Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

UL1 - A Pessoa Humana

Luís Gonçalves

Created on September 29, 2024

Unidade Letiva 1, do 6º Ano, da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Memories Presentation

Pechakucha Presentation

Decades Presentation

Color and Shapes Presentation

Historical Presentation

To the Moon Presentation

Projection Presentation

Transcript

EMRC - 6º Ano

A Pessoa Humana

Unidade Letiva 1 Prof. Luís Gonçalves

O conceito de Pessoa

Quando ouves a palavra "PESSOA" qual é a primeira palavra ideia expressão que te vem ao pensamento?

+info

O que é ser pessoa? Homens, mulheres, crianças, todos serão pessoas? E aqueles que são diferentes de nós? Serão pessoas?Vê o pequeno excerto do filme "Monstros vs Aliens" e comenta se depois da transformação ocorrida a Susan, se ela é uma pessoa ou um monstro, e porquê.

As dimensões da Pessoa

João

Quais as principais dimensões da pessoa?

Maria

Dimensão biológica

Miguel

Dimensão social

Eduardo

Dimensão espiritual

Nas próximas atividades letivas vamos explorar cada uma destas dimensões humanas.

A Dimensão biológica

Cada ser humano apresenta características biológicas únicas. Dos nossos pais recebemos a herança genética, através da qual partilham os traços fisionómicos com a nossa linhagem materna e paterna. Contudo, as nossas características físicas não são apenas o somatório da herança das características da mãe e do pai, pois também apresentamos traços distintos que fazem de cada um de nós um ser único .

+info

Dimensão Social

O ser humano afirma-se em sociedade através da família e dos diversos grupos sociais e culturais aos quais pertence. Nela, cada ser humano estrutura os seus conhecimentos e valores que influenciam as suas atitudes e os seus comportamentos, bem como as suas decisões. A família tem uma importância fundamental no desenvolvimento da pessoa. Nela fazemos a primeira experiência de sermos únicos.

+info

Dimensão Espiritual

A pessoa realiza-se nas dimensões biológica e social. Contudo, só se completa na dimensão espiritual. É esta característica que distingue o ser humanao dos outros animais. Consiste na capacidade de pensar, de amar, de tomar decisões livres e de agir sobre o mundo, participando na obra do Criador. Embora outras espécies animais tenham comportamentos que se aproximam dos comportamentos humanos, a dimensão espiritual forma o Homem como um ser qualitativamente distinto.

+info

Nascemos para ser felizes

A rutura com o egoísmo e vivência do amor permitem o crescimento e a realização plena da pessoa. Saber colocar de lado o egoísmo que estamos sujeitos, leva-nos para um caminho onde somos capazes de viver plenamente o amor, permitindo-nos crescer de uma forma saudável e ao mesmo tempo realizamo-nos como pessoas.

A Autenticidade

A verdadeira riqueza pessoal não se encontra nos bens que cada um possui, mas nos valores em que se acredita. Cada pessoa vale pelo que é e não pelo que tem.

+info

Direitos e DEveres

Pelo facto de sermos pessoas, todos somos portadores de direitos e deveres. Tanto uns como outros são necessários à vida das sociedades humanas. Na verdade, a defesa dos direitos individuais exige o respeito pelos direitos dos outros. As leis e os regulamentos servem para garantir esses direitos e clarificar os deveres. Ser pessoa é ser livre. Mas liberdade não significa cada um fazer o que quer. Para isso existe a legislação. A vivência da nossa liberdade exige o respeito pelo bem comum, de todos.

Direitos das crianças e das pessoas portadoras de deficiência

O ser humano é naturalmente aberto, acolhedor e recetivo. A sua dimensão espiritual, de abertura ao outro e eventualmente a Deus, faz com que sinta uma natural inclinação para o acolhimento do próximo. Este acolhimento torna-se efetivo quando a pessoa, individual ou coletivamente, cria condições para que todos se realizem enquanto pessoas. O direito de realização da vocação humana depende da proteção do direito à liberdade de consciência, à livre manifestação de opinião e à liberdade religiosa. Impõe-se também a aceitação das diferenças, nomeadamente culturais, religiosas, sociais e físicas. Por diferentes razões, em qualquer momento da nossa vida podemos tornar-nos portadores de deficiência.

Os direitos das crianças são o resultado de uma conquista recente da história da humanidade. Outrora, não se reconheciam direitos específicos às crianças, por isso, não havia qualquer legislação sobre o assunto. A criança dependia totalmente da vontade dos adultos com quem vivia.

Dada a vulnerabilidade das crianças e o facto de tantas sofrerem atentados contra a sua dignidade, a sociedade foi desenvolvendo mecanismos - legais e outros - para a sua proteção e para o cumprimento efetivo dos seus direitos.

Trailer

Ver

Campeones

Desafio

UL1 - A Pessoa Humana 6º Ano - EMRC

Obrigado pela atenção!

A vivência em sociedade permite a realização a vocação humana vez que, em princípio, as sociedades estão orientadas para a realização de cada indivíduo e para o cumprimento do bem comum. O ser humano tem a capacidade extraordinária de comunicar as suas experiências individuais aos outros através da linguagem. Na comunicação, utilizamos a linguagem verbal - recorrendo a palavras e sons - e a não verbal - gestos, posturas do corpo. A linguagem não verbal pode reforçar ou prejudicar a mensagem que pretendemos transmitir.

Na nossa relação com os outros vivemos em liberdade dando cumprimento aos nossos direitos e deveres, como forma de mostrar a nossa singularidade, mesmo que inseridos numa comunidade.Estas são as características que nos distinguem dos outros seres vivos:

  • A Liberdade;
  • A Racionalidade (Razão, Pensamento, Inteligência);
  • A Comunicação;
  • Os Sentimentos;
  • Os Direitos e Deveres;
  • A Dimensão moral (bem/mal);
  • A Dimensão espiritual/religiosa, abertura ao transcendente.

De igual modo, revelamos a nossa intimidade, os nossos pensamentos e afetos através de palavras e comportamentos. Desenvolvemos a nossa experiência espiritual, exteriorizamos os sentimentos e manifestamos a nossa inteligência, abrindo-nos aos outros e a Deus. Na nossa relação com os outros vivemos em liberdade dando cumprimento aos nossos direitos e deveres, como forma de mostrar a nossa singularidade, mesmo que inseridos numa comunidade.

Responde às seguintes questões no teu caderno diário. Depois, partilha com o professor e com os colegas aquilo que esccreveste.

1. O que aprendemos sobre a amizade e o trabalho em equipe através do filme? 2. Como o filme "Campeões" aborda o tema da inclusão? 3. Quais são as habilidades e talentos dos jogadores que mais te impressionaram?

São também manifestações da vida espiritual do ser humano:

  • as descobertas científicas,
  • as realizações tecnológicas,
  • as produções artísticas...
Cada pessoa é assim capaz de contribuir para a construção de um mundo mais rico, onde a beleza, a verdade, a justiça e o amor possam orientar o comportamento humano e a vida das sociedades. A inteligência, impelida pela sabedoria, conduz a pessoa a uma permanente procura do bem, no relacionamento com os outros e consigo própria. A consciência moral é um dos aspetos que torna o ser humano qualitativamente diferente de todos os outros seres.

Cada ser humano nasce inserido numa determinada comunidade. Desenvolve-se na família, no grupo de amigos, na escola e nos vários contextos com os quais contacta. Da comunidade recebemos saberes e valores, através das experiências que vivemos e da abertura à realidade que nos rodeia. Temos consciência da nossa existência, das nossas experiências e aprendemos com elas. Afirmamo-nos através dos nossos pensamentos, sentimentos e afetos, os quais comunicamos aos outros através da linguagem, verbal ou corporal. Por intermédio da linguagem, conseguimos partilhar as nossas experiências, manifestando aos outros o que somos e aquilo em que acreditamos.

A pessoa caracteriza-se por diferentes dimensões que podemos agrupar em três: a biológica, a social e a espiritual.

A capacidade de amar, aspeto central da vida espiritual, é a marca da presença de Deus (transcendente) em cada um. Quem ama procura a verdade e o bem em cada situação da vida quotidiana. Está, assim, aberto aos outros, seus irmãos, e eventualmente, a Deus. A dimensão espiritual é também a capacidade de cada indivíduo se relacionar com Deus, faculdade esta que só ocorre entre os humanos. Atividade da página 23 (Manual do Aluno) ou Plickers.

As associações culturais e recreativas, os clubes desportivos, assim como outras instituições favorecem a participação das pessoas na vida social. São formas de socialização que manifestam a tendência natural das pessoas para cooperarem, procurando atingir objetivos que vão muito para além das suas capacidades individuais. As associações estimulam as aptidões de cada pessoa, o seu espírito de iniciativa e de responsabilidade, contribuindo para o exercício da cidadania.

A identidade sexual é um aspeto importante da dimensão biológica da pessoa. Do pai recebemos a informação genética, que define a nossa identidade sexual. Esta caracteriza-se pela diferenciação dos órgãos genitais masculino e feminino, ou seja, pela diferenciação do homem e da mulher. Os homens e as mulheres não são apenas diferentes do ponto de vista biológico, também se diferenciam do ponto de vista psicológico e comportamental.

Desafio!

- Pensa em exemplos de inclusão na tua própria vida ou na tua aldeia/rua. - Coloca-te no lugar das personagens e reflete sobre os teus sentimentos e desafios. - Cria um cartaz ou história em quadrinhos sobre o tema da inclusão.

A dimensão biológica caracteriza todos os seres vivos, tornando-os, neste aspeto, semelhantes.

A dimensão espiritual é a vida interior do ser humano: a sua capacidade racional (o pensamento) , a vontade e a consciência moral, a afetividade (sentimentos, emoções) e a relação com o transcendente. Todas estas capacidades espirituais estão na base da comunicação com os outros, que acontece a um nível muito superior ao dos animais, especialmente através da complexa linguagem verbal. Um dos aspetos que distingue o ser humano de todas as outras espécies é a sua capacidade de distinguir entre o bem e o mal, de tomar decisões livres e responsáveis, agindo assim sobre a realidade que o rodeia orientado por valores éticos e pela capacidade de análise da realidade. Somos, portanto, livres e capazes de tomar opções individuais. Mas as pessoas, embora partilhem muitos aspetos que têm em comum, não são iguais. Cada pessoa tem as suas particularidades e é naturalmente irrepetível.

A palavra "Pessoa", de origem latina, deriva de persona, «máscara de teatro»; por extensão, significa o papel atribuído a essa máscara, a "personagem". Relacionado com o ser humano, o pensamento cristão e, sobretudo, Santo Agostinho, usou a palavra para se referir às três pessoas (divinas) da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. A palavra "pessoa" designava a capacidade de estabelecer relação com os outros.

O cérebro humano é muito mais desenvolvido do que o das restantes espécies animais. Este desenvolvimento faz com que os seres humanos sejam dotados de inteligência superior, que se manifesta na capacidade de resolver problemas complexos e elaborar raciocínios profundos. Esta inteligência permite-lhes pensar e agir sobre o mundo que os rodeia e confere-lhes grande autonomia, liberdade e capacidade de decisão pessoal.

É importante estabelecer o equilíbrio entre o nosso interior (o nosso mundo espiritual) e o aspecto exterior (o nosso mundo corporal). A maior riqueza que possuímos encontra-se na solidariedade e na entrega às outras pessoas, de forma desinteressada. A vocação de cada um, mesmo que seguindo caminhos diferentes, tem como meta final a Felicidade.

Quando os direitos não estão garantidos… Primeira Guerra Mundial (1914-1918); Segunda Guerra Mundial (1939-1945);

ONU (atualmente reúne mais de 193 países): Declaração Universal dos Direitos Humanos – 10 de dezembro de 1948.