Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
CamõesEngenhoeArte-Mode lo
cristina oliveira
Created on October 3, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Math Lesson Plan
View
Primary Unit Plan 2
View
Animated Chalkboard Learning Unit
View
Business Learning Unit
View
Corporate Signature Learning Unit
View
Code Training Unit
View
History Unit plan
Transcript
Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia Peniche
V CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE CAMÕES
MOSTRA DE ATIVIDADES
Propostas
- https://app.genial.ly/dashboard
- https://app.genial.ly/dashboard
- https://app.geni.ly/dashboard
- https://app.genial.ly/dashboard
Camões nasceu a 23 de janeiro de 1524 ou 1525, em Coimbra. Desde jovem, estudou com dedicação e viveu histórias de amor proibido, como o romance com Leonor. Após os estudos, mudou-se para Lisboa, onde se apaixonou por D. Catarina de Ataíde, mas o amor foi impedido pelo pai dela, levando Camões a ser deportado para Ceuta, onde foi ferido e perdeu o olho direito. A sua vida foi marcada por aventuras e conflitos, incluindo uma briga com D. Gonçalo Borges e prisão. Depois, partiu para a Índia como soldado ao serviço do rei, vivendo momentos de amizade e paixão, como o amor por Dinamene em Macau. Durante uma viagem, naufragou na foz do rio Mekong, perdendo para sempre a sua amada. De regresso a Portugal, ficou na Ilha de Moçambique, onde conheceu Bárbara. Após 17 anos, voltou à sua terra e terminou a sua obra-prima, Os Lusíadas, que apresentou ao rei D. Sebastião. Hoje, Camões é lembrado como um dos maiores poetas da língua portuguesa, cuja história de coragem, amor e aventura permanece viva na memória do mundo.
PENSAR (COM) CAMÕES
Pequena descrição das atividades realizadas
links para as atividades realizadas
- https://app.genial.ly/dashboard
- https://app.genial.ly/dashboard
(RE)DESCOBRIR CAMÕES
Para comemorar a efeméride, a biblioteca vestiu-se a rigor, com uma decoração quinhentista evocando a época camoniana. O menu servido incluiu leituras dos seus sonetos. A preocupação com a alimentação saudável esteve presente com as sessões realizadas para os alunos do 6.º ano, ministradas pela nutricionista Inês Neves. Procurou-se, sobretudo, promover a biblioteca como um espaço de conhecimento, criatividade, imaginação e bem-estar para todos.
https://www.instagram.com/bibliotecaatb/p/DCWcvJIIMQs/
Dia Mundial da Alimentação As Bibliotecas do Agrupamento associaram-se à comemoração do “Dia Mundial da Alimentação” e aos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, através do incentivo à leitura de textos relacionados com temática anteriormente referida e envolvendo a figura de Camões quer na decoração de uma mesa de época, quer em algumas leituras.
MOSTRAR CAMÕES
Pequena descrição das atividades realizadas
links para as atividades realizadas
- https://app.genial.ly/dashboard
- https://app.genial.ly/dashboard
Semana dos Afetos na Biblioteca. Procurámos fomentar o desenvolvimento dos afetos, dos bons valores e das atitudes positivas. No âmbito das leituras evocamos os poemas de Luís Vaz de Camões, celebrando assim os 500 anos do seu nascimento.
LER CAMÕES
links para as atividades realizadas
#LerCamoes #CamoesVCentenarioEducacao #Camoes500Anos No âmbito do V centenário de Camões, no dia 23 de janeiro, a biblioteca Mariano Calado deu início a estas comemorações. Os alunos do 9.º ano declamaram poemas do autor, sendo um deles, “Vós sois uma dama”, declamado com acompanhamento musical. Também foi declamado o poema de José de Almada Negreiros, “Luís, o poeta, salva a nado o poema".
Ler Camões - Juntos na Escola
Carnaval 2024 "Livros Foliões" na Biblioteca Mariano Calado. Ninguém determinou ainda com exatidão a data de nascimento de Luís Vaz de Camões, mas várias fontes sugerem que o poeta veio ao mundo a 23 de janeiro de 1524, há precisamente meio milénio. Para assinalar a efeméride, entre outras atividades, relembramos neste carnaval sua “obra transformadora” e ainda “profundamente moderna”.
OUTROS
links para as atividades realizadas
links para as atividades realizadas