Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Módulo Didáctico História

Diogo Xavier

Created on October 7, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Feito por:Diogo Xavier

Religiao

Mitologia grega

Pag. 14

Pag. 09

Pag. 06

Pag. 03

festas e localização

Contos e Mitos

Deuses Gregos

O que é a religião grega

Indice

01

Aqui irei resumir com é e como funcionava a religião grega

O que é a religião grega

Os gregos eram politeístas e acreditavam na existência de vários deuses. O principal deus grego foi Zeus, que governava homens e deuses do Monte Olimpo. Os gregos também acreditavam em heróis, filhos de deuses e mortais, e em muitos outros seres mitológicos.

Como foi a religião grega

01

Eles organizavam e reuniam a população desde a sua construção. Assim, as formas de acreditar eram variáveis, e cada templo ditava uma crença. A religiosidade era vivenciada a partir da contribuição das pessoas, seja na difusão de mitos ou mesmo na feitura de imagens nos templos.

Como se organizavam

01

02

Agora vou mostrar alguns dos 12 deuses gregos.

Deuses Gregos

Os deuses gregos eram as divindades que faziam parte da religião tradicional da Grécia Antiga. Os gregos acreditavam que seus deuses tinham forma humana e possuíam sentimentos típicos dos humanos, como alegria, ódio e tristeza. Eles poderiam interferir diretamente na vida dos seres humanos e residiam no Monte Olimpo.

O que são os deuses gregos

02

+info

+info

+info

02

03

Contos e mitos

Na mitologia grega, contos e mitos são histórias que explicam a origem do mundo, os feitos dos deuses e heróis, e fenômenos naturais. Eles serviam para transmitir valores culturais, ensinamentos morais e explicar aspectos do universo que os gregos antigos não compreendiam. Mitos envolvem deuses como Zeus, Atena e Apolo, abordando suas relações e poderes, enquanto contos frequentemente relatam as aventuras de heróis como Héracles, Teseu e Odisseu. Essas narrativas explicavam tradições, práticas religiosas e a condição humana, sendo parte fundamental da religião e cultura grega.

Contos e mitos gregos

03

04

festas e localização

Monte Olimpo: Considerado a morada dos deuses, um local onde as principais divindades, lideradas por Zeus, residiam e governavam o mundo. O Olimpo simbolizava o poder supremo e a hierarquia divina. Delfos: Conhecido por seu oráculo, Delfos era um dos centros religiosos mais importantes da Grécia. Os gregos acreditavam que Apolo proferia suas profecias por meio da sacerdotisa Pítia. Era também considerado o "umbigo do mundo", ou o centro da Terra. Acrópole de Atenas: Situada em uma colina, a Acrópole abrigava o Partenon, um templo dedicado à deusa Atena, padroeira de Atenas. Além de sua função religiosa, a Acrópole era um símbolo cultural e político da cidade.

Locais sagrados

04

Dionísias: Dedicadas a Dionísio, com apresentações teatrais e celebrações com vinho. Mistérios de Elêusis: Rituais secretos em Eleusis para Deméter e Perséfone, ligados ao ciclo da vida e morte. Jogos Olímpicos: Em Olímpia, com competições esportivas em honra a Zeus.

Festas

04

Mapa da Grécia Antiga

04

Espero que tenham gostado

Obrigado pela vossa atenção

Fim

A Queda de Ícaro, de Jacob Peter Gowy (1635–1637)

Um conto grego famoso é o de Dédalo e Ícaro. Dédalo, um habilidoso inventor, e seu filho Ícaro foram aprisionados pelo rei Minos na ilha de Creta. Para escapar, Dédalo construiu asas de cera e penas para ambos, advertindo Ícaro a não voar muito alto, pois o calor do sol derreteria a cera. Ignorando o aviso, Ícaro voou alto demais, e o calor do sol fez suas asas derreterem. Ele caiu no mar e morreu. O conto destaca a importância de seguir conselhos e os perigos da ambição desmedida.

Zeus Reconstrução da estátua em Fídias, num desenho de Maarten van Heemskerck

Zeus

Zeus é o pai dos deuses que exercia a autoridade sobre os deuses olímpicos na antiga religião grega. É o deus dos céus, raios, relâmpagos que mantêm a ordem e justiça na mitologia grega.

Posídon

Posídon é o deus grego do mar, dos terremotos e dos cavalos. Irmão de Zeus e Hades, é representado com um tridente, que usa para controlar as águas e causar terremotos. Conhecido por seu temperamento imprevisível, Posídon estava envolvido em disputas com deuses e mortais, como a rivalidade com Atena por Atenas. Ele é pai de várias figuras míticas, incluindo heróis e monstros.

Atena

Atena na mitologia grega, a deusa da civilização, da sabedoria, da estratégia em batalha, das artes, da justiça e da habilidade. Uma das principais divindades do panteão grego e um dos doze deuses olímpicos, Atena recebeu culto em toda a Grécia Antiga e em toda a sua área de influência, desde as colônias gregas da Ásia Menor até as da Península Ibérica e norte da África. Sua presença é atestada até nas proximidades da Índia. Por isso seu culto assumiu muitas formas, além de sua figura ter sido sincretizada com várias outras divindades das regiões em torno do Mediterrâneo, ampliando a variedade das formas de culto.