Want to make interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people build interactive content in Genially.

Check out what others have designed:

Transcript

Sociedade Medieval

Uma viagem pela ...

Os Grupos Sociais

REI

NOBREZA

CLERO

POVO

P R I V I L E G I A D O S

N Ã O P R I V I L E G I A D O S

CLERO

Os homens da Igreja são os intermediários entre Deus e os homens. A sua tarefa é rezar

QUESTION 4/10

Clero ……

São os religiosos que se dedicam aos doentes

A vida nas terras senhoriais

Os que trabalham

Os que defendem

Função Social

Povo

Nobre

Quem vivia nas terras do senhorio nobre?

Os domínios senhoriais ou senhorios eram extensas propriedades rurais que pertenciam aos grandes senhores da nobreza e do clero.

Os domínios senhoriais estavam divididos em duas partes - a reserva e os mansos: - Reserva: área da propriedade explorada directamente pelo senhor e onde se encontrava a sua residência (o castelo ou o mosteiro). Na reserva, encontravam-se também o moinho, o forno, o lagar, o celeiro e algumas alfaias agrícolas. Os camponeses eram obrigados a prestar na reserva, dias de trabalho gratuito (corveias). - Mansos: pequenas parcelas de terra do domínio senhorial, arrendadas aos camponeses. O pagamento pelo arrendamento era feito em géneros e serviços. A falta de moeda levava a que o camponês pagasse com uma parte do produto resultante da colheita e trabalhasse determinados dias na reserva.

Comer é uma preocupação diária. Os cereais são a base da alimentação. Ao meio-dia , o camponês toma uma refeição fria. À noite, come um caldo com toucinho. Os frutos da floresta completam a refeição.

A principal ocupação de um camponês é tratar da terra para que ela lhe permita alimentar a família e pagar os impostos ao senhor.

Divertimentos

FIM