Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Receita Interativa
Pedro Gomes
Created on October 3, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Halloween Infographic
View
Halloween List 3D
View
Magic and Sorcery List
View
Journey Map
View
Versus Character
View
Akihabara Connectors Infographic Mobile
View
Mobile mockup infographic
Transcript
Saúde: Os superalimentos
Ciências/ CIdadania 9ºA Pedro G.; MAtilde B.; NAdir
Indíce
1 - Introdução 2 - Superalimentos: O que são? 3 - Superalimentos: Quais são (e para que servem) ? 4 - Conclusão
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito das disciplinas de Ciências e de Cidadania, e tem como principal objetivo conhecer os superalimentos e as suas vantagens na nossa rotina.
O que são ?
Os superalimentos
Os superalimentos são aqueles alimentos que, devido à sua alta concentração de nutrientes e compostos bioativos, são considerados especialmente benéficos para a saúde. Embora não exista uma definição rigorosa de "superalimento", o termo é utilizado predominantemente no marketing e entre os consumidores para destacar a qualidade nutricional de certos alimentos.
Os superalimentos
Quais são?
Goji;
Chia;
Açaí;
Mirtilo;
Romã;
Abacate;
Tomate;
Gengibre
Spirulina;
Quinoa;
Conclusão
Com este trabalho, concluímos que os superalimentos são essenciais a um estilo de vida saudável e têm um impacto positivo na nossa saúde.
Spirulina
A spirulina é uma alga, frequentemente utilizada por desportistas, devido ao seu elevado teor em proteína, que auxilia na produção de massa muscular. A clorofila não só lhe dá a cor verde como possui características antioxidantes. Esta é também fonte de várias vitaminas, como a vitamina A, B1,B6, E e K.
Tomate
O tomate é rico em licopeno, um poderoso composto no combate às espécies reativas de oxigénio, e é isto que o populariza como super-alimento. Este composto tem a capacidade de promover a saúde do nosso coração.
Abacate
É uma excelente fonte de energia para o organismo, para além de ser rica em potássio e vitaminas A e C. Com potencial antioxidante, é um bom auxiliar para a saúde de ossos e dentes e ainda atua na redução da fadiga mental.
Quinoa
A quinoa destaca-se pelo seu conteúdo equilibrado em proteínas. Possui ainda um elevado teor de ácidos gordos, ómega 3 e ómega 6, bem como de vitaminas A, C e E, conhecidas pelas suas propriedades antioxidantes.
Mirtilo
Os mirtilos são uma fonte natural de fibra, vitamina A e vitamina C, tornando-os um excelente alimento. Os flavonóides dos mirtilos aumentam ainda as bactérias da flora intestinal, promovem um melhor funcionamento intestinal.
Gengibre
Efeitos digestivos, ação anti-inflamatória e antioxidante e contribuição para o fortalecimento do sistema imunitário. Estas características colocam o gengibre no pódio dos super-alimentos, ajudando a combater diversas doenças e a promover um bem-estar geral
Romã
A romã é um dos frutos com maior capacidade na eliminação de radicais livres, isto graças aos polifenóis, que a constituem. Posteriormente, os estudos mostram que o extrato de romã ajuda a baixar os níveis de gordura e favorece a circulação do sangue.
Açaí
Esta pequena baga, é rica em antioxidantes, ácidos gordos, ómega 3, 6 e 9 e esteróis vegetais, ajudando a reduzir níveis de LDL ( mau colesterol), melhorando a circulação e baixando a pressão arterial.É uma excelente fonte de fibra, o que ajuda a reduzir o risco de doenças intestinais e do cólon. Para além disto ainda é um ótimo diurético e extremamente rico em ácido elágico, um polifenol que atua contra bactérias.
Goji
Com propriedades antioxidantes e anti-cancerígenas, fortalece o organismo contra as doenças cardiovasculares e inflamatórias, problemas na visão, doenças do sistema neurológico e imunitário. A semente de goji aumenta ainda os níveis de energia do corpo, auxilia no processo digestivo e na perda de peso, para além disto são ricas em proteína, vitaminas e minerais.
Chia
A chia é uma fonte de proteína natural. Além disso, ela também é rica em antioxidantes, carboidratos, fibras, ômegas 3 e 6, vitaminas do complexo B, e sais minerais, como cálcio, ferro, magnésio e zinco.