Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Apresentação Peixes e Mariscos
Rui Antunes
Created on October 6, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Peixes e Mariscos
RUI ANTUNES eSCOLA PROFISSIONAL DE GAIA
Resumo
- A Pesca;
- Diferentes tipos de captura;
- Diferentes espécies;
- Sazonalidade;
- Pesca em Alto Mar;
- Peixe Aquacultura;
- Conservação do Peixe;
A Pesca
O que é a Pesca?
A pesca consiste na extração de animais do seu meio de desenvolvimento e crescimento. A pesca serve para a alimentação, ornamentação ou até mesmo para fins medicinais para fazer por exemplo o óleo de fígado de peixe. As principais espécies de pesca, pertencem à família dos peixes, dos moluscos e dos crustáceos.
Diferentes tipos de Captura
- Pesca Longínqua- Pesca que é feita em alto mar, por embarcações de grande porte e as mais importantes para a economia do país. Normalmente é utilizado o método de arrasto para a captura.
- Pesca Fluvial- Este método é utilizado para a pesca em rio ou em praias fluviais. Geralmente é utlizada a pesca com cana.
- Pesca Costeira- Método para pescar mais ao largo da costa. As embarcações só podem permanecer no mar durante 24 horas.
- Pesca Local- Feita por embarcações pequenas, não podendo ultrapassar a área da capitania que estão adstritas.
Pesca Tradicional VS Pesca Moderna
Em Portugal, maioritariamente, é utilizada a pesca tradicional ou artesanal, que se caracteriza pela existência de meios mais tradicionais de captura com linha e redes e os barcos são de reduzidas dimensões, assim como as tripulações. A Pesca Moderna ou Industrial, é praticada por navios de grande envergadura, bem equipados e que funcionam como unidades industriais uma vez que procedem à captura do peixe, ao seu tratamento e ao respetivo embalamento e congelação. A deteção do pescado é feita por sondas ou satélite. A captura do pescado é feita por arrasto ou por aspiragem.
Hoje em dia, a tabela da ESPÉCIES contém mais de 23 000 espécies de peixes conhecidas. Contudo, aqui estão já incluídas as eu são consideradas importantes na alimentação, na aquariofilia, no desporto ou até mesmo como isco. Vamos conhecer as suas diferenças e os beneficios para o consumo.
Diferentes Espécies
Quantas espécies existem?
Espécies do Mar Português
1. Peixe
2. Moluscos
3. Bivalves
4.Crustáceos
Peixe
O Peixe é um animal vertebrado que habita em ambiente aquático. Pode ser dividido em dois grupos: Ósseos e Cartilaginosos.
Moluscos
Os moluscos são animais com o corpo mole, mas protegido por uma concha que pode tomar as mais variadas formas, sendo nalguns casos interna, reduzida ou mesmo ausente. Adaptaram-se tão bem a condições de vida tão variadas que constituem o segundo maior grupo em número de espécie. O seu corpo normalmente apresenta 3 características:
- Cabeça com uma boca e orgão dos sentidos;
- Corpo coberto por uma prega de pele chamada manto, que segrega a concha;
- Pé característico que pode ter a forma de palmilha, lâmina, braços ou tentáculos, ou outra. O pé permite-lhe nadar, enterrar-se ou ainda arrastar-se sobre a areia ou lodo
Bivalves
Esta classe é a segunda maior dentro dos moluscos. O Bivalve possui uma concha com duas partes. Existem cerca de 13 000 espécies de bivalves presentes em águas doces ou salgadas.
Crustáceos
Talvez seja esta a melhor definição de marisco a par dos Bivalves. São animais com carapaça e entre eles estão por exemplo o Lavagante ou a Sapateira.
https://www.deco.proteste.pt/alimentacao/produtos-alimentares/dicas/calendario-peixe-companhia-melhores-meses-consumir-cada-especie
Sazonalidade
O Peixe, tal como os legumes têm a sua altura para consumo, por exemplo a Sardinha é uma das espécies que só se encontram em determinada altura do ano.
A pesca do Bacalhau, a par da do Salmão, são as maiores fainas e as mais complicadas, pois são navios que estão durante bastante tempo em alto mar. Na Pesca do Bacalhau, as embarcações estão preparadas para a captura por redes ou por arrasto, depois, o peixe é amanhado e após isso, é arranjado para a sua especificidade, ou vai para salgar ou então é arranjado para servir fresco.
Pesca em Alto Mar
Pesca do Bacalhau
Pesca em Alto Mar
Pesca do Salmão Existe Salmão em portugal? Sim! Mas não propriamente pronto para consumo, porque o Salmão regressa aos Rios Minho e Lima para desovar e passados poucos meses voltam a águas salgadas, mas propriamente às águas geladas do Alaska e da Gronelândia. Este é também pescado por grandes embarcações que são valentes unidades de produção em andamento. Dentro destaes navios, o Salmão é esventrado, filetado e limpo, é também congelado para ser conservado.
Questão
Peixe Aquacultura
A Aquacultura é uma forma de produção de espécies marinhas num espaço controlado. São instalações que têm como objetivo a reprodução, engorda e depuração de peixes, crustáceos e moluscos a fim de aumentar a sua população para que o consumo humano não coloque em perigo a sua existência no seu habitat natural. Em Portugal, esta atividade é considerada uma importante alternativa ao tradicional abastecimento de pescado. Este tipo de produção pode ser desenvolvidode três formas: em regime extensivo, semi-intensivo ou intensivo.
Aquacultura
O Peixe é um alimento de alto valor nutricional e a sua inclusão na nossa alimentação traz diversos beneficios para a nossa saúde, desde um saudável desenvolvimento cognitivo nas crianças à prevenção de doenças cardiovasculares. Neste contexto o Peixe de Aquaculturaé uma valiosa alternativa, pois apresenta um valor nutricional cientificamente parecido ao peixe selvagem. Acresce que há peixes de aquacultura cujo benefício para a saúde supera até o de muitas espécies de peixe selvagem. Dentro destes, destacam-se os peixes mais gordos, dada a sua gordura saudável rica em ácidos gordos ómega-3 e em vitamina E, como é o caso do salmão.
Métodos de Conservação do Peixe
01
Salga
02
Cura
03
Criocongelação
04
Defumação
05
Desidratação
06
Fresco
07
Filetagem
Here you can put a highlighted title
With Genially templates, you can include visual resources to leave your audience amazed. You can also highlight a specific phrase or data that will be etched in the memory of your audience, and even embed external content that surprises: videos, photos, audios... Whatever you want!
Did you know...
The window allows you to add more extensive content. You can enrich your genially by incorporating PDFs, videos, text... The content of the window will appear when clicking on the interactive element.
Here you can put a highlighted title
With Genially templates, you can include visual resources to leave your audience amazed. You can also highlight a specific phrase or data that will be etched in the memory of your audience, and even embed external content that surprises: videos, photos, audios... Whatever you want!
You can use this function...
To highlight super-relevant data. 90% of the information we assimilate comes through sight.
Did you know...
In Genially you will find more than 1,000 templates ready to pour your content and 100% customizable, which will help you tell your stories?
Tip:
Interactivity is the key to capturing the interest and attention of your audience. A genially is interactive because your audience explores and engages with it.