Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Apresentação econômica

João Victor

Created on September 27, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Tech Presentation Mobile

Geniaflix Presentation

Vintage Mosaic Presentation

Shadow Presentation

Newspaper Presentation

Zen Presentation

Audio tutorial

Transcript

João Soares_Turma 11ºPBeatriz Oliveira 11ºP

Concorrência Perfeita

Resumo

Com este trabalho, pretende-se esclarecer o funcionamento da concorrência perfeita no mercado de trabalho, juntamente com os mercados: Monopólios, Oligopólios, duopólios e a concorrência Monopolísticas.

With this work, it is intended to clarify the functioning of perfect competition in the labor market, together with the markets: Monopolies, Oligopolies and Monopolistic competition.

Índice

1 · O que é a concorrência Perfeita?

2 · Exemplos de concorrência perfeita

3 · características da concorrência perfeita

4· Monopólios

5 · Tipos de monopólio

6 · Monopsônio

7 · Quizz

O que é a concorrência Perfeita?

A concorrência perfeita, também conhecida como concorrência pura, é um conceito teórico utilizado para denominar quando um mercado possui uma grande quantidade de concorrentes e vendedores.

Exemplos de concorrência perfeita

Os exemplos de produtos que chegam mais perto desse tipo de concorrência são aqueles que fazem parte do mercado de grãos, como o milho, açúcar e soja, por exemplo. Caso uma empresa de soja tente aumentar individualmente o seu preço, ela irá perder boa parte da procura. Afinal, o comprador irá preferir a concorrência, pois ela irá oferecer um produto igual ou semelhante por um preço menor.

"Sem dúvida, a falta de concorrência na busca de uma vantagem: reduz a vaidade."-Germaine de staël

características da concorrência perfeita

A concorrência perfeita é utilizada hoje como uma referência no mercado e em modelos econômicos clássicos. Sua principal característica é a satisfação dos consumidores e a ausência de lucro dos vendedores (receita marginal é igual ao custo marginal). Afinal, na concorrência perfeita, não haveria nenhum tipo de barreira para outras empresas entrarem ou saírem.

Monopólios

O que é

Em economia , o termo monopólio (composto das vozes gregas mono , “um” e polein , “vender”) é usado para designar a situação em que um único produtor ou vendedor tem controle total de um mercado , podendo impor condições nele impunemente, e dificultando ou impossibilitando a entrada de novos concorrentes.

Monopólio Puro

nesse, somente uma empresa controla por completo o mercado de um bem ou serviço;

Oligopólio

já nesse um pequeno número de empresas é que domina o mercado;

Duopólio

Descrição

somente duas empresas controlam o mercado;

Monopsônio

aqui é quando existe apenas um comprador no mercado, que enfrenta diversos vendedores.

Exemplos

Monopólio puro

Oligopólio

Duopólio

A Boeing e a Airbus foram consideradas um duopólio por seu comando do mercado de fabricação de grandes aviões de passageiros. Da mesma forma, a Amazon e a Apple dominam o mercado de e-books.

A fabricação de automóveis é outro exemplo de oligopólio, com os principais fabricantes de automóveis nos Estados Unidos sendo a Ford (F), GMC e Fiat Chrysler

O correio dos estados unidos é protegido pelo governo, sendo assim, não exostem outros mercados que possam concorrer contra ele.

Monopsônio

Um exemplo claro de monopsônio são as obras públicas ou a indústria de armas pesadas, em que existe uma situação normal de concorrência entre os licitantes (construtoras ou fabricantes de tanques), mas há apenas um consumidor (o Estado).

Quizz

Quizz

Quizz

Quizz

Conclusão

Em suma, os mercados são uma forma de organizar as empresas em sua forma de distribuição, com o auxílio dos monopólios que catalogam a quantidade de empresas e compradores.

Obrigado pela atenção!