Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Teoria da Representação como Arte
Filipa Costa
Created on September 26, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
FILOSOFLIX
Expressão
Formalismo
Representação
Histórica
FILOSOFLIX
Autores que se destacam
Condições para ser uma obra de arte
Críticas
É essencialista?
O que é?
Índice
FILOSOFLIX
Start
Teorias essencialistas da arte
O grito
Monalisa
Mulher do brinco de pérola
Teoria da Representação da Arte
A Teoria da Representação da Arte é uma abordagem estética que sugere que a função essencial da arte é imitar o mundo exterior.
seguinte
A teoria da arte como representação é considerada essencialista porque ela parte da premissa de que a arte tem uma essência fixa ou um propósito intrínseco: imitar a realidade. O essencialismo, nesse sentido, é a crença de que algo tem uma natureza fundamental ou característica imutável. No caso da arte, a essência seria a capacidade de refletir ou reproduzir o mundo de forma objetiva ou simbólica.
Esta É uma Teoria essencialista?
next
+ info
Platão e Aristóteles
Platão (427 a.C. – 347 a.C.) foi um dos filósofos mais influentes da Grécia Antiga e da história da filosofia. Foi discípulo de Sócrates e mestre de Aristóteles. Fundou a Academia em Atenas, uma das primeiras instituições de ensino superior do mundo. Nas suas obras desenvolvia ideias sobre ética, política, metafísica e epistemologia.Platão também elaborou a Teoria das Ideias, que propõe a existência de um mundo de formas perfeitas, distinto do mundo sensível. A sua filosofia teve uma influência duradoura em diversas áreas, incluindo a política, a ciência e a teologia.
Platão
Info
Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.) foi um filósofo grego, discípulo de Platão e tutor de Alexandre, o Grande. É considerado um dos maiores pensadores da história da filosofia ocidental.Aristóteles fez contribuições significativas em diversas áreas do conhecimento, como a lógica, ética, política, metafísica, biologia e física.As suas obras influenciaram profundamente o desenvolvimento do pensamento e continuam a ser estudadas até hoje.
Aristóteles
Info
Condições necessárias para ser obra de arte:
Na teoria da arte como representação, há algumas condições necessárias e suficientes que algo deve seguir para ser considerado uma obra de arte. Essas condições estão relacionadas à capacidade da obra de imitar, refletir ou representar a realidade de forma significativa.
CRÍTICAS À TEORIA
Com o surgimento da arte moderna e contemporânea, essa ideia de arte como uma mera imitação da realidade começou a ser questionada. Movimentos como o expressionismo, o cubismo e o abstracionismo desafiavam a noção de que a arte deveria representar a realidade de maneira objetiva, propondo que a arte também poderia expressar emoções, ideias subjetivas e até abstrações visuais.
Vídeo
next
Questionário
Questionário
Questionário
Questionário
Trabalho realizado por:Carlota Barbosa, nº4; Filipa Costa, nº7;Francisca Rocha, nº8; Lara Fabiana, nº13;Luana Filipa, nº14.10ºM
Correspondência com a Natureza ou Experiência Humana: A obra tem de ter alguma conexão com a experiência humana, seja por meio da reprodução de cenas naturais, objetos ou emoções. Essa correspondência com a natureza, é uma condição necessária.
Platão via a arte como uma imitação, mas de maneira crítica. Para ele, as obras de arte eram cópias imperfeitas do mundo das ideias, que seria a verdadeira realidade. Ele acreditava que a arte podia desviar as pessoas da procura pela verdade, pois apresentava uma cópia distorcida do que é real.
PLATÃO
Mímesis: A obra de arte deve representar ou imitar algo real. Exemplos: uma peça de teatro que imita as ações e emoções humanas.
Capacidade de Evocar Reação no Espectador: A obra deve ser capaz de evocar emoções, gerar reflexão ou oferecer algum tipo de experiência estética que amplie a compreensão do espectador sobre a realidade representada. Uma simples cópia mecânica de algo não seria suficiente para tal.
Aristóteles tinha uma visão mais positiva da arte. Ele também via a arte como uma forma de imitação, mas considerava que a imitação da natureza e da vida humana podiam proporcionar aprendizagens para o ser humano. Para ele, a arte podia oferecer uma compreensão mais profunda das emoções e da realidade.