Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Secuencia Didáctica Historia
Gonçalo Moreira #OverLordZ
Created on October 1, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
"Noite Fechada"
CESÁRIO VERDE
"O Sentimento dum ocidental"
Um Palácio "Inflama-se um palácio em face de um casebre" Quartéis "Dos arcos dos Quartéis que foram já conventos" Triste Cidade "Triste cidade! Eu temo que me avises" Lojas "As costureiras, as floristas/Descem dos magasins, causam-me sobresaltos"
Identificação dos espaços mais relevantes
Cadeias "Toca-se as grades, nas cadeiras. Som"Prisões "À vista das prisões, da velha Sè, das cruzes" As tascas, os cafés, as tendas "E as tascas, os cafés, as tenda, os estancos" Duas igrejas "Duas Igrejas, num saltoso largo" Recinto Público "Mas, num recinto público e vulgar"
Noite Fechada. Ao acender as luzes "tão mórbido me sinto, ao acender das luzes" Hoje "O Aljube em que hoje estão velhinhas e crianças" Idade Média!
Referências Temporais
Recursos expressivos
Sinestesia "Toca-se as grades, nas cadeias. Som" Hiperbóle "E eu desconfio, até, de um aneurisma" Hipálage "Chora-me o coração que se enche e que se abisma" Enumeração "E as tascas, os cafés, as tendas, estancos" Dupla adjetivação "Lançam a nódua negra a funebre do clero" Comparação/Metáfora "E a lua lembra o circo e os jogos malabares"
As personagens
Velhinhas, criaças e mulher "O aljubo, em que hoje estão velhinhas e crianças/Bem raramente encerra uma mulher de "dom". Costureiras e floristas "E mais: as costureiras, as floristas"
O sujeito poético descreve a desigualdade social existente através de um passeio na sua cidade. "Triste cidade! Eu temo que me avives"
CRITÍCA SOCIAL
Sentimentos do sujeito poético
O sujeito poético mostra sentimentos de tristeza e uma certa desilusão que demonstra ao percorrer as ruas de Lisboa. "Chora-me o coração se heis e se abisma" "Lançam a nódoa negra e fúnebre do clero"