Relaxing Presentation
Maria Nogueira
Created on October 6, 2024
More creations to inspire you
AC/DC
Presentation
ENGLISH IRREGULAR VERBS
Presentation
ALL THE THINGS
Presentation
SANTIAGOVR_EN
Presentation
WWII TIMELINE WITH REVIEW
Presentation
BLENDED LEARNING
Presentation
TAKING A DEEPER DIVE
Presentation
Transcript
Liberdade religiosa
Início
"A Aia"
Índice
Imagem e significado
Descrição
Agradecimentos
Religão
Opinião
Síntese
Tema e significado
Anne Derenne , também chamada por ADENE, é uma cartunista e ilustradora francesa. Os seus trabalhos estão marioritariamente relacionados com críticas à sociedade, abordando temas políticos, sociais e ambientais. Este em questão é intitulado como " Liberdade religiosa" , e apresenta exatamente o que , no pensar da artista, seria a liberdade religiosa.
O que é religião?
Religião é um conjunto de crenças, práticas, valores e tradições que relacionam seres humanos a uma dimensão espiritual ou divina. As religiões geralmente envolvem a crença em entidades sobrenaturais, como deuses ou espíritos, e incluem rituais, códigos morais, doutrinas, e textos sagrados que orientam os seguidores em aspectos como o propósito da vida, a origem do universo, e o comportamento ético.Alguns exemplos de religiões são o cristianismo, islamismo , hinduísmo e budismo.
"Todas as religiões devem ser toleradas pois cada um de nós tem o direito de ir para o céu à sua maneira."
Frederico, O Grande
Descrição do cartoon
No cartoon da artista Anne Derenne em questão, é apresentada uma menina jovem que segura num mapa e em frente a ela existe uma placa indicativa, na qual, ao invés de em cada placa haver o nome de uma cidade ou freguesia, estão simbolizadas as diferentes religiões que exitem.
Liberdade religiosa
O que é e como foi ilustrada no cartoon?
Liberdade religiosa é o direito fundamental que garante a todas as pessoas a liberdade de escolher, praticar, expressar e manifestar sua religião ou crença sem sofrer discriminação, coerção ou perseguição.
A liberdade religiosa também envolve o direito de não seguir nenhuma religião, ou seja, ser ateu, agnóstico ou simplesmente não praticar qualquer crença. É um princípio reconhecido em muitas constituições e declarações internacionais de direitos humanos, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que no artigo 18 afirma: “Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião”.
OPINIÃO PESSOAL
EM SÍNTESE...
Em síntese, a liberdade religiosa é crucial para a proteção da dignidade humana, para a promoção da paz e da tolerância e para a construção de sociedades justas e inclusivas.
alguma dúvida?
Trabalho realizado por Maria Rodrigues, Margarida Leal, Inês Cristovão e Rodrigo Santos