Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Reprodução humana
frango86b
Created on October 8, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Higher Education Presentation
View
Psychedelic Presentation
View
Vaporwave presentation
View
Geniaflix Presentation
View
Vintage Mosaic Presentation
View
Modern Zen Presentation
View
Newspaper Presentation
Transcript
REproduçãohumana
Francisco Branco, 12º anoTrabalho de Biologia
índice
- Introdução
- Sistemas reprodutores
- Formação dos gametas
- Fecundação
- Resumo
- Webgrafia
Introdução
A reprodução humana é um processo complexo, que envolve uma série de etapas de maturação do corpo feminino e masculino. No entanto, os casais com problemas de fertilidade podem recorrer a técnicas de reprodução.
Na espécie humana, os gametas são o oócito (gâmeta feminino) e o espermatozoide (gâmeta masculino). Os gâmetas são formados por um processo denominado gametogénese em órgãos chamados gónadas: os ovários (gónadas feminino) e os testículos (gónadas masculino).
Sistema reprodutor feminino
Sistema reprodutor feminino:
Gametogénese (oogénese)
Ocorre no ovário. Responsável pela produção do oócito maduro. Esse processo inicia-se antes mesmo do nascimento da mulher e é retomado na puberdade. A mulher, no entanto, não produz gâmetas durante toda a vida adulta: a oogénese é interrompida por volta dos 50 anos de idade.
Sistema reprodutor feminino:
Ciclo ovárico
- Fase folicular: Inícia-se com a menstruação, em que o folículo ovárico se desenvolve, produzindo estrogênio.
- Ovulação: O oócito maduro é libertado pelo ovário.
- Fase luteínica: O corpo lúteo forma-se e produz progesterona para preparar o útero. Se não houver gravidez, o corpo lúteo degenera e ocorre a menstruação.
Sistema reprodutor feminino:
Ciclo uterino
- Fase menstrual (dia 1-5): ocorre quando o oócito não é fecundado. O revestimento do útero (endométrio) descama e é expelido através da menstruação.
- Fase proliferativa (dia 5-14): após a menstruação, os níveis de estrogénio aumentam, levando a uma reconstrução da camada do endométrio.
- Fase secretora (dia 14-28): o endométriodesemvolve-se ainda mais, sob influência da progesterona, tornando-se mais espesso e rico em nutrientes. Se não houver fecundação, os níveis hormonais caem, e o ciclo reinicia com a fase menstrual.
Sistema reprodutor feminino:
Sistema reprodutor feminino:
Gravidez
A gravidez ocorre quando o espermatozoide se une ao oócito (fecundação). A fecundação dá-se geralmente dentro de uma das trompas de Falópio.
- O oócito fecundado desloca-se através da trompa de Falópio e chega ao útero, onde se liga à parede interna(nidação) e começa a crescer.
- Tornando-se então, através de processos de multiplicação celular, em feto e placenta; a placenta é o órgão que conecta o feto ao útero.
Sistema reprodutor masculino
Sistema reprodutor masculino:
Gametogénese (espermatogénese)
A espermatogénese é o processo que leva à formação dos espermatozoides. Ocorre no interior dos testículos, nos chamados tubos seminíferos. E inicia-se na puberdade e acontece durante toda a vida adulta, influenciado pela hormona testosterona.
Sistema reprodutor masculino:
Espermatozoides
Os espermatozoides são as células sexuais masculinas, que podem fecundar o oócito feminino e com isso dar início a uma gestação. Os testículos produzem milhões de espermatozoides, que depois vão para o epidídimo para amadurecer. Em seguida, deslocam-se através de um tubo comprido denominado canal deferente, para depois passarem pela uretra e saírem pelo pénis.
Sistema reprodutor masculino:
Ejaculação
A ejaculação é a libetação dos espermatozoides do pénis. Os músculos se contraem e empurram os espermatozoides através da uretra.
Fecundação
A fecundação é o momento em que o espermatozoide consegue penetrar no oócito, o que acontece durante o período fértil da mulher. Após fecundação do oócito, há formação do zigoto, que se irá desenvolver e formar o embrião e, posteriormente, o feto. A fecundação ocorre nas trompas de Falópio, e o zigoto começa a dividir-se enquanto se desloca até chegar ao útero. Ao chegar ao útero, é implantado na parede do útero, num processo conhecido como nidação, que acontece cerca de 6 a 7 dias após a fecundação.
Resumo
Ovário
Gametogénese (oogénese)
Oócito
Fecundação
Zigoto
Gametogénese (espermatogénese)
Espermatozoides
Testículos
ligaçam á parede do utero (nidaçao)
Embrião
Feto
Parto
Webgrafia
Chat GPTTua saúde: https://www.tuasaude.com/como-acontece-a-fecundacao/ MSD Manual: https://www.msdmanuals.com/pt/ Mundo Educação: https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/ Reis, J., Guimarães, A.,Saraiva,A.B.,& Novais,H. (2024). Odisseia - Biologia - 12° ano. Porto Editora
Obrigado pela vossa atenção!
Útero
O útero é um órgão musculoso, com paredes espessas. A principal função do útero é abrigar o feto em desenvolvimento.
Testículos
Prtegidos pelo escroto, que produzem espermatozoides e testosterona, um hormonas sexual masculina.
Vesículas seminais e próstata
Produção do líquido que compõe o esperma.
Trompas de Falópio
As trompas de Falópio, conectam as margens superiores do útero aos ovários, mas não se ligam diretamente a eles. Além disso também é nas trompas de Falópio onde ocorre a fecundação.
Ovários
Os ovários estão unidos ao útero pelas trompas de Falópio. Além de produzirem as hormonas sexuais femininas (estrogénio e progesterona), os ovários produzem e libertam os oócitos.
Vagina
A vagina é um tubo muscular, macio e elástico, que conecta os órgãos genitais externos ao útero. Nesta região, podem ser inseridos métodos contraceptivos, como o diafragma ou o anel vaginal.
A vagina tem uma função central na atividade sexual e na reprodução. É através dela que passam:
- os espermatozoides em direção ao oócito pelo útero e trompas de Falópio;
- o sangue menstrual ou o bebé no parto.
Uretra
O canal que transporta a urina e o sémen através do pénis.
Pénis
O órgão sexual masculino que se enche de sangue durante a relação sexual, causando uma ereção.
Epidídimo
Um órgão conectado ao testículo, no qual os espermatozoides são armazenados e amadurecem.
Canal deferente
Um tubo que transporta os espermatozoides desde o epidídimo até o pénis.