Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Trabalho TIC - Realidade Virtual

Yara Alexandra Siopa Neves

Created on October 2, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Essential Dossier

Essential Business Proposal

Essential One Pager

Akihabara Dossier

Akihabara Marketing Proposal

Akihabara One Pager

Vertical Genial One Pager

Transcript

Realidade

Virtual

Trabalho ralizado porYara Neves Matilde Delgado Mateus Fonseca Martim Melão

Realidade Virtual...

...a sua origem

...a sua evolução

...o seu impacto na sociadade no dia-a-dia

Origem da Realidade Virtual

Em 1961, Comeau e Bryan, dois engenheiros da Philco Corporation, desenvolveram o primeiro precursor para o HMD como o conhecemos hoje. O Headsight, como foi chamado, incorporava um ecrã de vídeo para cada olho, e um sistema de rastreamento de movimento ligado a uma câmera de circuito fechado.

Evolução da Realidade Virtual

Alguns especialistas consideram que o primeiro protótipo do que viria a ser a realidade virtual surgiu em 1853, pelas mãos do britânico Charles Wheatstone. Ele foi o inventor do óculos estereoscópico, que usava espelhos na frente dos olhos com uma pequena angulação na lente. Assim, duas imagens lado a lado ficavam sobrepostas, trazendo uma sensação de volume e imersão.

Evolução da Realidade Virtual

Foi na década de 1960, porém, que a realidade virtual começou a ganhar contornos mais nítidos, pelas mãos do cientista Morton Heilig. Ele criou o Sensorama, um fliperama que trazia uma cadeira que se mexia, óculos com visor, alto-falantes e até mesmo alguns odores para intensificar a experiência. Na mesma época, engenheiros da Philco criaram o Headsight, um projeto de estímulo visual e reconhecimento de objetos que usava uma câmera remota.

Impacto da Realidade Virtual na sociedade no dia-a-dia

Mas em quais setores a Realidade Virtual está a ser usada atualmente?

De visitas guiadas em museus à dissecação de um músculo, a Realidade Virtual permite cruzar fronteiras que, de outra forma, não seriam imagináveis.

Medicina-O Centro Superior de Pesquisas Científicas (CSIC) conseguiu diminuir os efeitos do Parkinson ( doença degenerativa crónica do sistema nervoso central que afeta principalmente a coordenação motora) em vários pacientes ao aplicar um tratamento com RV;

Gastronomia-Agora podemos viajar virtualmente para diferentes lugares e mergulhar em determinados ambientes enquanto saboreamos os pratos dessas regiões;

Meios de comunicação-O jornalismo imersivo permite que o usuário viaje para o lugar dos fatos com vídeos ao vivo em 360° transmitidos por streaming;

Arquitetura-A RV permite que os arquitetos estudem melhor o espaço e apresentem o projeto aos clientes.

Webgrafia

  • https://web.tecnico.ulisboa.pt/ist182015/cmul/index.html
  • https://epocanegocios.globo.com/Tudo-sobre/noticia/2022/08/o-que-e-realidade-virtual-e-quais-suas-aplicacoes.html
  • https://www.iberdrola.com/inovacao/realidade-virtual

Medicina, cultura, meios de comunicação e arquitetura são algumas das áreas que já exploram as vantagens oferecidas por essa tecnologia.