Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

MULHERES NA POLITICA

Santos

Created on September 29, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Mulheres na política

começar

A falta que fazem neste mundo

Trabalho realizado por Carolina Santos, nº3, 12ºCNo âmbito da disciplina de Sociologia por Maria da Conceição Alves

Mulheres na política

Ano letivo 2024/2025

Rosa Parks
A sua participação
Introdução
Notícias

03

02

01

Índice

10

11

09

08

07

Conclusão

Webgrafia

Enquadramento sociológico

Política portuguesa e as mulheres / Dados

Representação feminina

Mulheres na política

06

05

04

O bullying na mulher política

A extrema - direita

Aumento da extrema - direita

A falta que fazem neste mundo

Mulheres na política

Assunção Cristas

Introdução

A falta que fazem neste mundo

Mulheres na política

Info

Sanna Marin
Jacinda Arnern

A sua participação

Mulheres na política

Carolina Beatriz Ângelo
Maria Alda Nogueira
Maria de Lourdes Pintasilgo

O aumento da extrema - direita pode vir a fazer com que as mulheres se tornem mais ativas politicamente

Mulheres na política

Roberta Metsola

07

Mulheres na política

O aumento da extrema - direita no Parlamento Europeu e nos restantes parlamentos da Europa pode vir a tornar - se realidade, e, com isso, pode significar uma mudança nos direitos das mulheres no que toca ao seu papel político.

A extrema - direita

Mulheres na Política

Info

Marie-Colline Leroy

informação

O bullying na mulher política

Mulheres na política

"Todos os ataques de que sou alvo são ataques que têm como objetivo tentar deslegitimar as minhas propostas, descredibilizar o que digo, e sempre com o alvo para a minha identidade de género, o facto de eu ser mulher (...)" - antiga Secretária de Estado belga para a igualdade de género, oportunidades e diversidade.

Dados retirados da EuroNews
Michelle Obama
Christine Lagarde

Das mulheres decidiu não voltar a candidatar -se.

Das mulheres na política tornaram-se menos ativas no debate público.

Das mulheres acabaram por se retirar da vida pública e política.

9%

12%

21%

Representação feminina

Manuela Ferreira Leite
Sophia de Mello Breyner Andresen

informação essencial

Dados

informação essencial

Política portuguesa e as mulheres

Mulheres na Política

Sonia Gandhi
Cristina Kirchner
Kamala Harris

conclusão

01

ÍNDIAARGENTINA EUA

Enquadramento sociológico

Mulheres na política

Inês Sousa Real

O papel na mulher na sociedade em si tem de começar a mudar. As mulheres não devem ser tratadas como meras donas de casa que serevem para ter e cuidar das crianças.As mulheres devem ser ouvidas, pois a visão que têm do mundo, não só político como global, pode mudar as ideias e os planos que se querem criar. Os homens não devem ser os únicos a ser venerados pelo seu papel político, as mulheres também o devem ser, pois o seu impacto nas leis, nas medidas e muito mais tem o mesmo peso que o dos homens.

Conclusão
Angela Merkel
  • Tavares, Rodrigo (2024) - "Precisamos de mais mulheres na Assembleia da República" (opinião) https://expresso.pt/opiniao/2024-03-28-Precisamos-de-mais-mulheres-na-Assembleia-da-Republica-a7fec501 (24 de março) (29 de setembro):
  • Assembleia da República in "Exposição "Mulheres que mudaram a vida política em Portugal"" https://www.parlamento.pt/Parlamento/Paginas/Exposicao-As-mulheres-que-mudaram-Portugal.aspx(2024) (29 de setembro);
  • Trindade, Inês (EuroNews) in "Estará o aumento da extrema - direita a obrigar as mulheres a serem politicamente mais ativas?" (2024) https://pt.euronews.com/my-europe/2024/05/12/estara-o-aumento-da-extrema-direita-a-obrigar-as-mulheres-a-serem-politicamente-mais-ativa (12 de maio) (29 de setembro);
  • ONU News in "Participação das mulheres na política é amrcada por assédio e tem ritmo reduzido" (2024) https://news.un.org/pt/story/2024/03/1828712 (6 de março) (29 de setembro);
  • Carvalho, Maria da Graça in Diário de Notícias in "A falta que as mulheres fazem à política" (2024) https://www.dn.pt/4290980730/a-falta-que-as-mulheres-fazem-a-politica/ (20 de março) (29 de setembro);
  • Pereira, Ana Cristina in Público in "Mulheres na política: há uma petição para subir o limiar da paridade para 50%" (2024) https://www.publico.pt/2024/04/23/sociedade/noticia/mulheres-politica-ha-peticao-subir-limiar-paridade-50-2088008 (23 de abril) (29 de setembro);
  • Pinto, Mariana Correia in Público in "Participação política. Há um "lugar de mulher" mo poder local e não é nos cargos de poder" (2024) https://www.publico.pt/2024/03/05/local/reportagem/ha-lugar-mulher-local-nao-cargos-2081435 (5 de março) (29 de setembro);
  • Exame in "As 10 mulheres mais poderosas da política mundial" (2016) https://exame.com/carreira/as-10-mulheres-mais-poderosas-da-politica-mundial/ (13 de setembro) (29 de setembro).

WEBGRAFIA

12

Mulheres na política

Mulheres na política

A extrema - direita

Países como França, Bélgica, Países Baixos, Aústria e até Portugal, têm tido cada vez mais votos e cada vez mais presença nos parlamentos a favor de partidos de extrema - direita.A verdade é que, uma grande maioria dos partidos extermistas procura deitar abaixo a voz política das mulheres, e acredita - se que o único remédio para isso são manifestações e revoluções se assim necessário. Apesar disso, ainda existem muitas mulheres desligadas da vida política por diversos motivos.

Muitas mulheres estão afastadas deste mundo devido à falta de representatividade feminina, outras porque não percebem ou não têm informações suficientes sobre este tema. A extrema - direita tem um impacto enorme nas mulheres, principalmente no que toca a questões como o aborto e opiniões das mulheres, e cada vez mais as mulheres procuram ser ouvidas como os homens são, e, acima de tudo, que as suas exigências sejam realizadas.

Dados

Em 2019, a Lei da Paridade de 2006, sofreu uma segunda alteração, que aumentou a representação mínima exigida para cada sexo nas listas de acndidaturas para a Assembleia da República de 33,3% para 40%: Este ano começaram a fazer uma petição para chegar aos 50%.Enquanto os homens representam cerca de 60% do Parlamento, as mulheres representam o mínimo, porque é obrigatório.

De uma forma muito simples vamos analisar a composição de alguns partidos políticos. O Livre, que por acaso possuí uma maioria feminina, só conseguiu eleger uma mulher; o PSD elegeu 24 mulheres e o Chega elegeu 13 mulheres. Todos estes partidos têm vindo a crescer cada vez mais, e, cada vez mais têm a pouca presença das mulheres nas suas listas.

Portugal e as mulheres

Mulheres na Política

"Ah, é tão difícil encontrar mulheres políticas que queiram servir o Estado Português", "Ah, mas nós não temos culpa, quem escolhe os deputados são os eleitores" são os dois argumentos mais usados pelos partidos portugueses para justificar a falta de mulheres nas suas listas. Mas todos sabemos, ou pelo menos deveríamos saber que a história não é bem assim. Muitos políticos chegam a ir dizer à televisão que têm de recomendar mulheres para certos cargos. Quase que "vender" as mulheres para uma função política.

Mariana Mortágua

Introdução

O papel das mulheres na política tem vindo a aumentar progressivamente, nuns países mais que outros e com funções mais importantes.Mas, este crescimento tem vindo a diminuir ao longo dos anos, devido a vários fatores. Em vários países as mulheres continuam sem conseguir exercer a sua voz, noutros só é permitido que uma determinada percetagem de mulheres façam parte de funções políticas e muitas mulheres são atacadas por coisas relacionadas com o seu género. Até quando é que isto vai prevalecer?

Todos os dias sofrem de estereótipos associados aos cuidados de lar.As mulheres podem sim ter voz política, podem ter direitos e opiniões e devem ser ouvidas como todos os homens foram. A participação das mulheres neste ambiente pode ser benéfico para todos. Há estudos que mostrar o importante papel que a mulher desempenha no combate à corrupção e na canalização de recursos que permitem garantir a qualidade e consistência da prestação de serviços públicos; ter mais mulheres no Parlamento ajuda ter uma diversificação da agenda legislativa e apresenta novas perspetivas e experiências que ajudam a resolver problemas diversos. A presença de cada vez mais mulheres em funções públicas e políticas faz com que mais mulheres se envolvam neste mundo, fazendo fortalecer a nossa democracia.

Enquadramento sociológico

Mulheres na política

As mulheres deveriam ter um papel na política tão importante como os dos homens. Uma mulher não devia sofrer da forma que sofre só por ser de um determinado género. Não deve ter as suas ideias desligitimazadas só por ser mulher. Muitas das famílias das mulheres cortam - lhes as asas quando as mesmas dizem que querem seguir política, dizendo que isso é uma "profissão de homem". As mulheres da política sofrem diariamente com machismo, misoginia, desvalorização profissional e com a dificíl gestão familiar e profissional.

Mulheres na política

O bullying na mulher política

A violência psicológica e por vezes física que é feita na mulher política não depende da sua ideologia política, e, a maioria das mulheres que escolhe este destino já tem de estar preparada para estas consequências enquanto participar neste mundo. É um facto que muitas políticas tentam ser deslegitimizadas com as simples palavras "é uma mulher". Por vezes, isto leva, como já dito anteriormente a muitas mulheres a desistirem dos cargos políticos.

Apesar disso, em 2023, observou - se o abandono de cargos políticos por figuras femininas importantes. Mas porquê?Figuras importantes como Jacinda Ardern (ex-primeira-ministra da Nova Zelândia) e Sanna Marin (ex-primeira-ministra da Finlândia), deixaram os seus cargos principalmente devido ao esgotamento psicológico e ao assédio online que sofriam durante a posse. Além disso, muitas mulheres renunciaram e desistiram de cargos políticos devido aos novos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres. Por exemplo, em 2020, durante as eleições na Polónia, um dos partidos candidatos quis restringir as leis do aborto, causando um grande impacto na população.

A sua participação

Mulheres na política

De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas) num estudo realizada a todos os parlamentos do mundo, a presença das mulheres na vida política, entre 2022 e 2023, diminuiu em comparação aos anos anteriores.É interessante perceber que Ruanda, Cuba e Nicarágua, países atrasados em relação a muitos outros, são que têm maior representação política feminina. Também se começaram a destacar regiões da África Subsaariana, como a Serra Leoa e Benim.

Got an idea?

Let the communication flow!

With Genially templates, you can include visual resources to wow your audience. You can also highlight a particular sentence or piece of information so that it sticks in your audience’s minds, or even embed external content to surprise them: Whatever you like! Do you need more reasons to create dynamic content? No problem! 90% of the information we assimilate is received through sight and, what’s more, we retain 42% more information when the content moves.

  • Generate experiences with your content.
  • It’s got the Wow effect. Very Wow.
  • Make sure your audience remembers the message.