Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

John McCarthy

Eduardo Lázaro

Created on September 30, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Vida de John McCarthy

John McCarthy

1956

Criação do termo inteligência Artificial

Nascimento:04/09/1927 Falecimento:24/10/2011 Nacionalidade:Americano Naturalidade:Boston Massachusetts

1971

Prémio turing

John McCarthy nasceu em Boston, Massachusetts, em 1927. Ele recebeu um BS em matemática pela Caltech (1948) e um PhD, também em matemática, pela Universidade de Princeton (1951). McCarthy foi um pioneiro nas áreas de inteligência artificial (IA), ciência da computação e sistemas de computação interativos. Desde a gênese da Inteligência Artificial (IA), ele desafiou os problemas básicos deste campo como um líder e é chamado de “o Pai da Inteligência Artificial”. Ele criou o LISP, uma linguagem de programação para processamento simbólico, considerada a maior invenção deste século no campo da ciência da computação.

1988

prémio kyoto

1990

Medalha Nacional Tecnologia e Inovação

2003

Mais informações sobre os prémios

Webgrafia

Medalha Benjamin Franklin

John McCarthy © 2024 by Eduardo Lázaro e David pinto is licensed under CC BY-NC-SA 4.0

1956

Criação do termo "InteligÊncia Artificial"

John McCarthy criou o termo "inteligência artificial" em 1956 durante a Conferência de Dartmouth, que ele organizou. O evento reuniu importantes pesquisadores, como Marvin Minsky e Claude Shannon, e tinha como objetivo explorar a ideia de que máquinas poderiam simular aspectos do aprendizado e da inteligência humana. A proposta da conferência afirmava que "todo aspecto do aprendizado ou qualquer característica da inteligência pode ser descrita de forma tão precisa que uma máquina pode ser feita para simulá-lo". Esse encontro é considerado o ponto de partida da IA moderna, unindo diversas áreas de pesquisa e atraindo interesse acadêmico e financeiro. Assim, McCarthy não apenas introduziu um termo, mas também ajudou a moldar o futuro da tecnologia, influenciando gerações de cientistas e engenheiros.

Medalha Benjamin Franklin

A Medalha Benjamin Franklin (em inglês: Benjamin Franklin Medal) é um prêmio de ciência e engenharia concedido pelo Instituto Franklin, nos Estados Unidos.

Webgrafia

https://www.britannica.com/biography/John-McCarthy https://computerhistory.org/profile/john-mccarthy/ https://jala.university/pt/2024/07/11/john-mccarthy-pioneiro-na-inteligencia-artificial/ https://www.teneo.ai/blog/homage-to-john-mccarthy-the-father-of-artificial-intelligence-ai https://amturing.acm.org/award_winners/mccarthy_1118322.cfm https://iascblog.wordpress.com/2017/04/23/pesquisadores-de-ia-que-ganharam-o-premio-turing/ https://www.kyotoprize.org/en/laureates/john_mccarthy/

1990

medalha nacional tecnologia e inovação

Concedido pela American Association for the Advancement of Science, este prêmio destaca as contribuições excepcionais à ciência. McCarthy foi reconhecido pelo seu trabalho na Inteligência Artificial, incluindo o desenvolvimento da linguagem de programação LISP; o conceito e o desenvolvimento do tempo compartilhado; a aplicação da lógica matemática a programas de computador que usam conhecimento e raciocínio, e nas suas implicações éticas.

1971

Prémio Turing

John McCarthy (1927-2011) recebeu o Prêmio Turing em 1971 pelas suas contribuições no campo da computação e entre elas, ele batizou a área de Inteligência Artificial e é o criador da linguagem de programação LISt Processing, mais conhecida como LISP, em 1958. A linguagem LISP se baseia no Cálculo Lambda, que é um princípio matemático criado com a intenção de definir formalmente o que é a computação. A Máquina de Turing também foi criada com esse propósito e embora sejam diferentes, o poder computacional de ambos os formalismos já foi provado como sendo iguais.

1988

prémio kyoto

O Prêmio Kyoto é concedido anualmente pela Fundação Inamori, desde 1984. O prêmio é equivalente japonês ao Prêmio Nobel, reconhecendo trabalhos inovadores nos campos da filosofia, arte, ciência e tecnologia. O prêmio é dado não apenas àqueles que representam seu próprio campo, mas também a quem contribui para a humanidade com seu trabalho. A principal das suas realizações que o levou a receber este prémio foi o estudo “Common Sense Reasoning” no qual ele tentou formular uma razão de inferência sobre o senso comum que poderia equipar os computadores com a capacidade de raciocínio comparável à dos seres humanos.