Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

John McCarthy

Eduardo Lázaro

Created on September 30, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Word Search: Corporate Culture

Christmas Magic: Discover Your Character!

Corporate Decision Challenge

Movie Minigames

Corporate Strategic Challenge

Choose Your Team

Internal Company Culture Game

Transcript

Vida de John McCarthy

John McCarthy

1956

Criação do termo inteligência Artificial

Nascimento:04/09/1927 Falecimento:24/10/2011 Nacionalidade:Americano Naturalidade:Boston Massachusetts

1971

Prémio turing

John McCarthy nasceu em Boston, Massachusetts, em 1927. Ele recebeu um BS em matemática pela Caltech (1948) e um PhD, também em matemática, pela Universidade de Princeton (1951). McCarthy foi um pioneiro nas áreas de inteligência artificial (IA), ciência da computação e sistemas de computação interativos. Desde a gênese da Inteligência Artificial (IA), ele desafiou os problemas básicos deste campo como um líder e é chamado de “o Pai da Inteligência Artificial”. Ele criou o LISP, uma linguagem de programação para processamento simbólico, considerada a maior invenção deste século no campo da ciência da computação.

1988

prémio kyoto

1990

Medalha Nacional Tecnologia e Inovação

2003

Mais informações sobre os prémios

Webgrafia

Medalha Benjamin Franklin

John McCarthy © 2024 by Eduardo Lázaro e David pinto is licensed under CC BY-NC-SA 4.0

1956

Criação do termo "InteligÊncia Artificial"

John McCarthy criou o termo "inteligência artificial" em 1956 durante a Conferência de Dartmouth, que ele organizou. O evento reuniu importantes pesquisadores, como Marvin Minsky e Claude Shannon, e tinha como objetivo explorar a ideia de que máquinas poderiam simular aspectos do aprendizado e da inteligência humana. A proposta da conferência afirmava que "todo aspecto do aprendizado ou qualquer característica da inteligência pode ser descrita de forma tão precisa que uma máquina pode ser feita para simulá-lo". Esse encontro é considerado o ponto de partida da IA moderna, unindo diversas áreas de pesquisa e atraindo interesse acadêmico e financeiro. Assim, McCarthy não apenas introduziu um termo, mas também ajudou a moldar o futuro da tecnologia, influenciando gerações de cientistas e engenheiros.

Medalha Benjamin Franklin

A Medalha Benjamin Franklin (em inglês: Benjamin Franklin Medal) é um prêmio de ciência e engenharia concedido pelo Instituto Franklin, nos Estados Unidos.

Webgrafia

https://www.britannica.com/biography/John-McCarthy https://computerhistory.org/profile/john-mccarthy/ https://jala.university/pt/2024/07/11/john-mccarthy-pioneiro-na-inteligencia-artificial/ https://www.teneo.ai/blog/homage-to-john-mccarthy-the-father-of-artificial-intelligence-ai https://amturing.acm.org/award_winners/mccarthy_1118322.cfm https://iascblog.wordpress.com/2017/04/23/pesquisadores-de-ia-que-ganharam-o-premio-turing/ https://www.kyotoprize.org/en/laureates/john_mccarthy/

1990

medalha nacional tecnologia e inovação

Concedido pela American Association for the Advancement of Science, este prêmio destaca as contribuições excepcionais à ciência. McCarthy foi reconhecido pelo seu trabalho na Inteligência Artificial, incluindo o desenvolvimento da linguagem de programação LISP; o conceito e o desenvolvimento do tempo compartilhado; a aplicação da lógica matemática a programas de computador que usam conhecimento e raciocínio, e nas suas implicações éticas.

1971

Prémio Turing

John McCarthy (1927-2011) recebeu o Prêmio Turing em 1971 pelas suas contribuições no campo da computação e entre elas, ele batizou a área de Inteligência Artificial e é o criador da linguagem de programação LISt Processing, mais conhecida como LISP, em 1958. A linguagem LISP se baseia no Cálculo Lambda, que é um princípio matemático criado com a intenção de definir formalmente o que é a computação. A Máquina de Turing também foi criada com esse propósito e embora sejam diferentes, o poder computacional de ambos os formalismos já foi provado como sendo iguais.

1988

prémio kyoto

O Prêmio Kyoto é concedido anualmente pela Fundação Inamori, desde 1984. O prêmio é equivalente japonês ao Prêmio Nobel, reconhecendo trabalhos inovadores nos campos da filosofia, arte, ciência e tecnologia. O prêmio é dado não apenas àqueles que representam seu próprio campo, mas também a quem contribui para a humanidade com seu trabalho. A principal das suas realizações que o levou a receber este prémio foi o estudo “Common Sense Reasoning” no qual ele tentou formular uma razão de inferência sobre o senso comum que poderia equipar os computadores com a capacidade de raciocínio comparável à dos seres humanos.