Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
apresentação TIC
Miguel Carvalhanas
Created on October 8, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Ano letivo 24/25
Feito por: Miguel Carvalhanas Nº22 7ºD Professora: Carolina Gonçalves Tecnologias de Informação e Comunicação
Poderemos viver eternamente na forma digital?
A imortalidade digital é um conceito em que se preserva a identidade de uma pessoa, a sua memória, personalidade e interações em um ambiente digital depois da sua morte física. Ao abordar este tema existem 3 tópicos a serem falados: - Preservação da Identidade da Pessoa - Inteligência Artificial (IA) - Questões Morais
O QUE É A IMORTALIDADE DIGITAL?
A imortalidade digital refere-se á ideia de preservar a identidade da pessoa com fotos e videos guardados na nuvem. Tambem nas mensagens e interações nas redes sociais, para manter uma versão digital da pessoa após a sua morte.
Preservação da Identidade da Pessoa
Com o avanço da tecnologia, é possivel criar avatares digitais ou sistemas de IA que replicam a pessoa, a sua personalidade e os padrões de fala da mesma. Permite ainda que amigos e familiares continuem a "interagir" com a pessoa falecida, como se ela ainda estivesse presente de forma digital.
Avatar e inteligência artificial
A imortalidade digital levanta debates sobre privacidade, consentimento e o impacto emocional dessas interações nas outras pessoas. Para além disso trás questões como pondo em causa se as representações são autênticas ou apenas simulações baseadas em dados que não apresentem a realidade.
Questões morais
A minha opinião acerca desta pergunta é que não poderemos viver eternamente na forma digital pois acredito que seja impossivel retratar e imitar a personalidade e a forma de uma pessoa falecida porque somos únicos. Tambem acho que vai trazer problemas emocionais aos familiares pois não existe como compensar a morte de uma pessoa.
A minha opinião/conclusão sobre "poderemos viver eternamente na forma digital?"
- https://eco.sapo.pt/opiniao/imortalidade-digital-estaremos-prestes-a-conseguir-viver-para-sempre/
- https://leitor.jornaleconomico.pt/noticia/digital-afterlife-pode-a-tecnologia-fazer-nos-viver-para-sempre