Receita Interativa
Pedro Gomes
Created on October 3, 2024
Over 30 million people build interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
A2 - ABENTEUER AUTOBAHN
Horizontal infographics
STEVE JOBS
Horizontal infographics
OSCAR WILDE
Horizontal infographics
TEN WAYS TO SAVE WATER
Horizontal infographics
NORMANDY 1944
Horizontal infographics
BEYONCÉ
Horizontal infographics
DEMOCRATIC CANDIDATES NOV DEBATE
Horizontal infographics
Transcript
Saúde:Os superalimentos
Ciências/ CIdadania9ºAPedro G.; MAtilde B.; NAdir
Indíce
1 - Introdução2 - Superalimentos: O que são?3 - Superalimentos: Quais são (e para que servem) ?4 - Conclusão
Este trabalho foi realizado no âmbito das disciplinas de Ciências e de Cidadania, e tem como principal objetivo conhecer os superalimentos e as suas vantagens na nossa rotina.
Introdução
O que são ?
Os superalimentos
Os superalimentos são aqueles alimentos que, devido à sua alta concentração de nutrientes e compostos bioativos, são considerados especialmente benéficos para a saúde. Embora não exista uma definição rigorosa de "superalimento", o termo é utilizado predominantemente no marketing e entre os consumidores para destacar a qualidade nutricional de certos alimentos.
Quais são?
Os superalimentos
Goji;
Chia;
Açaí;
Mirtilo;
Abacate;
Tomate;
Romã;
Gengibre
Spirulina;
Quinoa;
Com este trabalho, concluímos que os superalimentos são essenciais a um estilo de vida saudável e têm um impacto positivo na nossa saúde.
Conclusão
A spirulina é uma alga, frequentemente utilizada por desportistas, devido ao seu elevado teor em proteína, que auxilia na produção de massa muscular. A clorofila não só lhe dá a cor verde como possui características antioxidantes. Esta é também fonte de várias vitaminas, como a vitamina A, B1,B6, E e K.
Spirulina
Tomate
O tomate é rico em licopeno, um poderoso composto no combate às espécies reativas de oxigénio, e é isto que o populariza como super-alimento. Este composto tem a capacidade de promover a saúde do nosso coração.
Abacate
É uma excelente fonte de energia para o organismo, para além de ser rica em potássio e vitaminas A e C. Com potencial antioxidante, é um bom auxiliar para a saúde de ossos e dentes e ainda atua na redução da fadiga mental.
Quinoa
A quinoa destaca-se pelo seu conteúdo equilibrado em proteínas. Possui ainda um elevado teor de ácidos gordos, ómega 3 e ómega 6, bem como de vitaminas A, C e E, conhecidas pelas suas propriedades antioxidantes.
Mirtilo
Os mirtilos são uma fonte natural de fibra, vitamina A e vitamina C, tornando-os um excelente alimento. Os flavonóides dos mirtilos aumentam ainda as bactérias da flora intestinal, promovem um melhor funcionamento intestinal.
Efeitos digestivos, ação anti-inflamatória e antioxidante e contribuição para o fortalecimento do sistema imunitário. Estas características colocam o gengibre no pódio dos super-alimentos, ajudando a combater diversas doenças e a promover um bem-estar geral
Gengibre
A romã é um dos frutos com maior capacidade na eliminação de radicais livres, isto graças aos polifenóis, que a constituem. Posteriormente, os estudos mostram que o extrato de romã ajuda a baixar os níveis de gordura e favorece a circulação do sangue.
Romã
Esta pequena baga, é rica em antioxidantes, ácidos gordos, ómega 3, 6 e 9 e esteróis vegetais, ajudando a reduzir níveis de LDL ( mau colesterol), melhorando a circulação e baixando a pressão arterial.É uma excelente fonte de fibra, o que ajuda a reduzir o risco de doenças intestinais e do cólon. Para além disto ainda é um ótimo diurético e extremamente rico em ácido elágico, um polifenol que atua contra bactérias.
Açaí
Com propriedades antioxidantes e anti-cancerígenas, fortalece o organismo contra as doenças cardiovasculares e inflamatórias, problemas na visão, doenças do sistema neurológico e imunitário. A semente de goji aumenta ainda os níveis de energia do corpo, auxilia no processo digestivo e na perda de peso, para além disto são ricas em proteína, vitaminas e minerais.
Goji
A chia é uma fonte de proteína natural. Além disso, ela também é rica em antioxidantes, carboidratos, fibras, ômegas 3 e 6, vitaminas do complexo B, e sais minerais, como cálcio, ferro, magnésio e zinco.
Chia