Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
UFCD711
André Filipe Palmeir
Created on October 1, 2024
feito pelo Senhor André de Brito
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
André de Brito nº2 11ºEb Curso de Programação
UFCD 711
- Refere-se a organização física de uma rede, isto é, a forma como os dispositivos físicos e os nós de comutação estão organizados;
- Diversas organizações de rede são possíveis; A escolha de uma topologia é uma etapa importante do projeto de redes, pois afeta a eficiência, velocidade, expansibilidade e fiabilidade da rede;
- A topologia pode variar desde organizações muito simples até arranjos mais complexos.
Topologia Física
Topologia em Malha
- As estações são ligadas entre si, duas a duas, através de um caminho físico dedicado;
- Numa topologia em Malha ou Mesh, os computadores e Redes Locais interligam-se entre si, ponto a ponto, através de cabos e dispositivos de interligação adequados. Assim, existem diversos caminhos para se chegar ao mesmo destino.
- A organização em malha só é admissível em aplicações muito especiais, quando as estações precisam trocar constantemente informações entre si para resolver um problema complexo.
Caracterização
Vantagens:
- Existem vários caminhos possíveis para a comunicação. Por exemplo, quando enviamos um email, ele pode seguir diversos caminhos.
- Caso haja problema num dos troços, a mensagem segue por outro troço, aumentando assim a probabilidade de chegar ao destino.
- Maior complexidade da rede porque todos os nós estão ligados a todos os outros nós.
- Elevado preço do equipamento de interligação de nós
Vantagens e Desvantagens
Topologia em Barramento / Bus
Utiliza um meio de transmissão compartilhado por todos os computadores da rede denominado por barramento; Uma topologia de barramento é baseada em uma seção do cabo principal, onde em cada extremidade há um terminador. Todos os dispositivos, como laptops, impressoras, servidores, estações de trabalho etc., estão ligados ao cabo principal. Portanto, o cabo principal atua como a coluna dorsal de toda a rede. Os dados enviados por um computador são transmitidos ao longo de todo o cabo principal nas duas direções a partir do computador de envio. Quando os dados atingem um nó, verifica o endereço de destino (endereço MAC / IP) para verificar se ele corresponde ao seu endereço. Se o endereço do nó corresponder ao endereço contido nos dados, ele processará as informações.
Caracterização
- Facilidade de instalação;
- Mais barato que outras opções (malha), menos cabos quando comparado com malha;
- Não são necessários switches: Essa topologia permite que os dados fluam livremente pela rede. Embora isso limite as conexões externas, ele cria uma rede local que pode funcionar efetivamente com cada computador conectado;
- Fácil conexão de dispositivos à rede;
- É a topologia de rede mais simples para conectar periféricos ou computadores. Se o dispositivo tiver o mecanismo de conexão apropriado, ele poderá ser facilmente adicionado à rede;
Vantagens
- Se o cabo principal falhar, toda a estrutura colapsa;
- Quanto maior a distância coberta por um sinal ao longo da linha de comunicação mais o sinal fica fraco;
- Limitação de conexão.
Desvantagens
Topologia em Estrela
A topologia em estrela ou rede em estrela é uma configuração para uma rede local (LAN) na qual cada um dos nós está ligado a um ponto de conexão central, que pode ser um switch. Esta topologia é uma das configurações de rede mais comuns. Portanto, é uma topologia de rede na qual cada parte/nó individual da rede está ligado a um nó central.
Caracterização
É fácil acrescentar equipamento na rede: No caso de ser necessário introduzir na rede novo equipamento, seja um computador, um telefone, uma impressora, basta ligar um cabo de rede entre o equipamento e uma tomada disponível, existente na calha técnica. Tem que ser feita a ligação entre o switch e o patch panel na porta respetiva que deverá ter a mesma numeração que a da calha técnica. Fácil administração e manutenção: É mais fácil gerir e fazer a manutenção da rede, porque cada nó requer apenas um cabo separado. É a mais simples de todas as topologias em termos de funcionalidade. Os problemas são fáceis de localizar, porque a falha de um cabo afetará um único nó. Por outro lado a falha/avaria de uma porta do switch só irá afetar o equipamento ligado a essa porta Maior desempenho e segurança: Os pacotes de dados não precisam passar por vários nós. O fato de não haver colisão de dados aumenta seu desempenho, tornando a transferência de dados consideravelmente mais rápida.
Vantagens
Dependência do switch: Se o switch avariar ou se estiver com algum tipo de avaria, deixa de ser possível aceder à rede a partir de qualquer equipamento ligado ao switch. Maior custo de implementação: Os equipamentos necessários para esta topologia como é o caso do switch, do bastidor, do ar condicionado necessário para evitar o sobreaquecimento encarecem bastante este tipo de rede.
Desvantagens
As placas de rede são componentes essenciais para conectar computadores a redes, permitindo a comunicação entre dispositivos e o acesso à internet. Elas atuam como porta de entrada e saída de dados, facilitando a partilha de informação e recursos.
Placas de Rede
1 - Comunicação de DadosAs placas de rede são responsáveis por enviar e receber dados através de redes, utilizando protocolos como TCP/IP. 2- Controlo de Fluxo Gerenciam o fluxo de dados para evitar sobrecarga na rede e garantir a entrega eficiente dos pacotes. 3- Endereçamento Cada placa possui um endereço MAC exclusivo, permitindo identificar e localizar dispositivos na rede. 4- Configuração da RedePermitem configurar parâmetros da rede, como endereço IP, máscara de sub-rede e gateway
Funções das Placas de Rede
Placas de Fibra Ótica Oferecem maior velocidade e capacidade de transmissão, ideal para redes de alta performance, utilizando cabos de fibra óptica.
Placas Wireless Conectam-se a redes sem fios, utilizando tecnologias como Wi-Fi, Bluetooth ou Zigbee, com diferentes faixas de frequência e velocidades.
Placas Ethernet As mais comuns, utilizam cabos Ethernet para conectar dispositivos, proporcionando velocidades de até 10 Gbps.
Tipos de Placas de Rede
Slots e Barramento de Placas de Rede
Placas Onboard vs. Offboard
Qual tem a melhor qualidade?
Qualidade
Qual tem a melhor perfomance?
Perfomance
Qual é a mais barata?
Custo
Comparação: Custo, Performance, Qualidade
SAIBA MAIS NESTE TRABALHO
Placas de Video
- O que são Placas de Video?
- Quais as funções das Placas de Video?
- Tipos de Placa de Video
- Slots das Placas de Video
- Placas Onboard versus Offboard
- Comparação entre Onboard e Offboard
Tópicos
Placas de video ou GPU (Graphics Processing Unit) é o componente do computador responsável pelos calculos necessários para criar a parte gráfica do computador
O que São Placas de Video?
Elas oferecem desempenho gráfico básico para tarefas diárias, como navegação na web, vídeos e aplicações de produtividade e também oferecem desempenho gráfico para jogos.
Funções das Placas de Video
Título 1
Slots das Placas de Video
Onboard
Offboard
Placas Onboard versus Offboard
Se desejas um computador para fazer trabalhos que exijam um maior desempenho gráfico, o recomendado é comprar uma placa de video offboard, mas se o teu trabalho ou escola não exige uma boa perfomance gráfica podes sempre comprar onboard que fica mais acessivel.
Comparação entre Onboard e Offboard
Caracteristicas das Redes
1970-1990
História das Redes
ARPA (Advanced Research Projects Agency –Agência de projetos de pesquisa avançada) agência militar americana que define arquitetura e protocolos para a interconexão de redes usando comutação de pacotes
- Surgimento da ARPANET
- Surgem as primeiras especificações da família de protocolos TCP/IP
ARPANET (1970-1979)
- Família de protocolos TCP/IP é padronizada na ARPANET
- Início da emergente Internet
- A DCA (Defense Communication Agency) divide ARPANET em duas redes:
- O Rede para pesquisa: ARPANET oRede militar: MILNET
- ARPA desenvolve implementação de TCP/IP de baixo custo e financia a integração em sistemas UNIX (BSD)
ARPANET (1980-1985)
- NSF (NationalScience Foundation) em 1986 cria a NSFNET
- Criação do backbone da rede NSFNET
- Interligação de centros de supercomputação Conexão com a ARPANET
- Adoção dos protocolos TCP/IP por organizações comerciais.Amplo crescimento da Internet.
ARPANET (1985-1990)
O Pai das Redes
Tim Berners-Lee é um cientista da computação britânico conhecido por inventar a World Wide Web (WWW) em 1989, enquanto trabalhava no CERN, na Suíça. Ele desenvolveu o primeiro navegador web e servidor web, além de criar o protocolo HTTP (Hypertext Transfer Protocol) e a linguagem HTML (Hypertext Markup Language). Sua invenção revolucionou a forma como as informações são compartilhadas e acessadas, dando origem à era da internet moderna.
Tim Berners-Lee
Placas de Video Onboard
As placas de vídeo onboard são como "artistas multitarefas", pois compartilham a memória do sistema. Elas são ideais para tarefas diárias, como navegar na internet, assistir a vídeos e trabalhar com documentos, mas podem ter um desempenho limitado em aplicações mais exigentes.
Custo
Qual é a mais barata e a mais cara?
Placas Onboard são mais acessíveis, enquanto as placas Offboard podem ser consideravelmente mais caras.
Qualidade
Qual tem a melhor qualidade?
Placas Offboard geralmente oferecem maior qualidade gráfica, com melhor resolução e taxas de quadros, especialmente para jogos.
Placas de Video Offboard
As placas de vídeo offboard são como “artistas” especializados em gráficos, têm sua própria memória e processador dedicado, o que as torna perfeitas para jogos de alta performance, edição de vídeos e design gráfico avançado.
Perfomance
Qual é a melhor perfomance?
As placas Offboard oferecem melhor desempenho para tarefas gráficas intensivas, enquanto as placas Onboard são suficientes para tarefas básicas.