Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
SI sessão 1
Sónia Pinheiro
Created on October 3, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Vaporwave presentation
View
Animated Sketch Presentation
View
Memories Presentation
View
Pechakucha Presentation
View
Decades Presentation
View
Color and Shapes Presentation
View
Historical Presentation
Transcript
Conceitos Fundamentais de Programação
1ºM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Start
lINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO
A linguagem de programação é um método padronizado, formado por um conjunto de regras sintáticas e semânticas, de implementação de um código fonte.
O que significa programar?
O conceito de programação é o processo de escrever códigos ou instruções que um computador ou outro dispositivo eletrónico pode entender e executar. É uma maneira de dizer ao computador exatamente o que fazer e como fazê-lo.
Os programas são escritos em linguagens de programação específicas, que variam de acordo com a tarefa ou aplicação. Os programadores utilizam essas linguagens para criar software, aplicativos e outras soluções tecnológicas.
O quê são códigos de programação?
Códigos de programação são sequências de instruções escritas em linguagens específicas que os computadores podem entender e executar.
Os códigos de programação são usados para criar programas de software, aplicações, jogos e outras soluções tecnológicas. Cada linguagem de programação tem a sua própria sintaxe e regras específicas, e o código deve ser escrito com precisão para que o computador execute a tarefa desejada
Onde escrever códigos de programação?
Os códigos de programação podem ser escritos em diferentes ambientes, dependendo da finalidade e da linguagem de programação utilizada. Editores de texto simples: Bloco de Notas (Windows) ou o TextEdit (Mac). Podem ser usados para escrever códigos simples em várias linguagens de programação.
COMO ESCREVER CÓDIGOS DE PROGRAMAÇÃO
As formas de escrever códigos de programação variam de acordo com a linguagem de programação utilizada. No entanto, existem algumas similaridades entre as linguagens e algumas convenções comuns de codificação.
Por exemplo, a maioria das linguagens de programação usa pontos e vírgulas para separar instruções individuais e chaves para delimitar blocos de código. Além disso, a maioria das linguagens de programação usa variáveis para armazenar valores e permite que os programadores usem estruturas condicionais, como if/else, para controlar o fluxo de execução do código.