Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

smishing

Os atacantes costumam usar um dos dois métodos para roubar os dados: Malware: o link do URL de smishing podete enganar para te fazer malware software malicioso que é instalado no telemóvel este tipo de malware por sms pode-se passar por uma aplicação legítima, induzindo-te a escrever informações confidenciais e enviá-las aos criminosos virtuais.

Smishing é um ataque de engenharia social que usa mensagens de texto falsas em telémoveis para induzir as pessoas a baixar um malware, compartilhar infirmações confidenciais ou para enviar dinheiro para cibercriminosos.

O link na mensagem de smishing pode levar a um site falso que solicita que escrevas informações pessoais e sensíveis. Cibercriminosos usam sites maliciosos feitos sob medida para imitar os confiáveis, facilitando o roubo das suas informações

Os atacantes são conhecidos por usar serviços de E-mail para texto como noutro meio de ocultar seus números. Passo a passo, um atacante realizará seu ataque em algumas fases-chave: Distribuição da mensagem de texto como isca para os alvos comprometimento das informações da vitima, enganando-a. Execução do roubo desejado usando os dados comprometidos da vitima.

Trabalho realizado por: Inês Lopes Nº9 Sara Gonçalves Nº20

Como funciona o smishing? Enganações e fraudes são os principais componentes de qualquer ataque de phishing por sms. Como o atacante assume uma identidade na qual podes confiar, é mais provável que ceda às tuas solicitações. Os fatores motivadores dessa enganação são: confiança: ao se passarem por indivíduos e organizações legítimas, os cibercriminosos diminuem o cetismo dos alvos. contexto: usando uma situação que poderia ser relevante para os alvos, o atacante consegue construir um disfarce eficaz. emoção: ao intensificar as emoções de um alvo, os atacantes podem anular o teu pensamento críticoe isentivar-te a agir rapidamente.

fontes: https://www.kaspersKy.com.br

O que fazer caso te tornes vítima de smishing: Denuncia o ataque suspeito a instituições que possam prestar assistência. Congela o teu crédito para evitar futuras ou atuais fraudes de identidade. Muda todas as senhas e pins de contas, quanto possível. Monitore as finanças, o crédito e várias contas online em busca de localidades de acesso estranhas etc... Cada um destes passos é importantíssimo para a tua proteção após um ataque de smishing. No entanto, relatar um ataque ajuda na recuperação e impede que outras pessoas se tornem vítima.