Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Get started free
Bio Personagem História
Food
Created on September 28, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Gonçalo Durães, Nº10, 11ºB+C
Pensamento
biografia
"cogito, ergo sum"
O Pai Da Filosofia Moderna
René Descartes
René Descartes (1596 - 1650) foi um filósofo, físico e matemático francês. Autor da frase: "Penso, logo existo". Descartes, por vezes chamado de "o fundador da filosofia moderna" e "pai da matemática moderna", é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental. René Descartes nasceu em La Hayne, antiga província de Touraine, hoje Descartes, na França, no dia 31 de março de 1596. Era filho de Joachim Descartes, advogado e proprietário de terras. Um ano depois de seu nascimento, ficou órfão da mãe . Estudou no Collège Royal Henry-Le-Grand em França, que era uma das mais prestigiadas escolas jesuítas da época. Aos 19 anos, ingressou no curso de Direito da Universidade de Poitiers, o qual concluiu aos 22 anos de idade, no entanto, nunca exerceu advocacia. Descartes nunca se casou, mas teve uma filha chamada Francine fora do casamento. Morreu de pneumonia na cidade de Estocolmo (Suécia) em 11 de fevereiro de 1650
Biografia
O pensamento cartesiano é caracterizado pelo uso da razão como o principal meio para alcançar o conhecimento. Descartes propôs a dúvida metódica, onde tudo que pudesse ser questionado deveria ser colocado em dúvida até que se encontrasse uma verdade inquestionável. Essa verdade foi expressa na famosa frase "Penso, logo existo" ("Cogito, ergo sum"), que demonstra que a existência do eu pensante é a única certeza inicial. A partir dessa base, Descartes desenvolve o método cartesiano, composto por quatro regras:
- Análise
- Síntese
- Enumeração
- evidência
O pensamento cartesiano
FIM
- Para Descartes, questionar o conhecimento existente é essencial para alcançar a verdade. A dúvida metódica é um ponto de partida para o raciocínio filosófico.
"A dúvida é o princípio da sabedoria"
- Descartes acredita que o raciocínio ou a capacidade de julgar é algo que todas as pessoas possuem em igual medida, mas que o uso adequado dessa capacidade varia.
"O bom senso é a coisa mais bem distribuída do mundo"
- Esta é a sua frase mais icónica, resumindo a ideia de que a capacidade de pensar é prova da própria existência. Descartes argumenta que a dúvida de tudo pode levar a uma única certeza: a existência do "eu" que pensa.