Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Apresentação relaxante
Inês Simões
Created on October 6, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
maus tratos
Contextos
Negligência
Próximo
índice
4. Vídeo
5. Em família
6. Em Instituições
7. Em casa
8. Na Rua
9. Em incapacidade
10. Notícias
3. Áudio
11. Pensamento final
Clique neste botão para saber mais
Índice
Anterior
Próximo
áudio
As pessoas idosas são vítimas de crime em vários contextos...
Índice
Próximo
Anterior
video
Assista a este vídeo que sensibiliza e alerta para situações de violência contra os idosos
Índice
Anterior
Próximo
Em Família
Índice
Anterior
Em Instituições
Próximo
Índice
Anterior
Próximo
Em casa, residindo só
Índice
Anterior
Na rua
Próximo
Índice
Anterior
Em situação de incapacidade
Próximo
Índice
Anterior
Próximo
Notícias
Próxima
Violência não é um sinal de força, a violência é um sinal de desespero e fraqueza.
Dalai Lama
Início
Obrigada pela vossa atenção!
Agir prejudicando alguém. Não exercer carinho.
A pessoa idosa é um dos membros da família que mais sofre, junto com as crianças e as mulheres, com os crimes que rolam em situações de violência doméstica. O isolamento social que enfrentam, a falta de respeito, a perda da autonomia e da capacidade de decidir sobre a própria vida, além de serem muitas vezes tratados como crianças pelos familiares, entre outras coisas, deixa eles bem vulneráveis e dependentes, o que aumenta as chances de se tornarem vítimas, ainda mais por causa dos sentimentos confusos que podem ter em relação aos agressores.
A pessoa idosa que vive sozinha, sem familiares, amigos ou profissionais que a visitem, fica mais isolada da comunidade e torna-se alvo fácil de comportamentos criminosos, como sejam os assaltos, as burlas, e a violência física e sexual.
A pessoa idosa pode estar em situação de não poder autonomamente gerir a sua pessoa e os seus bens, e sem representante legal, estando sujeita à intervenção não legitimada, de familiares ou prestadores de cuidados, designadamente nos domínios da saúde, internamento e alienação de bens, ou exposta a abusos de ordem material e financeira.
A pessoa idosa torna-se muito susceptível de ser vítima de crime na rua, sobretudo se os potenciais agressores se aperceberem dos seus hábitos quotidianos (como, por exemplo, os objectos de valor que leva consigo e os seus trajectos habituais), estes indicadores da sua incapacidade de prevenir e resistir ao crime.
A pessoa idosa institucionalizada pode ser vitima de crime num contexto, que lhe retira, frequentemente a autonomia e a liberdade, e a sujeita a regulamentos internos e à sua desresponsabilização no conjunto de muitas outras pessoas idosas aí residentes. O abandono da família, que não a visita, a falta de intimidade pessoal, a negligência medicamentosa ou de saúde, a violência emocional ou psicológica.