Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Imagem Interativa Essencial
samuel e martim cunha
Created on October 7, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Practical Interactive Image
View
Akihabara Square Interactive Image
View
Akihabara Interactive Image
View
Essential Interactive Image
View
Interactive Team Image
View
Image with Audio
View
Image with interactive hotspots
Transcript
Ataques de ransomware
Como exatamente um agente de ameaça realiza um ataque de ransomware? Primeiro, ele precisa obter acesso a um dispositivo ou rede. O acesso permite que ele utilize o malware necessário para criptografar ou bloquear seu dispositivo e seus dados. Há várias maneiras diferentes pelas quais o ransomware pode infectar seu computador
Criptografia de arquivos e exigência de resgate
Seja qual for o método usado pelo agente da ameaça, depois que ele obtém acesso e o software de ransomware (normalmente ativado pela vítima ao clicar em um link ou abrir um anexo) criptografa seus arquivos ou dados para que você não possa acessá-los, você verá uma mensagem exigindo o pagamento de um resgate para restaurar o que foi tirado. Geralmente, o invasor exige o pagamento por meio de criptomoeda.
Como posso remover o ransomware?
Dizem que uma grama de prevenção vale mais que um quilo de cura. Isso certamente é verdade quando se trata de ransomware. Se um invasor criptografar seu dispositivo e exigir um resgate, não há garantia de que ele o descriptografará, quer você pague ou não. Por isso, é fundamental estar preparado antes de ser atingido por um ransomware. Duas medidas importantes a serem tomadas são: Instale um software de segurança antes de ser atingido por um ransomware. Faça backup de seus dados importantes (arquivos, documentos, fotos, vídeos, etc
Como o ransomware afeta minha empresa?
GandCrab, SamSam, WannaCry, NotPetya - todos esses são tipos diferentes de ransomware e estão atingindo fortemente as empresas. De fato, os ataques de ransomware a empresas aumentaram 88% no segundo semestre de 2018, à medida que os criminosos cibernéticos se afastam dos ataques focados no consumidor. Os criminosos cibernéticos reconhecem que grandes negócios se traduzem em grandes pagamentos, visando hospitais, órgãos governamentais e instituições comerciais. Ao todo, o custo médio de uma violação de dados, incluindo remediação, penalidades e pagamentos de ransomware, é de US$ 3,86 milhões.
Definição de ransomware
O malware de resgate, ou ransomware, é um tipo de malware que impede que os usuários acessem seus sistemas ou arquivos pessoais e exige o pagamento de um resgate para recuperar o acesso. Embora algumas pessoas possam pensar que "um vírus travou meu computador", o ransomware normalmente é classificado como uma forma de malware diferente de um vírus.
Histórico de ataques de ransomware
O primeiro ransomware, conhecido como PC Cyborg ou AIDS, foi criado no final da década de 1980. O PC Cyborg criptografava todos os arquivos no diretório C: após 90 reinicializações e, em seguida, exigia que o usuário renovasse sua licença enviando US$ 189 pelo correio para a PC Cyborg Corp. A criptografia usada era simples o suficiente para ser revertida e, portanto, representava pouca ameaça para aqueles que tinham conhecimento de informática.
fontes:
https://www.malwarebytes.com/pt-br/ransomware
Ransomware móvel
Não foi até o auge do infame CryptoLocker e outras famílias semelhantes em 2014 que o ransomware foi visto em grande escala em dispositivos móveis. O ransomware para dispositivos móveis geralmente exibe uma mensagem informando que o dispositivo foi bloqueado devido a algum tipo de atividade ilegal. A mensagem afirma que o telefone será desbloqueado após o pagamento de uma taxa. O ransomware para dispositivos móveis geralmente é fornecido por meio de aplicativos mal-intencionados e exige que você inicialize o telefone no modo de segurança e exclua o aplicativo infectado para recuperar o acesso ao seu dispositivo móvel.