Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Vibrações
Carina Marques
Created on September 29, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Carina Marques
email: carinafcmarques@gmail.com
Segurança e Higiene no Trabalho
AGENTES FISICOS
Apresentação Alunos - Roleta
VIBRAÇÃO
As vibrações são fenómenos físicos, que podemos definir como movimentos oscilatórios, periódicos ou aleatórios, de um elemento estrutural, em torno de uma posição de referência ou de equilíbrio.
VIBRAÇÃO
Nas vibrações ocupacionais existe o contacto direto entre TRABALHADOR/EQUIPAMENTO/MÁQUINA. Ao contrário do ruído em que o contacto não era direto, mas sim atráves da fonte sonora e da sua transmissão através de um meio como o ar.
Fontes
VIBRAÇÃO
VIBRAÇÃO
De acordo com documentos de 2000 da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, 24% de todos os trabalhadores da Europa estão expostos a vibrações mecânicas na sua atividade profissional, sendo mais frequentes nos seguintes setores laborais: Indústria mineira, construção civil, produção industrial e transportes.
VIBRAÇÃO
Decreto-Lei n.º 46/2006, de 24 de fevereiro Prescrições mínimas de proteção da saúde e segurança dos trabalhadores em caso de exposição aos riscos devidos a vibrações mecânicas.
VIBRAÇÃO
As vibrações caracterizam-se por diversos parâmetros:
- Intensidade ou deslocamento;
- Direção do movimento;
- Velocidade;
- Frequência;
- Aceleração;
- Nível de aceleração
VIBRAÇÃO
As vibrações caracterizam-se por diversos parâmetros:
- Intensidade ou deslocamento; é o parâmetro que caracteriza a extensão do movimento e pode exprimir-se em milímetros.
VIBRAÇÃO
As vibrações caracterizam-se por diversos parâmetros:
- Direção do movimento; deve ser definida em relação ao sistema ortogonal de eixos xyz.
VIBRAÇÃO
As vibrações caracterizam-se por diversos parâmetros:
- Frequência; é o parâmetro que caracteriza o número de vezes que o movimento se repete numa unidade de tempo, por norma o segundo, e exprime-se em segundo-1 (s-1) ou em Hertz (Hz).
VIBRAÇÃO
As vibrações caracterizam-se por diversos parâmetros:
- Aceleração; é o aumento da velocidade por segundo e exprime-se em m/s2. De acordo com as normas ISO este deve ser o parâmetro medido nos níveis das vibrações humanas.
VIBRAÇÃO
As vibrações podem afetar: O corpo todo (vibração corporal total), situação que ocorre quando há uma vibração dos pés (posição de pé) ou do assento (posição sentada); Apenas parte do corpo, normalmente o sistema mão-braço.
VIBRAÇÃO
As vibrações podem afetar:
- Lesões neurológicas, que afetam o sentido do tato;
- Lesões vasculares, que afetam a circulação do sangue nos dedos;
- Lesões neurovasculares, que afetam a força muscular;
- Lesões na elasticidade muscular, que afetam a capacidade de abrir e fechar os dedos e as mãos.
- Dores de cabeça, de estômago e nas orelhas;
- Tonturas, vertigens e zumbidos nos ouvidos;
- Transpiração abundante ou diminuta;
VIBRAÇÃO
VIBRAÇÃO
VIBRAÇÃO - VIBRAÇÕES DE FREQUÊNCIAS MUITO BAIXAS (<1HZ)
VIBRAÇÃO - VIBRAÇÕES DE FREQUÊNCIAS BAIXAS E MÉDIAS
VIBRAÇÃO - VIBRAÇÕES DE FREQUÊNCIAS BAIXAS E MÉDIAS
VIBRAÇÃO
VIBRAÇÃO
VIBRAÇÃO
VIBRAÇÃO
VIBRAÇÃO
VIBRAÇÃO
VIBRAÇÃO
As vibrações mecânicas medem-se com aparelhos chamados acelerómetros.
VIBRAÇÃO
O equipamento regista a vibração convertendo a energia vibratória mecânica em sinal elétrico, e tem capacidade para medir o deslocamento e a velocidade ou aceleração. De acordo com a maioria das normas técnicas, só a aceleração é utilizada como medida, este é o parâmetro de referência a utilizar.
Valores de acção
VIBRAÇÃO
Valores de acção
VIBRAÇÃO
Com base em informações fornecidas pelo fabricante, relativas ao nível provável de vibrações do equipamento ou do tipo de equipamento utilizado, nas condições normais de utilização; Realizada por entidade acreditada Avaliação de riscos - 2 ANOS
VIBRAÇÃO
Decreto-Lei n.º 46/2006, obriga o empregador a avaliar e, se necessário, medir os níveis de vibrações a que os trabalhadores se encontram expostos.
VIBRAÇÃO
As ações administrativas têm como objetivo a diminuição do tempo diário de exposição às vibrações e incluem ações de organização do trabalho, tais como: ®Estabelecimento de pausas no trabalho; ®Rotação dos postos de trabalho (alternância de tarefas).
VIBRAÇÃO
VIBRAÇÃO
VIBRAÇÃO
Equipamentos de Proteção Individual ®Finalmente, quando todos os processos anteriores não são suficientes, ou como ação suplementar, deve-se recorrer ao uso de proteções individuais (luvas e botas, por exemplo) que isolam a transmissão de vibrações.
VIBRAÇÃO
Equipamentos de Proteção Individual Ao selecionar estes equipamentos, deve ter-se em consideração a sua eficácia perante o risco, sensibilizar os trabalhadores sobre a forma correta de uso e estabelecer o programa de manutenção e substituição dos EPI´s.
VIBRAÇÃO
Vigilância da saúde É conveniente a realização anual de exames médicos específicos para conhecer o estado de saúde dos trabalhadores expostos às vibrações e, assim, atuar nos casos de maior suscetibilidade do trabalhador exposto a este agente agressor.
VIBRAÇÃO
Formar/Informar Deve ainda informar-se os trabalhadores sobre os níveis de vibrações aos quais estão expostos, bem como as medidas de proteção disponíveis.
VIBRAÇÃO
Se forem ultrapassados os valores limite de exposição, o empregador deve: Tomar medidas imediatas que reduzam a exposição, de modo a não exceder os valores limite de exposição; Identificar as causas da ultrapassagem dos valores limite; Corrigir as medidas de proteção e prevenção, de modo a evitar a ocorrência de situações idênticas.