Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Álvaro de Campos
Iara Leite
Created on October 2, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Essential Learning Unit
View
Akihabara Learning Unit
View
Genial learning unit
View
History Learning Unit
View
Primary Unit Plan
View
Vibrant Learning Unit
View
Art learning unit
Transcript
Fernando Pessoa
Álvaro de Campos
´´Ali não havia eletricidade``
Curso Técnico Auxiliar de Saúde Disciplina: Português Formadora: Susana Peixinho Formandas: Iara e Inês Ano/Turma: 12E2
FERNANDO PESSOA
Introdução
Este trabalho foi realizado pelas formandas Iara Leite e Inês Alves do curso Técnico Auxiliar de Saúde da turma 12E2 no âmbito da disciplina de Português cujo o tema é o heterónimo Álvaro de Campos de Fernando Pessoa e o seu poema ´´Ali não havia eletricidade``.
FERNANDO PESSOA
Quem foi Álvaro de Campos?
Álvaro de Campos, foi um dos vários heterónimos que Fernando Pessoa criou, o poeta gostava de chamar Álvaro de "Ode Triunfal" pois achava ser este o seu melhor heterónimo .
FERNANDO PESSOA
Álvaro nasceu em Tavira a 15 de outubro de 1890 à 1.30 da tarde.Tinha 1.75cm de altura, era magro, com cabelo liso normalmente para o lado, o seu tom de pele era entre branco e moreno,e usava monóculo. Teve uma educação vulgar no liceu, depois foi para a Escócia para estudar engenharia mecânica mas depois naval, daí ser engenheiro naval em Glasgow . Fernando Pessoa escrevia em nome de Álvaro quando tinha impulsos subitos para escrever mas não sabia o quê.
FERNANDO PESSOA
Temáticas do poeta Página 92
FERNANDO PESSOA
Ali não havia electricidade
Ali não havia electricidade. Por isso foi à luz de uma vela mortiça Que li, inserto na cama, O que estava à mão para ler - A Bíblia, em português (coisa curiosa!), feita para protestantes E reli a «Primeira Epístola aos Coríntios». Em torno de mim o sossego excessivo de noite de província Fazia um grande barulho ao contrário, Dava-me uma tendência do choro para a desolação. A «Primeira Epístola aos Coríntios»... Relia-se à luz de uma vela subitamente antiquíssima, E um grande mar de emoção ouvia-se dentro de mim...
Sou nada... Sou uma ficção... Que ando eu a querer de mim ou de tudo neste mundo? ´´Se eu não tivesse a caridade´´... E a soberana voz manda, e do alto dos séculos, A grande mensagem com que a alma é livre... «Se eu não tivesse a caridade»... Meu Deus, e eu que não tenho a caridade!...
FERNANDO PESSOA
Ali não havia electricidade - Resumo
Neste poema o sujeito poético descreve uma noite sem eletricidade, onde lê a Bíblia à luz de uma vela estando descrito nos seguintes versos ("Por isso foi à luz de uma vela mortiça/ Que li, inserto na cama,/ O que estava à mão para ler"vv. 2-4). Esta noite silenciosa cria sentimentos de solidão e tristeza ("Dava-me uma tendência do choro para a desolação." vv. 9). Estes sentimentos provocam uma reflexão ao sujeito poético sobre o seu propósito de vida (segunda estrofe).
FERNANDO PESSOA
Análise do poema
Recursos Estilísticos Antítese - contraste entre "vela mortiça" e "soberana luz". Repetição - na frase "se eu não tivesse a caridade" explícita a importância na mensagem bíblica. Metáfora - No verso"um grande mar de emoção" sugere a profundidade dos sentimentos do sujeito poético. Paradoxo - os versos "sossego excessivo de noite de província / fazia um grande barulho ao contrário" são um paradoxo que destaca a sensação de solidão do sujeito poético.
Forma Este poema é escrito em livre com ausência de rimas e métrica fixa dando uma sensação de espontaniedade.
FERNANDO PESSOA QUIZ
Quiz
START
FERNANDO PESSOA QUIZ
Pergunta 1 de 2
Álvaro de Campos é um poeta...
da Modernidade
Bucólico
Clássico
FERNANDO PESSOA QUIZ
NEXT
FERNANDO PESSOA QUIZ
Pergunta 2 de 2
Em que momentos Fernando Pessoa escrevia em nome de Álvaro de Campos?
Após uma deliberação abstrata
Quando tinha impulsos súbitos de escrever
Por pura inspiração
FERNANDO PESSOA QUIZ
NEXT
FERNANDO PESSOA
Conclusão
Para concluir, com este trabalho ficamos a conhecer melhor Álvaro de Campos , um dos vários heterónimos de Fernando Pessoa, e um dos seus poemas.
FERNANDO PESSOA
Webgrafia
- https://www.docsity.com/pt/resumo-sobre-alvaro-de-campos/8391954/
- https://pt.slideshare.net/slideshow/poema-lvaro-de-campos-ali-no-havia-electricidade/33278393