Linha cronológica
Sara Silva
Created on October 2, 2024
Descartes e Humes
Over 30 million people build interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
A2 - ABENTEUER AUTOBAHN
Horizontal infographics
STEVE JOBS
Horizontal infographics
OSCAR WILDE
Horizontal infographics
TEN WAYS TO SAVE WATER
Horizontal infographics
NORMANDY 1944
Horizontal infographics
BEYONCÉ
Horizontal infographics
DEMOCRATIC CANDIDATES NOV DEBATE
Horizontal infographics
Transcript
+info
1776
Falecimento
+info
1763
vida
+info
1729
Vida
+INFO
1737
Vida
+info
1711
nASCIMENTO
15961776
David hume e rené descartes
Linha do tempo
+info
1650
Falecimento
+info
1637
vida
+info
1616
Vida
+INFO
1633
Vida
+info
1596
nASCIMENTO
Ideias filosóficas
René Descartes
1637
Descartes revolucionou o pensamento filosófico moderno. As suas contribuições deram origem à tradição racionalista. Assim como Platão, o filósofo francês concebeu o ser humano como um ser composto por uma dualidade psico-física, isto é, por uma mente ou alma (psique) e por um corpo.
Dúvida Metódica: Descartes duvidava de tudo para encontrar uma base segura para o conhecimento, chegando à conclusão de que o pensamento é a única certeza. Cogito, ergo sum ("Penso, logo existo"): A certeza da própria existência vem do ato de pensar. Dualismo: Ele defendia que mente e corpo são substâncias distintas; a mente é imaterial, enquanto o corpo é físico. Racionalismo: O conhecimento vem da razão, e não da experiência sensorial. Ideias Inatas: Algumas ideias, como a de Deus, são inatas e não derivadas da experiência. Prova da Existência de Deus: Descartes argumentava que a ideia de perfeição prova a existência de Deus. Mecanicismo: Ele via o universo físico e o corpo humano como máquinas regidas por leis naturais.
1650
Descartes passou os seus últimos anos na Suécia como tutor da rainha Cristina, onde faleceu em 1650, aos 53 anos. Ele é lembrado por seu impacto duradouro na filosofia, ciência e matemática.
FALECIMETNO
René Descartes
1776
Em 26 de outubro de 1775 escreve uma carta ao seu editor W. Strahan para que este incluísse uma breve advertência no início do segundo volume dos Ensaios e Tratados em sua última edição. Hume faleceu em 25 de agosto de 1776. Encontra-se sepultado em Edimburgo na Escócia.
FALECIMETNO
David Hume
+info
1711
David Hume nasceu dia 7 de maio de 1711, na Escócia, Reino da Grã-Bretanha. Foi um filósofo, historiador e ensaísta britânico, que ficou conhecido pelo seu empirismo radical e ceticismo moderado. Ao lado de dois filósofos, John Locke e George Berkeley, compõe a famosa tríade do empirismo britânico. Sendo considerado um dos mais importantes pensadores do iluminismo escocês e da história da filosofia.
Nascimento
David Hume
David Hume, retratado por Allan Ramsay em 1766.
1729
No início de 1729, já tinha decidido que iria se dedicar inteiramente a leitura e a escrita, após estudar direito na universidade de Edimburgo. Entretanto, seis meses depois, entrou num estado de colapso, sentindo-se fatigado após dedicar-se demais nos estudos, e incapaz de continuar no mesmo ritmo, desgostoso do trabalho de ler, faltando-lhe a concentração necessária.
vida
David Hume
Em 1724, com apenas 13 anos, devido a sua precocidade intelectual, foi enviado pela família para cursar Direito na Universidade de Edimburgo.
1737
Em 1737, Hume retorna à Inglaterra e trabalha para publicar o seu livro. Em 1739, consegue publicar os dois primeiros volumes de seu Tratado, e em 1740 é publicado o terceiro e último volume. Apesar de ser hoje considerado a sua principal obra e um dos livros mais importantes da história da filosofia, o Tratado não causou impressão à época de sua publicação.
Literatura e ideias filosóficas
David Hume
Hume era empirista, ou seja, considerava que a experiência era a fonte principal do conhecimento humano. Chamava perceções a esses conteúdos e dividia-os em impressões (sentir) e ideias (pensar):-impressões externas: sensações visuais, auditivas,...);-impressões internas: sentimentos e desejos;-impressões simples: indivisíveis;-impressões complexas: associação de várias ideias;-ideias simples: indivisíveis-ideias complexas: associação de várias ideias
Hume declarou ser um cético moderado. Chegou a conclusões céticas sobre a causalidade e a indução. E pensava que muitas crenças que consideramos conhecimento não são.Mas não era um cético radical, pois reconhecia que temos alguns conhecimentos e pensava que não é possível viver sendo um cético radical, devido às exigências da vida prática.
+info
René Descartes foi um filósofo, matemático e cientista francês, nascido em 31 de março de 1596. Ele é considerado um dos fundadores da filosofia moderna e do racionalismo. Um ano depois do seu nascimento, ficou órfão de mãe, Jeanne Brochard, “mademoiselle du Perron”, nome com o qual Descartes se matriculará como estudante em Leida, na Holanda. Descartes estudou no colégio jesuíta de La Flèche e formou-se em Direito, mas escolheu seguir carreira intelectual, dedicando-se à matemática e à filosofia.
1596
Nascimento
René Descartes
David Hume, retratado por Allan Ramsay em 1766.
René Descartes
vida
René Descartes
1616- 1628
Em 1616, formou-se em Direito pela Universidade de Poitiers. Estabeleceu contato com as descobertas recentes da Matemática estudando com o cientista holandês Isaac Beeckman. Em 1621, Descartes tomou parte da Guerra dos Trinta Anos, combatendo sob as ordens de Tilly na Batalha do Monte Branco. Em 1622 retornou à França, passando os anos seguintes em Paris. Em 1628, compôs as Regulae ad directionem ingenii (Regras para a Direção do Espírito) e partiu para os Países Baixos, onde viveria até 1649.
Webgrafia
- https://revistaculturae.com.br/empirismo-britanico/
- https://pt.wikipedia.org/wiki/David_Hume
- https://www.ebiografia.com/david_hume/
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Ren%C3%A9_Descartes
- https://www.nationalgeographic.pt/historia/descartes-o-pai-da-filosofia-moderna_2679
- https://www.ebiografia.com/rene_descartes/
- https://mundoeducacao.uol.com.br/filosofia/rene-descartes.htm
(Além disso, também foi consultado o manual da disciplina, páginas 72-73)
1633
Literatura
René Descartes
Em 1633, ao saber da condenação de Galileu, de cujas ideias compartilhava, Descartes suspendeu a publicação do “Tratado Sobre o Mundo”, uma obra de física, na qual aborda a tese do heliocentrismo. Em 1637, publicou o "Discurso do Método", onde apresentou a famosa máxima "Penso, logo existo" e seu método de dúvida metódica, que estabeleceu o pensamento como base do conhecimento. Além disso, ele fez importantes contribuições à matemática, como a fundação da geometria analítica. Mais tarde, publicou outra obra de grande importância para a filosofia moderna, Meditações metafísicas.(heliocentrismo: teoria que defende que o Sol é o centro do Universo)
+info
Em 1756, Hume foi acusado de heresia e de ateísmo, sendo alvo de um processo mal sucedido de excomunhão.
VIDA
David Hume
1756-1763
Em 1763, Hume aceita o convite feito pelo embaixador inglês na França, Lorde Hertford, para trabalhar como seu secretário em Paris. Por dois anos, além de auxiliar nos trabalhos diplomáticos, Hume trava conhecimento com grandes nomes da intelectualidade parisiense, como Diderot, D'Alembert, e d'Holbach.(Uma heresia é uma doutrina que se opõe frontalmente aos dogmas da Igreja.)
Diderot, DÁlembert e d´Holbach