Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
A Espada
Beatriz Costa
Created on October 6, 2024
trabalho de pt
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Audio tutorial
View
Pechakucha Presentation
View
Desktop Workspace
View
Decades Presentation
View
Psychology Presentation
View
Medical Dna Presentation
View
Geometric Project Presentation
Transcript
"A Espada"
Indíce
Apreciação
Resumo
Biografia
Personagens
Narrador
Espaço
Leitura Expressiva
Tempo
Ação
Elementos Linguistícos
Conclusão
Luís Fernando Veríssimo
Resumo
Apreciação sobre o conto
Neste conto explora muito a imaginação infantil, porque o menino acreditava ser o "Thunder Boy" e o pai achava que ele só estava no fruto da imaginação até que a espada é acertada por uma trovão e brilha. E aí o pai fica na dúvida entre a realidade e a imaginação.
E eu achei muito interessante este conto porque apela à criatividade e ao lado fantástico da vida.
Personagens
Pai
Mãe
Filho
Narrador
O narrador é não participante, narra na terceira pessoa e narra de uma forma objetiva. Mas não interfere nas histórias, nem dá a sua opinião. Como estas frases do conto demonstram:
- "O pai estranha a seriedade do filho. Nunca o viu assim. Nunca viu nenhum garoto de sete anos sério assim.
- "O pai controla-se para não rir"
Espaço
O espaço, no conto "A Espada" de Luís Veríssimo passa-se num sitío fechado que é na casa da família mais especificamente:
- No quarto do filho: que foi onde ocorreu a interação principal entre o pai e o filho. E foi nesse espaço que o filho revela que é o "Thunder Boy". Como por exemplo: "Porque vê o filho dirigir-se para a janela do seu quarto, e erguer a espada como uma cruz, e gritar para os ceús "Ramil!"."
- Na sala: Foi onde o pai encontrou a mãe para contar-lhe o acontecimento. Como por exemplo: "O pai encontra a mulher na sala."
Tempo
O tempo no conto "A Espada" de Luís Verissímo passa durante a noite após o aniversário de sete anos do filho.Como estes exemplos demonstram:
- "É a noite do dia em que o filho fez sete anos."
- "A mãe recolhe os detritos da festa. O pai ajuda o filho a guardar os presentes que ganhou dos amigos."
Ação
A ação no conto "A Espada" de Luís Verissímo gira há volta dos acontecimentos após o aniversário do filho, quando o filho revela ao pai que é o "Thunder Boy" e recebeu uma espada mágica que traçava o destino dele. Como exemplo demonstra:
- "Pai, eu sou o Thunder Boy."
Leitura Expressiva
O pai estranha a seriedade do filho. Nunca o viu assim. Nunca viu nenhum garoto desete anos sério assim. Solene assim. Coisa estranha... O filho tira a espada da mão do pai. Diz:– Pai, eu sou Thunder Boy.– Thunder Boy?– Garoto Trovão.– Muito bem, meu filho. Agora vamos pra cama.– Espere. Esta espada. Estava escrito. Eu a receberia quando fizesse sete anos.O pai se controla para não rir. Pelo menos a leitura de história em quadrinhos estáajudando a gramática do guri. “Eu a receberia...” O Guri continua.– Hoje ela veio. É um sinal. Devo assumir meu destino. A espada passa a um novoThunder Boy a cada geração. Tem sido assim desde que ela caiu do céu, no vale sagrado de Bem Tael, há sete mil anos, e foi empunhado por Ramil, o primeiro Garoto Trovão.O pai está impressionado. Não reconhece a voz do filho. E a gravidade do seu olhar.Está decidido. Vai cortar as histórias em quadrinhos por uns tempos.
Elementos linguistícos
Os elementos linguistícos usados no conto "A Espada" são:
- Linguagem coloquial- é simples e próximo do quotidiano, intereção entre pai e filho. Exemplo: "Quanto presente, hein, filho?"
- Diálogo direto- estes diálogos foram muito importantes para o desenvolvimento da narrativa, e revela a relação entre o pai e o filho e a seriedade do menino. Exemplo: "Pai, eu sou o Thunder Boy."
- Humor subtil- reação do pai há fantasia do filho. Exemplo: "Pelo menos a leitura de história em quadradinhos está ajudando a gramática do Guri."
Elementos linguistícos
- Repetição- reforço da seriedade do menino e a superxilidade (confusão) diante a situação. Exemplo: "Nunca viu nenhum garoto de sete anos sério assim."
- Tom solene- o menino usa um tom épico e formal, refletino sua fantasia heroica. Exemplo: "A Espada passa a um novo Thunder Boy a cada geração"
- Narrador observador- O narrador é não participante e descreve as ações e pensamentos dos personagens com objetividade. Exemplo: O pai está impressionado. Não reconhece a voz do filho. E a gravidade do seu olhar.
Conclusão
A conclusão do conto "A Espada" de Luís Verissímo, é um conto que reflete o poder da fantasia infantil e a dificuldade dos adultos lidarem com isso.