Por: Danilo Azevedo 03, Santiago Claudino 18
John McCarthyPai da IA moderna
Citação
Progressos fundamentais não podem ser alcançados através de avanços incrementais em tecnologias existentes.
Um importate cientista da computação, e um dos grandes desenvolvedores das IA
John McCharty
Em suma, quem é ele?
Galeria
Video
Timeline
Timeline
John McCharty - Pai da IA Moderna © 11/10/2024 by Danilo Azevedo & Santiago Claudino is licensed under CC BY-NC-SA 4.0
Informações retiradas de: n.wikipedia.org/wiki/John_McCarthy_(computer_scientist)#Contributions_in_computer_science
Obrigado!
Nasceu em 4 de Setembro de 1927, na cidade de Boston, em Massachusetts, Estados Unidos
McCarthy interessou-se por ciência ao ler uma tradução de 100.000 Porquês , um livro de ciência popular russo para crianças. Ele era fluente na língua russa e fez amizade com cientistas russos durante várias viagens à União Soviética , mas distanciou-se após fazer visitas ao Bloco Soviético , o que o levou a se tornar um republicano conservador
McCarthy formou-se na Belmont High School dois anos antes e foi aceito no Caltech em 1944.
Ele demonstrou uma aptidão precoce para a matemática ; durante a adolescência, ele aprendeu matemática na faculdade estudando os livros didáticos usados no vizinho Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech). Como resultado, ele conseguiu pular os dois primeiros anos de matemática no Caltech. Ele foi suspenso do Caltech por não comparecer aos cursos de educação física. Foi no Caltech que ele assistiu a uma palestra de John von Neumann que inspirou seus empreendimentos futuros.
Após cargos de curta duração na Universidade de Princeton e Stanford , McCarthy tornou-se professor assistente em Dartmouth em 1955. Um ano depois, ele se mudou para o MIT como pesquisador no outono de 1956. No final de seus anos no MIT, ele já era carinhosamente chamado de "Tio John" por seus alunos.Em 1962, tornou-se professor titular em Stanford, onde permaneceu até sua aposentadoria em 2000. McCarthy defendeu a matemática, como o cálculo lambda , e inventou lógicas para alcançar o senso comum na inteligência artificial.
John McCarthy é um dos "pais fundadores" da inteligência artificial. Hunto a outros cientistas, cunhou o termo "inteligência artificial" em uma proposta que escreveram para a famosa conferência de Dartmouth no verão de 1956. Esta conferência deu início à IA como um campo. No final da década de 1950, McCarthy descobriu que funções recursivas primitivas poderiam ser estendidas para computação com expressões simbólicas, produzindo a linguagem de programação Lisp, que logo se tornou a linguagem de programação de escolha para aplicações de IA após sua publicação em 1960.
John McCarhy morreu em 24 de Outubro de 2011, aos 84 anos, na cidade de Standford, Califórnia, Estados Unidos