Want to make interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people build interactive content in Genially.

Check out what others have designed:

Transcript

Aparelho Circulatório

Bloco B - EM

Trabalho Realizado por:Guilherme PintoKauã Ottoni

Indice

- Organização Geral e Funções - Coração – Localização e constituição geral - Fases do ciclo cardíaco - Parâmetros cardíacos e a sua interação - Frequência Cardíaca - Volume Sistólico - Débito Cardíaco - Mecanismo nervosos e hormonais da regulação cardíaca - Grande e pequena circulação - Tipos de vasos e as suas caraterísticas

Organização Geral e Funções

A função do sistema circulatório ou cardiovascular é distribuir os nutrientes absorvidos pelo sistema digestivo e o oxigénio absorvido pelos pulmões, para todo o organismo do indivíduo.

Coração - Localização e Constituição

O coração é um órgão localizado na parte inferior do mediastino médio. Encontra-se na cavidade torácica, mais precisamente na região posterior ao osso externo e acima do músculo diafragma. Esse órgão tem o tamanho aproximado de uma mão fechada e apresenta maior parte da sua massa à esquerda da linha mediana.

Fases do Ciclo Cardíaco

Contração isovolumétrica. Ejeção ventricular. Relaxamento isovolumétrico. Enchimentos Rápidos. Diástase. Sístole Atrial.

Ejeção Ventricular: Após a abertura das válvulas semilunares, inicia-se a ejeção, onde os ventrículos ejetam o sangue, para artéria aorta e para as artérias pulmonares.

Fases do Ciclo Cardíaco

Contração isovolumétrica: Sendo o momento inicial da contração ventricular, que resulta no aumento da pressão atrial e no fechamento das válvulas atrioventriculares.

Enchimentos Rápidos: Quando acontece a drenagem do sangue pelas câmaras ventriculares, o sangue que estava represado nos átricos chega de forma muito rápida aos ventrículos.

Fases do Ciclo Cardíaco

Relaxamento Isovolumétrico: Acabando assim o período de contração dos ventrículos, o relaxamento começa a ocorrer, e as pressões em seu interior diminuem.

Sistóle Atrial: Esta é a fase cardíaca que os átrios se contraem. Sendo ocorrida logo após a depolarização das células músculares.

Fases do Ciclo Cardíaco

Diástase: Corresponde ao relaxamento do músculo cardíaco, que quando o coração tem uma pressão interna menor para que os ventrículos recebam o sangue das veias pulmonares e veias cavas.

Parâmetros Cardíacos e a sua interação

A frequência cardíaca (FC) é o número de batimentos por minuto que pode aumentar em resposta ao exercício ou estresse. O volume sistólico (VS) representa o volume de sangue ejetado pelo ventrículo esquerdo a cada batimento.

Parâmetros Cardíacos e a sua interação

O débito cardíaco (DC) é o volume total de sangue bombeado pelo coração por minuto e é calculado pela fórmula Débito cardíco =Frequencia cardiaca x volume sistólico ou DC = FC × VSA interação entre esses parâmetros é essencial para o sistema cardiovascular: um aumento na FC ou no VS eleva o débito cardíaco, garantindo que o corpo receba mais sangue oxigenado conforme necessário.

Mecanismos nervosos e hormonais

Sistema Nervoso Simpático: Aumenta a frequência cardíaca e a força de contração ao soltar norepinefrina, preparando o corpo para situações de "luta ou fuga".Sistema Nervoso Parassimpático: Reduz a frequência cardíaca por meio da acetilcolina, predominante em situações de "repouso e descanso".

Mecanismos nervosos e hormonais

Adrenalina e Norepinefrina: Libertadas pelas glândulas adrenais em resposta ao stresse, aumentam a frequência e a força das contrações cardíacas, similar à ação simpática.Hormônios da Tireoide: Aumentam a sensibilidade do coração à ação de catecolaminas (adrenalina/norepinefrina), elevando a atividade cardíaca.

Grande circulação (Sistêmica)

A circulação sistêmica ou grande circulação é um processo em que o sangue é levado do coração até os tecidos e, após isso, é levado novamente para o coração. Essa circulação tem início quando o sangue sai do ventrículo esquerdo pela artéria aorta.O sangue do ventrículo esquerdo vai para todo o organismo, pela artéria aorta, e retorna até o átrio direito do coração. É uma circulação que se caracteriza por: coração-tecido-coração.

Pequena circulação (Pulmonar)

Neste circuito, o sangue é conduzido do coração até o pulmão e, logo após, volta ao coração, sendo este um sangue venoso (pobre em O2) Essa circulação tem início quando o sangue sai do ventrículo direito pela artéria pulmonar em direção aos pulmões. Á medida que chega aos pulmões a artéria pulmonar diminui de tamanho. Nos alvéolos, ocorre um fenômeno para o bom funcionamento dos sistemas, sendo ele as trocas gasosas (hematose), que se caracterizam pela passagem do gás carbônico do sangue para o interior dos alvéolos e do oxigênio presente nos alvéolos para o interior do capilar.

Existem três tipos de vasos, sendo eles: - Artérias - Veias - Vasos Capilares

Tipos de Vasos

Artérias: Transportam o sangue do coração para o resto do organismo.Veias: Transportam o sangue para o coraçãoVasos Capilares: Responsáveis pela conexão entre veias e artérias e pela troca de nutrientes e resíduos entre o sangue e os tecidos do corpo.

Características e Funções

Com este trabalho, viemos a adquirir conhecimento perante o corpo humano, desenvolvendo também o conhecimento que tínhamos.

Conclusão