fm1%2F3&kgs=35e38c321fddd0a3&shem=abme%2Ctrie

Bibliografia

Fig.20-https://i.pinimg.com/564x/29/0c/b6/290cb6439c01d374a731bcc1abf67ffb.jpg Fig.21- https://i.pinimg.com/564x/4c/41/88/4c418854316db3dad01522b2e290f578.jpg Fig.22- https://i.pinimg.com/564x/aa/7a/6a/aa7a6ad04984e5dd469232446d87d3f7.jpg Fig.23- https://i.pinimg.com/736x/ac/e8/24/ace824b6f8c7ca981ea1841d73fe4dcd.jpg Fig.24- https://www.google.com/imgres?q=brain%20&imgurl=https%3A%2F%2Fwww.brainline.org%2Fsites%2Fall%2Fmodules%2Fcustom%2Fbl_brain%2Fimages%2Fbrain-lateral.png&imgrefurl=https%3A%2F%2Fwww.brainline.org%2Ftbi-basics%2Finteractive-brain&docid=sOSVlucQBnHFEM&tbnid=orFgZlPOPlSuTM&vet=12ahUKEwi9tYr72siJAxWkcPEDHYRwLu4QM3oECGQQAA..i&w=900&h=697&hcb=2&ved=2ahUKEwi9tYr72siJAxWkcPEDHYRwLu4QM3oECGQQAA Fig.25-https://i.pinimg.com/236x/74/75/74/7475745a7669e433f6d0c4ea6bdf1475.jpg Fig.26- https://i.pinimg.com/564x/29/0c/b6/290cb6439c01d374a731bcc1abf67ffb.jpg Fig.27- https://www.google.com/search?sca_esv=c263faa809bdb49e&q=inacabamento+biologico&udm=2&fbs=AEQNm0A_ElqRadfJ052eEZYKSIj__pYFaFHKdnGcO42W-poa4g2G1aq-21w5etE1rQobdh22zQAimTJX-VBA31gOlnTDLbCrcVQUJK_cpnzf1tI53O7UFSRkNxYEDKOgtnW3l_tI2-T-Z4sgzUhvdq8IJ0fZ4P-z3v-yi5QGwFeWb9WB4WFSLk3iDO3QEJQZrGuT-7PaEL9F&sa=X&ved=2ahUKEwjTqfLJvMiJAxWqc_EDHVLAIGMQtKgLegQIDxAB&biw=1495&bih=735&dpr=1.25#vhid=qigjt2IicoiYNM&vssid=mosaic Fig.28- https://www.google.com/search?sca_esv=c263faa809bdb49e&q=plasticidade&udm=2&fbs=AEQNm0A_ElqRadfJ052eEZYKSIj__pYFaFHKdnGcO42W-poa4g2G1aq-21w5etE1rQobdh1IdecRVMDt4lCxK40Uy8HFK8FujiP09DmZcfrrXSEipVnsYsXAswWm6gZ_rjcJnAUkoZLvTfQPpjSFR8Pn1swmc8BGeuH96lNZowXvYn4quxNGivKiRwZqo_ExcYtay2KuDHs1&sa=X&ved=2ahUKEwj-odXhu8iJAxUnVqQEHQCsBfYQtKgLegQIERAB&biw=1495&bih=735&dpr=1.25#vhid=KdhiNs6k2QhdQM&vssid=mosaic Fig.29- https://www.google.com/search?sca_esv=c263faa809bdb49e&q=plasticidade&udm=2&fbs=AEQNm0A_ElqRadfJ052eEZYKSIj__pYFaFHKdnGcO42W-poa4g2G1aq-21w5etE1rQobdh1IdecRVMDt4lCxK40Uy8HFK8FujiP09DmZcfrrXSEipVnsYsXAswWm6gZ_rjcJnAUkoZLvTfQPpjSFR8Pn1swmc8BGeuH96lNZowXvYn4quxNGivKiRwZqo_ExcYtay2KuDHs1&sa=X&ved=2ahUKEwj-odXhu8iJAxUnVqQEHQCsBfYQtKgLegQIERAB&biw=1495&bih=735&dpr=1.25#vhid=aXvrJZpLHrUHoM&vssid=mosaic https://chatgpt.com/ www.escolavirtual.pt Citação: LEONOR, André, Ribeiro, Filipe (2024), Nós de novo, 44, Porto, Areal Editores Citação: LEONOR, André, Ribeiro, Filipe (2024), Nós de novo, 52, Porto, Areal Editores

Plasticidade

(1) Capacidade do cérebro se transformar em função da experiência e da aprendizagem (2) Capacidade do cérebro compensar perdas no tecido cerebral causadas por lesão ou doença (LEONOR; RIBEIRO; 2024, 52 - "Palavra-chave")

Homúnculo motor

O O homúnculo motor Ilustra a especialização do córtex motor para diferentes partes do corpo.

Desproporção

Boca, mãos e língua

são desproporcionalmente grandes no homúnculo motor, pois exigem movimentos finos e precisos, necessitando assim de mais neurônios para controlá-los

mapeamento do homúnculo motor reflete que cada parte do corpo ocupa um “espaço” no córtex motor de acordo com a precisão necessária para seu movimento

Se houver um dano em uma área específica do córtex motor, a parte do corpo que essa área controla pode perder função

Homúnculo somatossensorial

O homúnculo somatossensorial é uma representação gráfica das áreas do córtex somatossensorial dedicadas à sensibilidade de diferentes partes do corpo

Curiosidade

Deformatação

Em casos de lesão ou amputação, o homúnculo somatossensorial pode se reorganizar. Por exemplo, se uma pessoa perde um membro, a área correspondente a ele no córtex pode ser "reaproveitada" para processar informações de outras partes do corpo, o que é um exemplo da neuroplasticidade do cérebro.

Partes do corpo com sensibilidade mais fina, como os lábios, as mãos e a língua, ocupam áreas maiores no homúnculo somatossensorial, em comparação às que não ocupam tanto, como o troco

Hemisfério esquerdo

O hemisfério esquerdo tem mais 200 milhões de neurónios que o direito

Melhoramento

Lógica

É possível melhorar esta parte do cérebro, estimulando-o mais com ações como aprender uma lingua ou jogando jogos de memória.

Este hemisfério é responsável pelo pensamento lógico e racional de alguém.

Quando alguém tem o hemisfério esquerdo mais desenvolvido é uma pessoa mais organizada e com as qualificações de ser um lider. Porém, esta pessoa poderá não ser muito agradável sociavelmente e mais séria.

Hemisfério Direito

Melhoria

Criatividade

O hemisfério está mais relacionado com o stress.

A criatividade não envolve só a arte, como também envolve a intuição, a imaginação, a subjetividade, entre outros.

A maioria das formas de como melhorar o cérebro jásão muito conhecidas, como ter uma boa noite de sono, comer nutrientes e quebra-cabeças, entre outros.

Ao contrário da personalidade que alguém desempenha com o hemisfério esquerdo mais desenvolvido, se alguém tiver o hemisfério direito mais desenvolvido, ele irá desempenhar uma personalidade mais emotiva, mais abstrata e mais criativa.