Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
José Ferreira Pinto Basto
Catarina Louro
Created on September 29, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Mobile App Dossier
View
Color Shapes Dossier
View
Notes Dossier
View
Futuristic Tech Dossier
View
Crowdfunding Campaign
View
Company Dossier
View
Economy Dossier
Transcript
Afirmação da sociedade industrial e urbana no século XIX: José Ferreira Pinto Basto
Biografia
José Ferreira Pinto Basto, nasceu a 16 de setembro de 1774 no Porto, sendo o filho mais velho de Domingos Ferreira Pinto Basto e Maria do Amor Divino da Costa. Casado a 12 de janeiro de 1801 com Bárbara Inocência Felicidade Allen, o empresário deixaria 14 filhos para carregarem o seu legado após o seu falecimento a 23 de setembro de 1839, em Lisboa. Como figura de destaque na sociedade portuguesa do século XIX, Pinto Basto trabalhou como proprietário agrícola, comerciante, empresário e presidente da Associação Comercial de Lisboa. Em 1824, fundou a Fábrica de Porcelanas da Vista Alegre.
Área em que se destacou
Destacou-se, como patriarca da família Pinto Basto, na área comercial e industrial tendo criado uma longa dinastia que se alastra por diversas áreas da política aos negócios, toma monopólios do tabaco e do vinho, financia governos e até vende navios de guerra. O maior e mais conhecido exemplo do seu trabalho nestas áreas, foi a criação e o desenvolvimento de grande sucesso da Fábrica de Porcelanas da Vista Alegre.
Legado
José Ferreira Pinto Basto deixou um vasto legado. Durante a sua carreira, incorporou de forma sábia e persistente os ideais liberais do seu século, tendo sido “o primeiro exemplo de livre iniciativa em Portugal”.
Legado (continuação)
Como prova material do seu grande espírito empreendorista, a Vista Alegre, fundada por Pinto Basto em 1824, mais do que um espaço fabril, é ainda hoje um estabelecimento de inegável interesse, com um enorme repertório de memórias sociais e artísticas fundamentais para a construção de uma identidade nacional.
Além disso, a Vista Alegre permanece até aos dias de hoje como um exemplo de como o respeito para com a força de trabalho é a chave para o sucesso. Pinto Basto, desde muito cedo que percebeu o valor de uma força de trabalho motivada e respeitada e, por isso, com a abertura da sua primeira fábrica, fez de tudo para criar um ambiente repleto de espírito de comunidade onde os trabalhadores poderiam obter formação e simultaneamente entretenimento. Com isto, o fundador deixou também um legado progressista para o seu tempo. Inclusivamente, um dos requisitos para trabalhar nas suas fábricas eram as capacidades de leitura e de escrita e a educação musical. Isto porque, acima de tudo, Pinto Basto defendia que o entretenimento e a educação pelas artes desempenhavam um papel essencial no reforçar de laços entre a comunidade, o que era determinante para o sentido de união dos seus trabalhadores e para a melhoria das suas condições de vida que consequentemente traria uma maior produtividade para empresa. Em última análise, o objetivo de Pinto Basto, considerado detentor de uma extraordinária visão, em relação aos seus trabalhadores, era “proporcionar a todos roupa, educação, alimentação e casa”. Por isso, criou um projeto revolucionário, a partir do qual nasceu uma micro-cidade. E, em 1924, havia já uma comunidade de 500 pessoas a viver em torno do complexo fabril.
Webgrafia
- Vista Alegre - URL: https://vistaalegre.com/pt/t/vaa_AMarca_Historia-1 (acedido a 28/09/2024)
- Visit Center of Portugal, A Vista Alegre como projeto social revolucionário - URL: https://centerofportugal.com/pt/artigo/a-vista-alegre-como-projecto-social-revolucionario
- Sábado, Ferreira Pinto Basto: A família que revolucionou Portugal - URL: https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/ferreira-pinto-basto-a-familia-que-revolucionou-portugal
Fábrica de Porcelana Vista Alegre