Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Teoria dos sistemas hidrotermais
Lara Sofia da Silva Pereira
Created on October 7, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
de Ciências Naturais
Trabalho realizado por: Laura, Rita e Lara para a disciplina
Teoria dos sistemas hidrotermais
- Intrudução;
- O que são fontes hidrotemais;
- Decrição da teoria;
- Os primeiros seres vivos;
- Onde e quando surgiram;
- Algumas experiencias que apoiam\contrariam;
- Argumentos que apoiam;
- Argumentos que contrariam;
- Conclusão.
Indice
São ambientes geológicos onde há circulação de água a altas temperaturas e pressões, geralmente em regiões de atividade tectónica, como vulcões, falhas geológicas ou no fundo do mar. A água, ao entrar em contato com rochas quentes (normalmente perto de magma ou em rifts), aquece e dissolve minerais e compostos químicos dessas rochas. Esse processo cria águas ricas em substâncias como metais ou outros compostos que podem ser precipitados na forma de depósitos minerais. Esses sistemas são importantes porque transferem o calor do interior da Terra para a e podem criar ecossistemas únicos
O que são sistemas hidrotermais?
Neste trabalho iremos falar sobre a teoria dos sistemas hidrotermais incluindo a descrição da teoria, os argumentos que a suportam e os que contrariam e por fim algumas experiencias que apoiam a teoria.
Introdução
Russel, o criador da teoria, acreditava que para existir vida na Terra não é necessário o Sol, pois pensava que as primeiras moléculas e células apareceram de vapores vulcânicos ou de fontes hidrotermais no oceano. Em 1977, investigadores descobriram no fundo do mar fontes hidrotermais a uma profundidade de 2500 metros. As fontes hidrotermais são fendas nos fundos oceânicos em que são libertados líquidos cheios de elementos químicos. Segundo os investigadores, existem condições favoráveis nestes locais para formar compostos orgânicos.
Descrição da teoria
Onde e quando surgiram?
Os primeiros seres vivos seriam provavelmente micro-organismos anaeróbicos (que não dependem de oxigênio), já que o oxigênio livre na atmosfera da Terra primitiva era praticamente inexistente. Eles provavelmente usavam a energia dos compostos químicos disponíveis nas fontes hidrotermais para sintetizar seus próprios alimentos (quimiossíntese).
Os primeiros seres vivos
A teoria propõe que a vida teria surgido em algum momento entre 3,8 e 4,1 biliões de anos atrás, no fundo do oceano, especialmente em fontes hidrotermais.A sobrevivência destas bactérias não seria dependente da luz solar.
Onde e quando surgiram
Ambiente Rico em Nutrientes: As fontes hidrotermais oferecem uma abundância de minerais e nutrientes, que podem ser essenciais para a formação de moléculas orgânicas complexas. Formação de Precursores Orgânicos: Experimentos laboratoriais têm mostrado que certos compostos orgânicos podem ser formados em condições similares às encontradas em fontes hidrotermais, apoiando a ideia de que a vida poderia ter começado ali.
Alguns argumentos que apoiam esta teoria
Falta de Evidências Diretas: Não há evidências diretas de que a vida tenha surgido em fontes hidrotermais. Embora existam organismos que vivem nesses ambientes, isso não prova que a vida se originou ali.
Alguns argumentos que contrariam a teoria
Variabilidade Química: As fontes hidrotermais têm composições químicas variáveis. Essa variabilidade pode dificultar a estabilidade e a formação de estruturas moleculares essenciais.
Com este trabalho vimos oque são fontes hidrotermias, algumas experiencias que aprovam/contrariam a teoria. Concluimos, por fim, que segundo a teoria das fontes hidrotermais, os primeiros seres vivos na Terra seriam organismos como bactérias simples, que se desenvolveram em fontes hidrotermais profundas, aproveitando os compostos químicos e a sua energia térmica
Conclusão