Want to make creations as awesome as this one?

More creations to inspire you

Transcript

Modernismo - Fernado Pessoa

Porfessora: Paula Léo Disciplina de Português Cruso Professional De Mecatrónica Trabalho realizado por: João Simão Nº29670, Pedro Junceiro Nº17477, Rodrigo Viegas Nº17338Turma: 12º Ano

Fases do modernismo

Livros do Modernismo

Fernando pessoa

Quem é o principal nome no modernismo portugues?

Quais as caracteristicas do modernismo?

O que é o modernismo?

Imagens Modernismo

Assim, o modernismo é caracterizado pela inovação e experimentação nas artes e na literatura, já que ele realiza uma quebra com os valores estéticos do passado. Portanto, é um estilo de época marcado pela oposição à arte acadêmica e crítica à tradição.

Quais as características do modernismo?

Fernando António Nogueira Pessoa (Lisboa, 13 de junho de 1888 – Lisboa, 30 de novembro de 1935) foi um poeta, dramaturgo, ensaísta, tradutor, publicitário, astrólogo, inventor, empresário, correspondente comercial, crítico literário e comentador político português.

Os principais heterónimos são: Alberto Caeiro, um sábio homem do campo; Ricardo Reis, um amante da poesia clássica; Álvaro de Campos, um engenheiro que trata dos avanços tecnológicos do início do século XX. Existem textos assinados pelo próprio Fernando Pessoa (trata-se da poesia ortõnima), como é o caso da obra Mensagem (1934).

Chama-se genericamente modernismo ao conjunto de movimentos culturais, escolas e estilos que permearam as artes e o design da primeira metade do século XX. Apesar de ser possível encontrar pontos de convergência entre os vários movimentos, em geral, diferenciam-se e até antagonizam.

O que é o modernismo?

Essa primeira fase, a mais radical, conta com autores como Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Manuel Bandeira. A segunda, iniciada em 1930, é composta por poetas como Carlos Drummond de Andrade e Cecília Meireles. Já a prosa dessa fase possui romancistas como Graciliano Ramos e Érico Veríssimo.

Fernando Pessoa é o principal nome do Modernismo portuguêsO Modernismo português teve início oficialmente em 1915, com a publicação do primeiro número da revista Orpheu. .