Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
De que forma a tecnologia controla a nossa mente?
Miguel Duarte
Created on September 30, 2024
Trabalho
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté Disciplina: Tecnologia de Informação e comunição Miguel Duarte Nº22 Turma: 7ºB Professora: Carolina Fernandes Ano Letivo: 2024/2025
De que forma a tecnologia pode controlar a nossa mente?
A tecnologia pode influenciar a nossa mente de várias maneiras, "controlar" pode ser um termo forte. Cada vez mais dependente da tecnologia da informação o ser humano pode acabar perdendo sua principal característica que é o poder de decisão. O objetivo deste trabalho é pesquisar como a tecnologia pode ou não afetar o nosso comportamento, tendo vantagens e desvantagens.
Introdução
A inteligência artificial (IA) não controla a nossa mente, mas pode ser usada para melhorar muitos aspectos da nossa vida como: Saúde Tomada de Decisões (decisões mais informadas e precisas)
Inteligência artificial
Aumentar a eficiência e a produtividade em diversos setores, como saúde, finanças. A IA pode personalizar experiências, como recomendações de produtos ou serviços, com base nas preferências nos comportamentos das pessoas.
A Tecnologia alterou o comportamento humano na maneira como:
.Comunicamos (internet e dispositivos móveis) .Estilo de vida ( mais sedentário e compras online) .Saúde mental (uso excessivo redes sociais)
Dependência tecnológicaDiminuição na interação social Problemas de atenção Saúde (stress e ansiedade)
Melhoria na comunicaçãoAcesso a informacão Aumento de produtividade Educação e aprendizagem Saúde e Bem estar Facilidade nas compras e serviços
Desvantagens
Vantagens
- Acesso à Informação:pode melhorar a qualidade das decisões, pois permite que as pessoas e organizações baseiem as suas escolhas em dados e análises detalhadas.
- Ferramentas da Inteligência Artificial:decisões mais rápidas e precisas.
- Transparência : garante que as decisões e transações sejam transparentes aumentando a confiança e a responsabilidade em diversos setores.
Vantagens no Impacto no Processo de Tomada de Decisões:
- Erros Tecnológicos
- Problemas técnicos, bugs e falhas de software podem levar a decisões erradas
- A tomada de decisões baseada exclusivamente em dados
- Pode expor dados sensíveis a riscos de segurança e privacidade
- A nível Psicológico pode levar a problemas como ansiedade e stress
Desvantagens no Impacto no Processo de Tomada de Decisões:
Reflexão Crítica
Byung-Chul Han: filósofo e ensaísta sul-coreano-alemão fala sobre o conceito de "controle psicopolítico", onde as novas tecnologias são usadas para influenciar a mente e a consciência dos indivíduos. Manuel Castells: O sociólogo espanhol é conhecido por suas análises sobre o impacto das tecnologias da informação na sociedade. Ele argumenta que a tecnologia molda a forma como pensamos e interagimos com o mundo.
A tecnologia não controla a nossa mente de forma absoluta, mas influência. Deve-se usar a tecnologia de maneira consciente e equilibrada nas tomadas de decisões e no seu uso.
Opinião
A tecnologia tem um impacto na nossa mente humana, influenciando o nosso comportamento e a maneira como tomamos decisões.Esta facilita o acesso à informação, permitindo que tomemos decisões mais informadas.
Conclusão
Cristina, deluca. (2018). Tecnologia de leitura da mente já existe e é mais útil do que pensamos! Consultado no dia 20 de 2024 de: https://itforum.com.br/a-tecnologia-de-leitura-da-mente-ja-existe-e-e-mais-util-do-que-pensamos/ Joyce. (2024). Tecnologia e Cérebro: Como a Era Digital Está Moldando Nossa Mente.Consultado no dia 15 de outubro de 2024 através de: https://focosaude.com.br/tecnologia-e-cerebro-como-a-era-digital-esta-moldando-nossa-mente/ Lucas, Brandão. (2018). A sociedade da informação em rede aos olhos de Manuel Castells. Consultado no dia 15 de outubro de 2024 através de: https://comunidadeculturaearte.com/a-sociedade-da-informacao-em-rede-aos-olhos-de-manuel-castells/ Sergio, C., Fanjul. (2021). Byung-Chul Han: “O celular é um instrumento de dominação. Age como um rosário”.Consultado no dia 19 de outubro de 2024 através de: https://brasil.elpais.com/cultura/2021-10-09/byung-chul-han-o-celular-e-um-instrumento-de-dominacao-age-como-um-rosario.html