Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Mapa interativo horizontal
Ivo Lopes
Created on October 5, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
E as suas influências em Portugal
A Revolu
Eas suas i
revoluç
A Revolução Francesa
Mapa
Rebentando revoltas por todos os lados
Diz-se que comentaram com Maria Antonieta (Rainha de França naquela época) sobre o atual estado da população ( não tinham que comer), e ela responde: ''Que comam brioches'' e essa fala foi a gota de água.
A Revolução em Paris
voltar
A Revolução Francesa começou numa época em que a França estava em crise e o povo não tinha nem pão para comer.
Não clicar
Durante dez anos a agitação continuou. Entretanto um homem aproveita-se da situação, o seu nome, Napoleão Bonaparte. Este homem era um general nascido em Córsega e subiu ao poder em 1799 ganhando o título de imperador. Napoleão desejava legitimar o seu poder através do medo que tinham nele.
A ideia era enfraquecer a Inglaterra. Mas Portugal é aliado de Inglaterra e comercializavam muito com esta então não obedeceu. Napoleão, então enviou um exército comandado por Junot em 1807. A família Real quando descobriu fugiu para o Brasil mesmo antes do exército chegar a Lisboa.
Zangado ordenou o início do chamado Bloqueio Continental impedindo o comércio com Inglaterra.
Mas Napoleão conseguiu vencer todos os países exepto a nossa querida Inglaterra.
Durante o tempo que se manteu no poder vários países declararam guerra a França pois a consideraram uma ameaça.
Os franceses liderados por Soult entram no país pela zona de Chaves e conseguem chegar ao Porto. A forte resistência através de forças do exército luso-britânico e também de muitos populares, reunidos em grupos de guerrilha, obrigam os franceses a abandonar o país. Ao longo do percurso de entrada e saída do exército francês ficou um rastro de mortos, destruição e pilhagem pelo norte do país.
2º
A primeira invasão comandada por Jean-Andoche Junot mais conhecido Junot entra pelo distrito de Castelo Branco avançando sem resistêscia até Lisboa onde foi hasteada a bandeira francesa enfurecendo os portugueses. Durante a premanência do exército francês em Portugal este provocou mortes, furtos, e destruição por todo o país.
1º
Invasões Francesas
A terceira invasão francesa em 1810, liderada pelo Marechal Massena, foi detida nas linhas de Torres. Um sistema defensivo que rodeava Lisboa e travou a progressão das forças invasoras. Conhecido como filho da vitória, por nunca ter sido derrotado, Massena entra em Portugal à frente de um exército com mais de 65 mil homens. As forças invasoras entram por Almeida em Julho de 1810. A praça portuguesa rende-se depois da explosão de um paiol. No percurso para a capital sofrem uma derrota pesada na batalha do Buçaco, mas prosseguem o caminho tentando entrar em Lisboa. São detidos frente às Linhas de Torres e meses depois abandonam o país.
3º
- Liberdade
- Fratenidade
- Igualdade
O exêrcito saiu de Portugal mas o rei ainda não voltou e Portugal está num estado miserável. Mas Portugal não ficou sem nada as ideias da Revolução Francesa ficaram:
Em memória de quem perdeu a vida nesta revolta e nas guerras napoleônicas
Fim
Obrigado pela vossa atenção
De: Ivo, Matilde, Luna
Fonte da imagem - https://www.onlineescola.com.br/2024/06/os-legados-da-revolucao-francesa-para.html https://reportersombra.com/napoleao-a-descoberta-de-um-retrato/ https://silabo.pt/autores/napoleao-bonaparte/
Fonte dos Mapas - Google Mapps
Fontes
PS: não era suposto clicar
Paris