Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Álvaro de Campos
Iara Leite
Created on October 2, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Curso Técnico Auxiliar de Saúde Disciplina: Português Formadora: Susana Peixinho Formandas: Iara e Inês Ano/Turma: 12E2
´´Ali não havia eletricidade``
Fernando Pessoa
Álvaro de Campos
FERNANDO PESSOA
Este trabalho foi realizado pelas formandas Iara Leite e Inês Alves do curso Técnico Auxiliar de Saúde da turma 12E2 no âmbito da disciplina de Português cujo o tema é o heterónimo Álvaro de Campos de Fernando Pessoa e o seu poema ´´Ali não havia eletricidade``.
Introdução
FERNANDO PESSOA
Álvaro de Campos, foi um dos vários heterónimos que Fernando Pessoa criou, o poeta gostava de chamar Álvaro de "Ode Triunfal" pois achava ser este o seu melhor heterónimo .
Quem foi Álvaro de Campos?
Álvaro nasceu em Tavira a 15 de outubro de 1890 à 1.30 da tarde.Tinha 1.75cm de altura, era magro, com cabelo liso normalmente para o lado, o seu tom de pele era entre branco e moreno,e usava monóculo. Teve uma educação vulgar no liceu, depois foi para a Escócia para estudar engenharia mecânica mas depois naval, daí ser engenheiro naval em Glasgow . Fernando Pessoa escrevia em nome de Álvaro quando tinha impulsos subitos para escrever mas não sabia o quê.
FERNANDO PESSOA
FERNANDO PESSOA
Temáticas do poeta Página 92
Ali não havia electricidade
Sou nada... Sou uma ficção... Que ando eu a querer de mim ou de tudo neste mundo? ´´Se eu não tivesse a caridade´´... E a soberana voz manda, e do alto dos séculos, A grande mensagem com que a alma é livre... «Se eu não tivesse a caridade»... Meu Deus, e eu que não tenho a caridade!...
Ali não havia electricidade. Por isso foi à luz de uma vela mortiça Que li, inserto na cama, O que estava à mão para ler - A Bíblia, em português (coisa curiosa!), feita para protestantes E reli a «Primeira Epístola aos Coríntios». Em torno de mim o sossego excessivo de noite de província Fazia um grande barulho ao contrário, Dava-me uma tendência do choro para a desolação. A «Primeira Epístola aos Coríntios»... Relia-se à luz de uma vela subitamente antiquíssima, E um grande mar de emoção ouvia-se dentro de mim...
FERNANDO PESSOA
Neste poema o sujeito poético descreve uma noite sem eletricidade, onde lê a Bíblia à luz de uma vela estando descrito nos seguintes versos ("Por isso foi à luz de uma vela mortiça/ Que li, inserto na cama,/ O que estava à mão para ler"vv. 2-4). Esta noite silenciosa cria sentimentos de solidão e tristeza ("Dava-me uma tendência do choro para a desolação." vv. 9). Estes sentimentos provocam uma reflexão ao sujeito poético sobre o seu propósito de vida (segunda estrofe).
Ali não havia electricidade - Resumo
FERNANDO PESSOA
Recursos Estilísticos Antítese - contraste entre "vela mortiça" e "soberana luz". Repetição - na frase "se eu não tivesse a caridade" explícita a importância na mensagem bíblica. Metáfora - No verso"um grande mar de emoção" sugere a profundidade dos sentimentos do sujeito poético. Paradoxo - os versos "sossego excessivo de noite de província / fazia um grande barulho ao contrário" são um paradoxo que destaca a sensação de solidão do sujeito poético.
Forma Este poema é escrito em livre com ausência de rimas e métrica fixa dando uma sensação de espontaniedade.
Análise do poema
FERNANDO PESSOA
START
Quiz
FERNANDO PESSOA QUIZ
Clássico
Bucólico
da Modernidade
Pergunta 1 de 2
Álvaro de Campos é um poeta...
FERNANDO PESSOA QUIZ
NEXT
FERNANDO PESSOA QUIZ
Após uma deliberação abstrata
Quando tinha impulsos súbitos de escrever
Por pura inspiração
Pergunta 2 de 2
Em que momentos Fernando Pessoa escrevia em nome de Álvaro de Campos?
FERNANDO PESSOA QUIZ
NEXT
FERNANDO PESSOA QUIZ
Para concluir, com este trabalho ficamos a conhecer melhor Álvaro de Campos , um dos vários heterónimos de Fernando Pessoa, e um dos seus poemas.
FERNANDO PESSOA
Conclusão
FERNANDO PESSOA
- https://www.docsity.com/pt/resumo-sobre-alvaro-de-campos/8391954/
- https://pt.slideshare.net/slideshow/poema-lvaro-de-campos-ali-no-havia-electricidade/33278393
Webgrafia