Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
BILOGIA INCENDIOS
Aluno(a) Tiago Joel Ferro Borges
Created on September 26, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Tiago BorgesPedro Gomes Mariana Cruz Leonor Fernandes
Consequências dos incêndios nos vários subsistemas
Imagens
Atmosfera
Biosfera
Geosfera
hidrosfera
índice
Apresentação
índice
Consequências dos incendios nos vários subsistemas
Consequências na hidrosfera:
+ info
Consequências na geosfera :
+ info
Consequências na Biosfera:
+ info
+ info
Consequências na Atmosfera:
Os incêndios destroem habitats levando à morte de plantas e animais. A recuperação do subsistema (Biosfera) pode ser lenta, algumas áreas podem ser invadidas por espécies não nativas.Em relação ás alterações no subsistema, os incêndios frequentes podem transformar ecossistemas, favorecendo espécies resistentes ao fogo e alterando a composição da biodiversidade local.
Consequências dos incêndios na biosfera?
Consequências dos incêndios na hidrosfera?
Os incêndios são queimadas, por vezes, muito poluentes que podem ser lentas ou rápidas; podem ser naturais ou intencionais. A hidrosfera é um dos quatro subsistemas do planeta Terra, que inclui toda a água existente na Terra nos estados líquido e sólido. Os incêndios afetam negativamente a hidrosfera devido aos seguintes aspectos: Quando ocorrem incêndios, as cinzas ficam na superfície da geosfera e, com a precipitação, essas cinzas vão ser arrastadas para os mares, rios, lagos, etc. Esses arrastamentos vão alterar a composição da água que, por sua vez, essa alteração vai dificultar a vida marinha , podendo até mesmo acabar com ela. Com os incêndios e o desaparecimento da vegetação, os solos ficam mais compactados e mais impermeáveis, o que contribui para o aumento do risco de cheias e o agravameno das secas que tornam os solos mais impermeáveis reduzindo significativamete a sua capacidade de retenção de água no solo.
Consequências dos incêndios na geosfera?
Erosão do Solo: A queima da vegetação remove a cobertura que protege o solo, deixando-o exposto à ação das chuvas e dos ventos. Isso aumenta a erosão, especialmente em áreas montanhosas ou inclinadas, e pode causar deslizamentos de terra e degradação dos nutrientes do solo. Perda de Fertilidade: A destruição da matéria orgânica no solo durante os incêndios reduz sua fertilidade, dificultando a regeneração natural das plantas. Nutrientes essenciais como nitrogênio e fósforo são perdidos com a queima da biomassa.
Grandes incêndios florestais liberam quantidades enormes de dióxido de carbono, metano e outros gases de efeito estufa, contribuindo para o aquecimento global. A queima de biomassa gera partículas finas ,que podem ser transportadas por longas distâncias e afetam a qualidade do ar, provocando problemas respiratórios em humanos e animais. Essas partículas também podem interferir na formação de nuvens e na radiação solar.