SI sessão 1
Sónia Pinheiro
Created on October 3, 2024
More creations to inspire you
LIBRARIES LIBRARIANS
Presentation
WORLD WILDLIFE DAY
Presentation
FOOD AND NUTRITION
Presentation
IAU@HLPF2019
Presentation
SPRING IN THE FOREST 2
Presentation
HUMAN RIGHTS
Presentation
BLENDED PEDAGOGUE
Presentation
Transcript
Start
1ºM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Conceitos Fundamentais de Programação
lINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO
A linguagem de programação é um método padronizado, formado por um conjunto de regras sintáticas e semânticas, de implementação de um código fonte.
O que significa programar?
O conceito de programação é o processo de escrever códigos ou instruções que um computador ou outro dispositivo eletrónico pode entender e executar. É uma maneira de dizer ao computador exatamente o que fazer e como fazê-lo.
Os programas são escritos em linguagens de programação específicas, que variam de acordo com a tarefa ou aplicação. Os programadores utilizam essas linguagens para criar software, aplicativos e outras soluções tecnológicas.
O quê são códigos de programação?
Códigos de programação são sequências de instruções escritas em linguagens específicas que os computadores podem entender e executar.
Os códigos de programação são usados para criar programas de software, aplicações, jogos e outras soluções tecnológicas. Cada linguagem de programação tem a sua própria sintaxe e regras específicas, e o código deve ser escrito com precisão para que o computador execute a tarefa desejada
Onde escrever códigos de programação?
Os códigos de programação podem ser escritos em diferentes ambientes, dependendo da finalidade e da linguagem de programação utilizada. Editores de texto simples: Bloco de Notas (Windows) ou o TextEdit (Mac).Podem ser usados para escrever códigos simples em várias linguagens de programação.
COMO ESCREVER CÓDIGOS DE PROGRAMAÇÃO
As formas de escrever códigos de programação variam de acordo com a linguagem de programação utilizada. No entanto, existem algumas similaridades entre as linguagens e algumas convenções comuns de codificação.
Por exemplo, a maioria das linguagens de programação usa pontos e vírgulas para separar instruções individuais e chaves para delimitar blocos de código. Além disso, a maioria das linguagens de programação usa variáveis para armazenar valores e permite que os programadores usem estruturas condicionais, como if/else, para controlar o fluxo de execução do código.