Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
A Religião e a Arte Egípcia
Rita
Created on October 4, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
A Religião e a Arte Egípcia
Rita Martins, nº22, 7ºC História 2024/25
Início
13
Introdução
Conclusão
Bibliografia/Webgrafia
Desenvolvimento
12
índice
Imagem 1 - Rá
introdução
No âmbito da disciplina de história vou elaborar um trabalho cujo tema é "A Religião e a Arte Egípcia". Para a concretização deste trabalho vou responder aos seguintes objetivos: - Identificar o tipo de religião egípcia; - Identificar os deuses egípcios; - Explicar por que razão os egípcios praticavam a mumificação; - Apontar as características da arte egípcia; - Relacionar a arte egípcia com a religiosidade deste povo. Para responder a estes objetivos procurei informação: - No manual de história; - Livros da Biblioteca Municipal; - Internet.
Imagem 2 - Ísis
A religião
Os egípcios praticavam uma religião politeísta, ou seja, acreditavam em diversos deuses que assumiam formas humanas, animais ou mistas. Esses deuses representavam forças naturais e características humanas. A crença na adoração dos deuses tinha como objetivo garantir a fertilidade das terras, a abundância de alimentos e a proteção contra os problemas quotidianos.
Imagem 3 - Ámon
deuses egípcios
Os deuses do Egito são divindades cultuadas na religião egípcia antiga, representando aspetos da natureza, sociedade e espiritualidade. Eles exerciam papéis fundamentais no quotidiano e no além, refletindo a rica mitologia egípcia. Entre os principais deuses estão:
- Rá (Sol),
- Osíris (morte e ressurreição);
- Ísis (magia e maternidade);
- Anúbis (mumificação);
- Horus (céu);
- Seth (caos).
Imagem 4 - Hórus
A mumificação
A mumificação do Egito Antigo teve origem no século IV a.c. e tinha um objetivo puramente religioso, pois somente com a preservação do corpo a passagem para outra vida seria assegurada. A ideia de manter um corpo em bom estado após a morte foi colocada em prática por diversas civilizações, como os maias, os incas e os egípcios. Quimicamente falando, a mumificação é um procedimento realizado para tornar mais lento ou interromper a decomposição dos corpos.
Imagem 5 - Anúbis
A arte egípcia
A arte egípcia era profundamente influenciada pela religião e espiritualidade do povo egípcio. As suas principais características incluem figuras humanas em grande escala com proporções estilizadas, uso de cores vibrantes e imagens simbólicas que comunicam a relação entre o tempo e o espaço dos seres humanos. Os túmulos são um dos aspetos mais representativos da arte egípcia.
Imagem 6 - Estátua do faraó egípcio Menkaure e a sua esposa
escultura
As esculturas egípcias eram representações das divindades e dos faraós. Da mesma forma, as pinturas continham figuras com expressões estáticas e frontais. As esfinges eram grandes esculturas com uma forma meio humana e meio leão. O seu propósito tinha como objetivo guardar o túmulo do faraó.
Imagem 7 - Pirâmide de Djoser em Saqqara
Arquitetura
Os arquitetos no antigo Egito eram as pessoas responsáveis por realizar os sonhos dos Faraós. A pirâmide em degraus foi uma obra-prima idealizada pelo mais famoso arquiteto do antigo Egito, Imhotep para o faraó Djoser na terceira dinastia. As principais características da Arquitetura egípcia são construções enormes e complexas, duradouras e impessoais.
Imagem 8 - Pintura que exemplifica a lei da frontalidade na arte egípcia
pintura
Grande parte das pinturas eram criadas nas paredes das pirâmides. Estas obras representavam a vida dos faraós, as ações dos deuses, a vida após a morte, entre outros temas da vida religiosa. A característica marcante na pintura egípcia era o tronco das pessoas representado de frente, enquanto a cabeça, pernas e pés de lado.
Imagem 9 - Osíris
Relação entre Arte e Religião Egípcia
A arte egípcia é uma expressão artística associada à religião e espiritualidade do povo egípcio, que a desenvolveu. Assim, era representada principalmente em túmulos, templos e pirâmides, com pinturas e esculturas estáticas dos deuses e faraós. A finalidade de toda esta arte era apenas uma, proporcionar uma boa vida no além, porque os egípcios acreditavam na vida após a morte.
Imagem 10 - Anuket
Conclusão
As atividades do quotidiano dos egípcios andavam em torno da vida e da morte, da religiosidade e da espiritualidade. A arte egípcia tem uma capacidade única de ser simultaneamente simples e complexa, caracterizada pela manifestação de visões ou sentimentos. Resumindo, os egípcios deixaram um legado cultural e arquitetónico incrível.
Bibliografia/webgrafia
ARAÚJO Jorge Pereira; CARAMEZ Ana Margarida; MAIA Ana Margarida; MAIA Cristina. "Vamos à História 7" - Porto, Porto Editora- Pg. 41-47/49
https://querobolsa.com.br/enem/conhecimento-geral/principais-deuses-egipcios Consultado no dia 25-10-2024 pelas 16h22
https://www.historiadomundo.com.br/idade-antiga/o-processo-de-mumificacao-no-egito-antigo-.htm Consultado no dia 25-10-2024 pelas 16h30
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-mumificacao.htm Consultado no dia 25-10-2024 pelas 16h40
https://www.todamateria.com.br/arte-egipcia/ Consultado no dia 25-10-2024 pelas 19h40
https://arteref.com/movimentos/arte-egipcia-funcao-e-representacoes/ Consultado no dia 25-10-2024 pelas 19h53
https://pt.slideshare.net/MarizeSilva4/arte-egpcia-e-influencia-da-religio-aula-dia-1004pdf Consultado dia 29-10-2024 pelas 19h05
Bibliografia/webgrafia
https://www.egiptoexclusivo.com/pt-br/cultura/antigo-egipto/religiao-egipcia/ Consultado no dia 29-10-2024 pelas 10h14
https://tvphilips.medium.com/arte-no-egito-antigo-contexto-meios-e-caracter%C3%ADsticas-750e7bbeff39 Consultado no dia 29-10-2024 pelas 10h17
Livro: Civilizações Antigas "Como viviam os Egípcios" - Lisboa, Didática Editora - Pg 14,15 e 29
Livro: CROSHER Judith "Egito Antigo" - Lisboa, Caminho- Pg 36 e 37
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/arte-egipcia.htmConsultado no dia 28-11-2024 pelas 20h52
Bibliografia/webgrafia
https://www.egiptoexclusivo.com/pt-br/cultura/antigo-egipto/arquitetura/ Consultado no dia 28-11-2024 pelas 21h03
https://antigoegito.org/arquitetura-egipcia/ Consultado no dia 28-11-2024 pelas 21h15
https://www.suapesquisa.com/egito/arte_egipcia.htm Consultado no dia 03-12-2024 pelas 18h42