"Todo o mundo é composto por mudança"
Madalena Ferreira
Created on October 2, 2024
Vinicius Fidêncio e Madalena Ferreira 9ºC - Trabalho Hist/Port
Over 30 million people build interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
MODALS 1 BACH MARIO GAME
Quizzes
ANIMALS BY CATEGORY
Quizzes
DRACULA ESL
Quizzes
TRUE FALSE GEOGRAPHY
Quizzes
ENGLISH SCHOOL VOCABULARY
Quizzes
PARTS OF SPEECH REVIEW
Quizzes
RECYCLING SORTING GAME
Quizzes
Transcript
Madalena Ferreira n15 & Vinicícius Fidêncio n27 - 9ºc
" Todo o mundo é composto por Mudança "
Começar.
Trabalho de Português/HistóriaRevolução Soviética / Guerra Fria
Fontes
os Poemas
Revolução Soviética.
Guerra fria.
Sobre
O Eco do Alvor da Revolução e o Fim da Guerra Fria:
No gélido alvor, Lenine ergueu-se, firme e audaz,Trotsky teceu sonhos, mas Estaline em poder os desfaz.Do povo, o clamor ecoou, mas a esperança se perdeu,Em um chão traiçoeiro, o sonho de outrora se esvaiu e desapareceu.Na guerra gelada, o mundo tremia,Dois reinos em sombra a paz desafiavam.Khrushchov e Kennedy, o medo impunham,E o terror atômico a todos aterrava.O Muro separou, a Cortina dividiu,Khrushchov e Kennedy, com medo, se enfrentaram,E o mundo, em tensão, ao abismo se viu.Reagan e Gorbachev, com passos lentos,Mudaram os rumos, trouxeram novos ventos,A Glasnost e Perestroika dissolveram os tormentos.O Muro caiu, e a Guerra Fria se foi,Gorbachev e Reagan, com paz, selaram o que foi,Novas vidas nasceram, e o futuro se construiu depois.O medo cedeu, Gorbachev e Reagan guiaram,A cortina se abriu, novos tempos chegaram,E o sol brilhou, enquanto o mundo respirava.
Poema final
pOEMA INICIAL
dICIONário
"O Eco do Alvor da Revolu
"No inverno austero de dezassete,Lenine ergueu a voz da multidão,E o povo fez da foice a sua mão.Trotsky sonhou a utopia que promete,Enquanto Estaline, em ferro e opressão,Cravou na terra o peso da nação. Na Guerra Fria, surgiram dois impérios,Quarenta e cinco, a data do embate,Cortina de ferro, um mundo em combate.Kennedy e Khrushchov, destinos sérios,Do átomo ao espaço, num jogo de tensão,O século viu fogo e divisão."
Poema Inicial
VOLTAR
Alterações feitas:
- Usamos palavras mais conhecidas e usadas no século XVI;- Procuramos enterder mais da escrita de Luiz Vaz de Camões;- Mencionamos outros nomes importantes;- Alteramos a estrutura do Poema.
Lenine (Vladimir Ilitch Ulyanov): Líder revolucionário russo e fundador da União Soviética. Liderou a Revolução Russa de 1917 e foi o primeiro chefe de governo soviético.Trotsky (Leon Trotsky): Intelectual e líder revolucionário russo. Figura-chave na Revolução Russa e na criação do Exército Vermelho. Divergiu de Estaline e foi exilado, sendo assassinado no México.Estaline (Joseph Stalin): Sucessor de Lenine como líder da União Soviética. Governou de forma autoritária, promovendo industrialização, repressão massiva e centralização do poder.Khrushchov (Nikita Khrushchov): Líder soviético após Estaline. Conhecido por denunciar os crimes de Estaline e pelo papel na Crise dos Mísseis de Cuba durante a Guerra Fria.Kennedy (John F. Kennedy): Presidente dos Estados Unidos (1961-1963). Esteve no centro da Crise dos Mísseis de Cuba e promoveu programas espaciais e políticas de direitos civis antes de ser assassinado.
Significados das palavras no poema:
Voltar
VOLTAR AO INÍCIO.
fONTES.
Manual - Somos História 9 https://oglobo.globo.com/mundo/todo-poder-aos-sovietes-como-revolucao-russa-aconteceu-21975382https://chatgpt.comhttps://www.istockphoto.com/pt/fotos/revolução-russahttps://ensina.rtp.pt/artigo/a-revolucao-de-outubro-na-russia/https://dicionario.priberam.org/findavahttps://pt.wikipedia.org/wiki/Portal:Guerra_Fria/Imagem_selecionadahttps://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/guerra-fria.htmhttps://pt.wikipedia.org/wiki/Ronald_Reagan
chatgpt.com
Frases usadas no Chat gpt:
- Escreve-me um pequeno texto em forma de poema sobre a Revolução Soviética e a Guerra Fria que aconteceu no século 20, refere figuras importantes e a data em que aconteceu. Escreve com quatro quadras, e em Português Europeu.- Escreve algumas palavras que Luiz Vaz de Camões mais usava nos seus poemas.