Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Pintura Barroca

Daniela Neves Gonçalves Pereira

Created on October 2, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Nomes: Daniela Pereira, Jessica Nicolau, Sarah Mei N.º: 2, 4 e 8 2.º Multimédia
Pintura Barroca
Índice
- Aspetos técnicos e expressivos; - Aspetos plásticos; - Tipologia e temáticas; - Quem é Caravaggio? - O que é a pintura barroca? - Pintura “A negação de Pedro”; - Pintura “A Crucificação de São Pedro”;
O que é a Pintura Barroca?
A pintura barroca (séculos XVI a XVIII) é caracterizada por dramatismo, movimento e forte contraste de luz e sombra. Busca envolver emocionalmente o espectador com cenas realistas e dinâmicas, muitas vezes com temas religiosos ou mitológicos. Artistas como Caravaggio, Rubens e Velázquez foram grandes expoentes do estilo.
Aspetos técnicos e expressivos
- Tratamento realista dos assuntos; - Criação de efeitos ilusionistas; - Perspetiva de sotto in sù criando extensão espacial e sensação de profundidade.
Aspetos plásticos
- Composições exuberantes e enérgicas, criando tensões internas; Formas vigorosas e sinuosas - Contrastes cromáticos, colorido vibrante e luz com valor plástico.
Tipologia e temáticas
- Frescos em tetos e paredes; - Pintura sobre tela e madeira (retábulos); - Temas religiosos, mitológicos, paisagens, retratos e naturezas-mortas.
“A Negação de Pedro”
A negação de Pedro foi pintada por Caravaggio, exposto no Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque (EUA). A pintura foi feita supostamente em 1610, pouco antes da morte do pintor. Nesta pintura podemos observar 3 pessoas, que são o São Pedro, a Serva e o Soldado Romano. Vê-se que o São Pedro está à esquerda com uma expressão de conflito e angústia. Vê-se que a Serva que está no centro com uma expressão confusa, pois ela sabia que o Pedro era um dos seguidores de Jesus, o que leva à negação. O Soldado Romano que está à direita parece estar a questionar a identidade do Pedro, com uma expressão acusadora e zangado. A pintura tem aspectos plásticos como contraste cromático, coloração vibrante e luz com valor plástico. Também utiliza temáticas como frascos em tetos e paredes, também tendo temas religiosos.
“A Crucificação de São Pedro” 1601
Técnica: Óleo sobre tela. Alto contraste entre a luz e as sombras Cores vibrantes Formas rigorosas e sinuosas Realismo Cena dramática, indicado pelo realismo, contraste e saturação São Pedro está na parte central da pintura, sendo o ponto de interesse principal do visualizador Apresenta São Pedro a ser crucificado por 3 pessoas, 2 das quais estão a prender Pedro à cruz com uma corda, enquanto a 3ª pessoa está a agarrar uma pá, presumidamente para depois fixar a cruz ao solo De acordo com o manual, ele foi crucificado de cabeça para baixo
Quem é Caravaggio?
O Michelangelo Merisi, conhecido como Caravaggio, foi um dos mais notáveis pintores italianos, conhecido por seu uso dramático de claro-escuro e realismo intenso. Ele retrata vários temas religiosos com figuras humanas comuns como aquelas que apresentamos antes, trazendo uma abordagem inovadora à arte.
Conclusão
Em conclusão, Michelangelo Merisi, mais conhecido como Caravaggio, foi um dos mais notáveis pintores italianos. Caravaggio fez várias pinturas onde aplicou temas religiosos e um uso dramático de claro-escuro e realismo intenso, como “A Negação de Pedro” (1610) e “A Crucificação de São Pedro” (1601). A pintura "A Negação de Pedro" foi umas das ultimas pintadas antes do pintor morrer, esta pintura retrata o momento em que Pedro nega conhecer Jesus durante o seu julgamento. Também vê-se nas expressões que Pedro está angustiado com a situação. Já a pintura “A Crucificação de São Pedro” retrata Pedro no processo de crucificação, sendo atado á cruz com uma corda, foi crucificado de cabeça para baixo (para não imitar Jesus ou algo assim).