Projeto Pessoal de Leitura 2025
Iara Martins
Created on October 3, 2024
Over 30 million people build interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
MASTER'S THESIS ENGLISH
Presentation
SPANISH: PARTES DE LA CASA WITH REVIEW
Presentation
PRIVATE TOUR IN SÃO PAULO
Presentation
SUMMER ZINE 2018
Presentation
RACISM AND HEALTHCARE
Presentation
FACTS IN THE TIME OF COVID-19
Presentation
FOOD 1
Presentation
Transcript
O Filme da Minha Vida
Projeto Pessoal de Leitura 2025Disciplina de PortuguêsProfessora: Ana Paula RodriguesAluna: Iara Martins 9.ºB N.º11
de Maite Carranza
O Filme da Minha Vida
- Autora;
- Título;
- Número de edição;
- Editora;
- Local e data;
- Índice do livro.
Apresentação do livro
Maite Carranza
Maite Carranza nasceu em Barcelona no dia 25 de fevereiro de 1958. Formou-se em Antropologia (estudo científico da humanidade, que estuda o comportamento humano, a biologia humana, etc) e História e mais tarde deu aulas de Línguas e Literatura no ensino médio. Adora passar o tempo com os seus filhos, ler, nadar, ir ao cinema e viajar. Escreveu o seu primeiro livro em 1986 ¡Toma castaña!, que recebeu o Prêmio da Crítica Serra d'Or.
- Título original: "La Pel-lícula da la Vida";
- Tradução feita por: Artur Guerra;
- Revisão feita por: Catarina Magalhães;
- Ilustração feita por: Luís Alegre;
- Editora: ;
- 2º edição;
- Local e data: Lisboa, abril de 2023.
Informações sobre o livro
- Explicação da escolha
- O que me atraiu nele;
- Preferências num livro.
Escolha do livro
Escolhi-o porque o seu título me chamou bastante a atenção, deixando alguma dúvida e também alguma curiosidade para saber de que filme se tratava.
Escolha do livro/ O que me atraiu nele
Quando escolho um livro gosto de ler o seu resumo online ou numa livraria, como na Fnac, por exemplo, e também algumas críticas positivas e/ou negativas em vários sites diferentes, para saber a opinião de outros leitores, que podem ou não coincidir com a minha opinião depois da leitura.
Preferências na escolha de livros
- Breve explicação
Livro
1- uma pessoa que se dedica aos outros.
Resumo
Olívia é uma rapariga de 12 anos, inteligente e altruísta¹. Mora com a sua mãe Íngrid, que é atriz, e com o seu irmão mais novo, o Tim. Ambos estudam numa escola particular e vivem num bairro calmo e alegre no centro de Barcelona. A crise que se encontra presente em todo o mundo (crise financeira) chega à família Tancredi. Íngrid procurava por trabalho, mas não o conseguiu. Estando desempregada, as faturas foram-se acumulando, a luz e o gás foram cortados e a despensa encontrava-se cada vez mais vazia. Não tardou muito para que a família fosse despejada. Para proteger o irmão mais novo de tudo o que se passava, Olívia inventou um jogo e convenceu o irmão de que estavam apenas na realização de um filme e que tudo aquilo era fictício. Um recomeço para os Tancredi: um bairro bastante assustador e cheio de okupas, onde Olívia vive várias aventuras, faz novos amigos e também passa por grandes desafios. O livro fala sobre a importância da entreajuda e da esperança de uma família. Ensina-nos sobre a empatia e a capacidade de motivar os outros.
- Leitura das páginas 183-185;
- Motivos por ter escolhido este pequeno excerto.
Excerto
"Queridos Olívia e Tim, Somos os vossos avós, Agnella e Giuseppe. Não imaginais a alegria que tivemos ao receber a vossa carta. O Filippo nunca nos disse que vocês existiam, nem que viviam em Barcelona. Devem estar a perguntar-se porquê. É muito fácil. Estavamos zangados com o nosso filho. Ele era muito novo quando decidiu viajar para países em guerra e nós recusámo-nos a dar-lhe a nossa autorização. Tínhamos medo e não queríamos que ele fosse, mas ele foi na mesma e nunca nos escreveu. O Filippo era muito teimoso. Vocês nem imaginam a dor que é saber que o perdemos sem lhe podermos dar um beijo de despedida nem lhe dizermos que o perdoávamos. ...
Excerto (páginas 183 - 185)
... Vai fazer agora sete anos que recebemos uma carta muito triste a comunicar-nos a sua morte. Foi uma vítima de uma granada de mão no Iraque, e o único consolo é que ele não sofreu. Os seus pertences eram poucos, mas entre eles estava a fotografia de uma mulher e de uma menina. Na parte detrás estava escrito «Querida Íngrid e queridíssima Olívia». Imaginámos que seriam a filha e a mulher dele, e revolvemos o céu e a terra para as encontrarmos, mas em Itália. Nunca nos ocorreu procurar fora das nossas fronteiras. Já tínhamos desistido, com tristeza, quando, de repente, recebemos a vossa carta. E afinal agora temos dois netos: a jovem Olívia e o pequeno Tim."
Excerto (páginas 183 - 185)
... "Fiquem a saber que têm aqui a vossa família e que ficaríamos muito felizes de vos conhecer. Aqui vivem os nossos outros três filhos e os nossos outros sete netos. Sejam bem-vindos à vossa família Tancredi! Os vossos avós, Agnella e Giuseppe" O meu pai está morto, o meu pai amava-me, o meu pai não pôde conhecer o Tim, porque morreu antes de saber que ele tinha nascido. Eram demasiadas novidades para absorver em apenas alguns segundos, nem em alguns minutos, nem numa semana. Era preciso pôr tudo no devido lugar e assimilar que tínhamos avós, tios e primos que nos abriam as portas da casa deles e nos acolhiam na sua grande família."
Excerto (páginas 183 - 185)
... A mãe acariciou-me o cabelo e disse-me uma palavra muito simples. — Obrigada, Olívia. E logo a seguir disse: — Eu nunca me teria atrevido. E percebi que os adultos têm medo de saber a verdade, porque a verdade pode ser muito cruel. — Eu quis acreditar que um dia ele voltaria — confessou-me a mãe. E percebi que os adultos se enganam e mentem a si mesmos para que a vida não os magoe muito. E percebi sobretudo uma coisa. Uma coisa que o meu irmão Tim me ensinou. A vida pode ser um filme maravilhoso."
Excerto (páginas 183 - 185)
Escolhi este excerto porque foi uma das melhores partes do meu capítulo preferido e foi a parte em que me emocionei mais.
Motivo da escolha do excerto
- Porque indico a leitura desta obra