Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Sequência didática matemática

Tatiana Silva Lourenco

Created on October 7, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Afonso nº1Ana Nº2 Diana nº9 Tatiana nº22

MATEMÁTICA

Método d´hont

Conclusão

Explicação do método

Exemplos e resolução

ÍNDICE

Start

Explicação do método

Exemplos e Resolução

Start

O médoto de D´hondt é usado para distribuir proporcionalmente cadeiras em eleições, favorencendo partidos com mais votos. Sua principal vantagens é a simplicidade e a capacidade de forma maiorias, facilitando a governabilidade. No entanto, tende a penalizar partidos menores, reduzindo sua representação.

Conclusão

segundo exemplo prático:

Os alunos do Curso Profissional de Gestão Desportiva organizaram um evento com quatro modalidades desportivas. Para incentivar a participação dos alunos, decidiram distribuir, proporcionalmente e de acordo com o número de incritos em cada modalidade, 5 prémios. O número de inscritos nas quatros modalidades foi o seguinte:

Método d'Hondt

O método de D'Hondt é um sistema de distribuição de lugares em sistemas eleitorais proporcionais, muito utilizado em vários países, incluindo Portugal, para a eleição de deputados. Foi proposto pelo jurista belga Victor D'Hondt em 1878 e é especialmente conhecido pela forma como distribui os mandatos de forma proporcional, mas favorecendo ligeiramente os partidos maiores em relação aos partidos menores.

Distrubuem-se os mandatos pelas listas: Lista A: 3 mandatos; Lista B: 0 mandatos; Lista X: 1 mandato; Lista Z: 3 mandatos;

Escrevem-se os quocientes por ordem decrescente e associam-se às respetivas listas: 1º 280(A) 2º 254(Z) 3º 144(X) 4º 140(A) 5º 127(Z) 6º 93,33(A) 7º 84,67(Z

Procede-se à divisão dos votos obtidos por 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 (há 7 mandatos a atribuir).

Resolução do exemplo

A sua aplicação pode ser explicada passo a passo da seguinte forma:

  • Total de votos por partido: Primeiro, contam-se os votos obtidos por cada partido em cada círculo eleitoral.
  • Divisores sucessivos: Os votos de cada partido são divididos sucessivamente por 1, 2, 3, 4, etc., criando uma tabela de quocientes.
  • Distribuição de mandatos: São atribuídos os mandatos (lugares) aos partidos de acordo com os maiores quocientes até que todos os lugares disponíveis no círculo eleitoral sejam distribuídos.

Como funciona o método de D'Hondt?

Exemplo prático:

Na escola, com 1250 alunos,foi organizada a eleição dos elementos constituintes da Associação de estudantes. Apresentaram-se 4 listas concurso, A,B,X,e Z, e venceu a lista A por maioria simples.No entanto,depois de aplicarem este método,colocaram as seguintes questões: E se o método aplicado fosse proporcional ao numero de votos obtido por cada lista?Tendo em conta que a associação de estudantes é constituida por 7 elementos,quais seriam os resultados se aplicássemos o método de hondt? Dos 1250 alunos, votararam 950,dos quais apenas 80% dos votos foram considerados válidos.Os resultados obtidos foram os seguintes: