Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Bio Personagem História
Sebastião da Cunha
Created on September 28, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
FIgura 1- Irineu Evangelista de Souza
UM SEFL MADE MAN
IRINEU EVANGELISTA DE SOUZA
-Percurso até aos 18 anos -Percurso até aos 50 an0s -Percurso até aos 76 anos -Valores -Legado -Webgrafia
Um verdadeiro "Self Made Man"
- SELF MADE MAN
- BIOGRAFIA
- PERCURSO PESSOAL E PROFISSIONAL
- ÁREA EM QUE SE DESTACOU
- LEGADO QUE DEIXOU
Indíce
- O conceito surgiu no século XIX com o aumento da industrialização
- O que significa? Um self made man é um homem que partindo de origens humildes ascende social e economicamente com o seu trabalho árduo e os seus valores.
Self Made Man
- Irineu Evangelista de Souza (1813-1889) foi um importantíssimo comerciante, industrial, bancário e administrador.
- Nasceu no Rio Grande do Sul, no Brasil, num berço humilde, e como já referido, ganhou estatuto através do seu trabalho árduo.
- "Atuou" em diversas áreas economicas e financeiras, tendo capital em várias empresas e bancos.
- Pertenceu á maçonaria onde ganhou a confiança e o respeito de muitos membros importantes no seu meio.
- Após uma sequência de vários desastres perdeu tudo ficando apenas com o essencial para sobreviver
Biografia
- Após ser abandonado pelo pai aos 5 anos, Irineu foi viver com o tio, que o obrigava a trabalhar numa fábrica para cobrir as despesas de alimentação e habitação. Depois de muitos anos de trabalho foi reconhecido por ser execelente no que fazia. Assim subiu muito na hierarquia de empresa
Percurso pessoal e profissional
Figura 2- criança operária
Irineu Evangelista de Souza (1813-1889) nasceu num berço humilde.Foi abandonado pelos pais com 5 anos e foi acolhido pelo tio, que o obrigava a trabalhar numa fábrica para sustentar os custos de alimentação e habitação. Ascendeu na hierarquia da empresa após muitos anos de trabalho e tornou-se braço direito do chefe da empresa, assim estabeleceu contactos muito importantes do meio .Após a morte do seu chefe herdou grande parte da empresa tornando-se chefe da mesma
Irineu foi introduzido na Maçonaria onde aprofundou conhecimentos e opiniões em diversas áreas de estudo. Depois de uma viagem que fez á Inglaterra Souza percebe que, para o país se desenvolver precisavam de desenvolver as indústrias metalúrgicas. Assim adquiriu uma fundição que recontruiu e tornou o espaço um estaleiro naval, onde construía além de navios outros objetos de metal como caldeiras, engenhos de açúcar e guindastes Irineu decidiu realizar mais uns investimentos como: Instalar Lampiões a gás no Rio de Janeiro; contruiuo 1º caminho de ferro do Brasil entre Mauá e Fragoso (tornou se barão de mauá) e pagou a instalação de um cabo submarino para a implementação do telégrafo como um presente para D. Pedro II, (que o tornou visconde de Mauá)