Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Perfil dos TAS
MMA
Created on October 2, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Akihabara Connectors Infographic
View
Essential Infographic
View
Practical Infographic
View
Akihabara Infographic
View
Interactive QR Code Generator
View
Witchcraft vertical Infographic
View
Halloween Horizontal Infographic
Transcript
PERFIL DOS TAS
Saber ser TAS
Papel dos TAS
Competências
- Respeito pelos utentes
- Trabalho em equipa
- Empatia
- Comunicação
António nº2, Melissa nº11, Méllany nº12 Turma: 1AS9
Respeito pelos utentes
Quando os utentes se sentem ouvidos e compreendidos, tornam-se mais propensos a seguir as indicações médicas e a aderir aos tratamentos prescritos. Além disso, uma comunicação clara e transparente contribui para diminuir a ansiedade e o medo associados ao desconhecido, proporcionando ao utente uma sensação de controlo sobre a sua própria saúde.
Comunicação
A comunicação em saúde abrange mensagens que podem ter finalidades muito diferentes, tais como promover a saúde, prevenir a doença, evitar comportamentos de risco, lidar com ameaças ou gerir recursos, entre outras. A comunicação social desempenha uma função preponderante na promoção da saúde.
Competências
O auxiliar de saúde está em contacto diário com os profissionais e a maneira pelo qual se desempenham, as funções influirá muito sobre o paciente. É importante desenvolver competências relacionais e sociais. Os códigos de ética profissional, portanto, possuem a característica de serem referências importantes não só para nortear a prática, como também para o controlo público.
Empatia
A empatia é importante na saúde porque:
- Cria um ambiente terapêutico empático e acolhedor, permitindo que o paciente explore suas emoções de maneira mais profunda e construtiva.
- Está associada a diversos benefícios, tais como maior satisfação do doente, maior adesão ao tratamento, maior facilidade em obter informação relevante durante a consulta, melhor relação entre o profissional de saúde e o doente, redução do risco de erros médicos e redução da estadia hospitalar após cirurgia.
- Funciona como uma maneira de tranquilizar o paciente nesse momento de vulnerabilidade.
- Nos permite conectar emocionalmente com os outros, o que por sua vez nos ajuda a entender suas experiências e necessidades, permitindo-nos construir relações interpessoais mais saudáveis.
Papel dos TAS
Um Técnico Auxiliar de Saúde é um profissional qualificado apto a prestar apoio em serviços de saúde, sob a direção e supervisão de um Técnico Superior de Saúde, intervindo na assistência ao utente, visando a promoção do seu bem estar, como por exemplo:
- Estabelecer uma boa comunicação com a pessoa doente;
- Saber escutar;
- Avaliar de forma integral a pessoa doente;
- Prestar acompanhamento (psicológico, emocional e social) á pessoa;
Saber ser TAS
Está relacionado com características pessoais que contribuem para a qualidade das interações humanas no trabalho e a formação de atitudes de autodesenvolvimento. Para um TAS, "Saber Ser" envolve:
- Agir em função de diferentes contextos institucionais no âmbito dos cuidados de saúde;
- Agir em função do estado de saúde do utente, segundo orientação do profissional de saúde;
- Comunicar de forma clara e assertiva.
Trabalho em equipa
A importância de todos os profissionais integrantes na equipa, que no seu conjunto, tornam possível uma visão e prestação de cuidados holísticos que dá resposta de forma mais efectiva às necessidades globais do doente e sua família.