Want to make interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people build interactive content in Genially.

Check out what others have designed:

Transcript

-~-FAMILIA-~-

A palavra família

25 de Abril

A família extensa à família nuclear

O que é (era) a família tradicional

A família ao longo da história

Conclusão Neste trabalho abordamos o assunto da Família e cumprimos todos os objetivos que a professora nos tinha proposto. Este trabalho foi importante para o nosso conhecimento visto que ficamos a conhecer mais sobre a família.

Índice 01: O que significa a palavra família 02: 25 de Abril: Famílias antes e o depois 03: A família extensa à família nuclear 04: A família ao longo da história 05: O que é (era) a família tradicional 06: Conclusão

Introdução No âmbito da disciplina de Área de Integração a professora Sonia Sofia Pereira Santos propôs fazer um trabalho sobre a família.

O que significa a palavra família:

https://ibdfam.org.br/noticias/5990/Dicion%C3%A1rio+reformula+conceito+de+fam%C3%ADlia

Núcleo social de pessoas unidas por laços afetivos, que geralmente compartilham o mesmo espaço e mantêm entre si uma relação solidária.

No núcleo familiar, o homem era o chefe, enquanto a mulher se limitava às tarefas domésticas e, em raras ocasiões, poderia trabalhar com a autorização do marido. O homem também administrava os bens da família e tinha o direito de abrir a correspondência da mulher. Com a Revolução de 25 de Abril de 1974, houve uma mudança significativa, promovendo a liberdade individual e familiar. Atualmente, a mulher não precisa de autorização do marido para trabalhar ou viajar, e o conceito de família evoluiu, aceitando novos modelos e alterando a percepção dos papeis de gênero.

25 de Abril: Famílias antes e o depois:

https://www.ja-lp.org/pt/comunicacao-e-eventos/artigos-de-opiniao/o-25-de-abril-e-a-familia

A família extensa à família nuclear:

Livro página 14

Quando a família se reúne na consoada ganha todo o aspecto de uma família extensa, onde a família nuclear se acrescentam mais parentes com quem se mantém um relacionamento significativo.

A diversidade cultural do mundo também produziu uma grande variedade de estruturas familiares. Todas as estruturas familiares constituem uma unidade com significado econômico em termos de produção e consumo. Vários fatores geram conflitos entre gerações e entre gêneros: a divisão desigual do trabalho doméstico, o exercício autoritário da autoridade paterna, o peso excessivo da tradição machista e dos preconceitos.

O que é (era) a família tradicional:

Livro página 16

No início, as relações familiares eram endogâmicas, ou seja, ocorriam dentro do mesmo clã. A família na Antiguidade grega e romana era organizada de forma patrilinear e patriarcal, com a autoridade concentrada no homem. Além disso, ela devia obedecer ao marido e tinha um estatuto cívico inferior.

A família ao longo da história:

página-12