Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Fernando Pessoa

30970 André Henriques Baptista

Created on September 26, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Trabalho realizado por:André Baptista | 30970Guilherme Coelho | 17282João Barreto | 30888

Fernando Pessoa

Friso cronológico

1888

3 de junho

Nascimento

1896

Ida para África do Sul

1905

Regresso a Portugal

1934

Mensagens

1935

30 de novembro

Óbito

séc. XIX - séc.XX

Maria Madalena Pinheiro Nogueira (Mãe)

Joaquim de Seabra Pessoa (Pai)

1888

Nascimento

Fernando Pessoa, filho de Joaquim de Seabra Pessoa e Maria Magdalena Pinheiro Nogueira, nasceu a 13 de julho de 1888 e cresceu em Lisboa numa família de classe média. Aos 5 anos de idade sofreu uma perda marcante na sua vida, seu pai, que morrera de tuberculose.

Pessoa morreu aos 47 anos de idade a 30 de novembro de 1935, devido a uma cirrose epática causada pelo excesso de álcool ao longo da sua vida. Nos seus últimos dias, Fernando foi internado no hospital de São Luís dos Franceses e de acordo com relatos, as últimas palavras escritas por ele foram: "I know not what tomorrow will bring" ("Eu não sei o que o amanhã trará.").Na época o autor ainda era desconhecido do grande público, a sua notoriedade foi crescendo ao longo das décadas seguintes, á medida que as suas obras eram publicadas revelando a magnitude da produção e complexidade dos seus heterónimos. Hoje em dia, Fernando Pessoa é considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa e reconhecido na literatura mundial.

1935

Óbito

1934

Mensagem

O livro "Mensagens" foi o único que o autor viu publicado na sua vida, tornando-o assim muito importante para a sua carreira e para a história literária de Portugal. Este livro aborda principalmente os temas do nacionalismo, sebastianismo e heróis e sacrifícios.

1896

África do sul

Pouco depois do óbito do pai, Fernando viu-se obrigado a mudar-se para África do Sul pois a mãe casou-se novamente com o cônsul português em Durban. Foi lá que Pessoa sofreu uma grande influência de colégios ingleses e cultura inglesa que viria a inspirar profundamente a sua obra. Durante este período destacou-se nos estudos, especialmente em literatura inglesa e assim começou a escrever as suas primeiras obras.

1905

REgresso a portugal

Fernado voltou a Portugal com 17 anos e também com domínio na língua inglesa e cultura britânica, algo raro em Portugal na época. Foi nessa altura que iniciou a sua jornada na literatura lisboeta, começou a escrever não só em português como também em inglês. Este regresso pode ser visto como o ponto de início para o seu amadurecimento, como poeta e intelectual.